quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Dezembro no meio, 2008 em frente

Olá amigos,
mais uma ano está terminando. Para mim não foi dos mais produtivos, não realizei nenhum projeto, me iludi com uma vadia e do ponto de vista profissional, estagnado. Bem, espero que pra vocês tenha sido bem melhor.

Terminei o curso do guia FOCA, nível básico. Este por sinal, foi atualizado umas duas ou três vezes recentemente. No momento estou um tempo sem estudar Linux. Só me dedicando aos meus arquivos, conversão para DVD.

Estou terminando revisando o site sobre a Copa 2006, já com preparativos para o site sobre a Copa 2010. As boas notícias, é que o De Olho na Copa, está entre os 10 primeiros no Google na busca por Copa 2006.

Em games, apenas tenho jogado Super Nintendo, via emulador ZSnes. Terminei hoje, Super Castlevania 4. Muito bom esse jogo, daqueles que fazem brilhar a nostalgia da era dos 16 bits.



Abraços

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Parabéns Belô!

Hoje é aniversário da minha querida terra natal: Belo Horizonte. Parabéns pelos seus 110 anos, a toda população e a todos que nasceram aí, mas que estão longe.

BH 110 anos!

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Tempos de Linux V - Atualizar Kernel

Olá pessoal,
os trabalhos no linux estavam bem intensos. Porém, após esgotar minhas tentativas, e acabar perdendo a funcionalidade gráfica do meu gNewSense, decidi formatá-lo para liberar espaço. Atualmente só estou usando o Mandriva One 2008.O, no qual, inclusive, estou escrevendo este texto agora.

Tentativa de Atualizar o Kernel do gNewSense
No gNewSense, eu tentei de todas as formas instalar o kernel certo para poder compilar o driver da minha rt8180, porém, não consegui. Sem escolhas tentei recompilar o Kernel, e foi ainda pior, no final: Kernel Panic: not syncing VFS: Unable to mount Root FS on unknown-block (0,0)

VFS: Cannont open root device "hda7" or unknown-block (0,0)

Pesquisei na net, e alegaram, que era porque eu não tinha habilitado o sistema de arquivos em modo built-in e os drivers da controladora IDE. Na primeira vez, realmente não habilitei, lá fui eu. Porém, o erro se manteve. De útil nessa experiência, foi que embora eu não tenha tido sucesso no meu novo kernel, estava tentando instalar o 2.6.23. Eu aprendi o processo.

Importante: Só estou citando a experiência que tive ao tentar compilar o kernel, como citei no alto, no meu caso não deu certo, porém, estas dicas podem ajudar outras pessoas, no entanto, não encare isso como um guia, e muito menos me culpe por não funcionar, ou ainda mais por danos em sua máquina. Assim como eu fiz aqui, quem se arrisca a atualizar o kernel sem saber, está indo por sua conta e risco.

Basicamente, é baixar o arquivo do www.kernel.org, descompactá-lo. Na pasta /usr/src/linux-versao, onde versão é a versão do kernel, no meu caso 2.6.23. Depois, criei um link simbólico para ele:

cd /usr/src
ln -s /usr/src/linux-2.6.23 linux

Dar um make [x][menu]config, onde o que está entre colchetes são dois comandos distintos. Então, temos:

make config (o que eu usei, embora não seja recomendado, mas os outros não funcionaram)
make xconfig (configurador gráfico, como o x do nome já indica, comigo não funcionou, por falta de uma tal biblioteca que não lembro o nome)
make menuconfig (em modo texto, também não funcionou, acho que por falta de biblioteca QT).

O processo de configuração é o mais importante, você deve ter um bom conhecimento do seu hardware para responder corretamente as perguntas. E habilitar somente o necessário, fato que melhora bastante o desempenho da máquina. Você pode configurar tudo, ou tentar usar, o arquivo atual de configuração. Para isto bastaria copiá-lo da pasta /boot.

cp /boot/config-atual /usr/src/linux/.config

Nesse caso, durante a configuração você seria perguntado sobre possíveis incompatibilidades. Mas vindo de um arquivo de configuração funcional, as chances de compilação funcionar seriam maiores. (eu não tive tempo de testar essa opção)

Se tudo correr certo, você monta uma imagem compactada do Kernel. Aqui, eu dei um make antes. E na hora de montar a imagem foi bem rápido. O comando para montar a imagem é (/usr/src/linux):

make bzImage

Este comando cria uma imagem compactada do kernel em arch/i386/boot com o nome bzImage. Esse arquivo deve ser copiado para a pasta /boot e referenciado no /boot/grub/menu.lst e depois dar um update-grub.

Depois, você usa na pasta /usr/src/linux:

make modules

Esse comando vai criar os módulos que você determinou na configuração.

make modules_install

Esse comando instala os módulos.

Depois é dar um reboot e testar. Se quiser criar uma nova entrada ou atualização.

make install

Bem, comigo não funcionou, mas quem sabe vocês tenham melhor sorte. ;)
Existem ótimos tutoriais sobre isso na net, tentarei trazer alguns links e atualizar este artigo.

LINKs:

http://br.kernelnewbies.org/docs/howto/kernel-new/x101.html

http://br.kernelnewbies.org/docs/howto/kernel-new/x668.html

Abraços



----------------
Now playing: Pearl Jam - given to fly
via FoxyTunes

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Tempos de Linux IV

E a série continua... estou me dedicando bastante ao Linux. Estudei por esses dias, os níveis de permissões no Linux, que são bem interessantes. Estou seguindo o guia FOCA, como citei no post anterior. Muito bom, recomendo!

Estou ainda nas duas distros: gnewsense e Mandriva.

Mandriva 2008.0 Free

O Mandriva está show, tenho usado ele muito. Uso quase com tanta naturalidade quanto usava o Windows. Digo quase porque, ainda sinto falta de alguns programas que uso no Windows, que não achei 'genéricos' no tux, e algumas coisas que só sei fazer no windows. Porém, tenho ido bem, e o modo texto do linux, já tem me conquistado. Além disso, ouço minhas músicas, vejo meus vídeos, tanto no pc, quanto na internet, assisto dvds, ouço cds. Escrevo meus textos para postar no blog. De fato, nem comentei por aqui, mas os últimos três textos sob o título, tempos de linux, foram escritos dentro do próprio Mandriva 2008.0.

De fato, o único, problema que tenho no Mandriva, é que nem a ferramenta nativa do mandriva nem o gnome-cups funcionam, e por esse motivo não consigo adicionar minha impressora. Fora isso, só tenho alegria. Principalmente do ponto de vista de desempenho. O Mandriva é uma distro, com recursos recentes, uma suíte completa de aplicativos e o desempenho dela, tem sido melhor que do meu Windows XP SP2. Seja dito, também, que esse tem muito, mas muito mais programas instalados que o Mandriva, muitos funcionando o tempo todo em background, o que avacalha um pouco o desempenho.

gNewSense 1.1

No gNewSense, a situação está bem mais feia, embora, eu compartilhe a mesma home entre as duas distros, não tenho tido progressos. Pesquisando no Google, consegui um jeito de baixar programas no meu gnewsense, alias, nele não. Funciona assim, ele gera uma lista no synaptic. Eu vou no Mandriva, ou no Windows, e baixo os arquivos que ele colocou na lista.

A idéia é muito boa, porém, mesmo assim, ainda tive problemas chatos de dependência. Incompatibilidade de versões. Mesmo assim, resolvei os problemas das dependências, usando uma técnica que irei explicar em outro post.

Tentei instalar o gstreamer para poder ver vídeos, ouvir mp3, wma, etc... Mas, não consegui, instalei tudo que faltava no gstreamer, até pacote de desenvolvedor, mas o Amarok, que eu também instalei não abriu os arquivos. O Totem, também não consegue abrir os vídeos, alegando que os codecs não estão instalados. Eu ainda não pesquisei sobre isso. Parei um pouco.

Acho que por esses dias vou recompilar o kernel, para ver no que dá. Para a versão mais recente, que eu tenho (2.6.23). Fora isso, ainda penso em outras alternativas, mas ai já acarretaria reinstalação, e não me sinto tão motivado assim, a reinstalar o sistema, talvez depois que terminar o curso do guia foca.

Abraços

sábado, 10 de novembro de 2007

Tempos de Linux III

Olá pessoal,

meus estudos em Linux se intensificaram na última semana. Tenho utilizado duas distros: gNewSense, uma distro totalmente livre e Mandriva One 2008, uma distro que já vem com tudo.

No Mandriva, consigo acessar Internet, ouvir qualquer arquivo de áudio, ver dvds, vídeos, conectar no msn através do Kopete, etc... Uma vida normal, quase igual ao Windows. Para instalar programas, simples comandos no rpmdrake, e 'voi lá', tenho o que preciso.

Já no gNewSense, a coisa é diferente, por ser uma distro livre, ele não vem com nenhum software proprietário. O que complica muito minha vida. Por esse motivo, decidi usá-lo para o aprendizado.

Com certo custo, mesmo sem internet nele, baixei os pacotes necessários para ouvir mp3. Aleluia!! rs Foi a única coisa, que consegui também. Tentei instalar os kernel-headers e kernel-source para compilar o ndiswrapper, ou o driver da placa de radio (rt8180), mas deu um monte de erro, e eu não sei mais o que fazer para corrigir.

Durante o dia de ontem, fiquei toda a parte da tarde, toda a noite e até a metade da madrugada, estudando linux, uma forma de conseguir compilar o que preciso, mas não consegui. A versão do kernel-source é diferente da versão do kernel que eu tenho por pouco: 2.6.15-27 e 2.6.15-27-386.

Minha última opção é atualizar todo o kernel. Nesse caso instalaria a versão 2.6.23. Acho que é a mais atual. Mas quero evitar isso, porque pelo que já ouvi dizer, não é garantia de estabilidade e além de tudo, isso eu já testei da outra vez, é um processo extremamente demorado.

Fora os trabalhos práticos, estou estudando o guia FOCA, nível iniciante...

Bem, vou indo, depois relato mais como andam os progressos ;)

domingo, 28 de outubro de 2007

Tempos de Linux II - Experiências em quatro distros

Minha última semana está sendo bastante fria, afinal estou mexendo tanto no pinguim que não tenho tempo para ter calor humano, risos Trocadilhos a parte, vamos as novidades...
Bem, tinha instalado no meu hdd, quatro distros Linux: gNewSense, Linux Mint, Big Linux 3 e Kurumin 7...

gNewSense - Por ser uma distro livre, ela não dá suporte há muita coisa, pois a maioria os arquivos são de formato propritário: mp3, wma, aac, wmv, avi, mpeg, drivers... É uma distro leve, entre as que eu instalei foi a que ocupou menos espaço no hd, e 2.2 GiB que eu designei para ela foram suficientes... inicialmente, quer dizer. Depois de tentar compilar o arquivo do ndiswrapper, e acusar a falta do kernel source, e na falta dele. Decidi atualizar o Kernel, foi meio loucura, já que embora mexa em Linux há um ano, ainda sou usuário iniciante... Bom, até que tava indo tudo bem, até ele acusar falta de espaço em disco e terminar...
Final da minha experiência no gnewsense, por enquanto...

Linux Mint - O Linux Mint tem um belo design baseado em verde (do mint, em português menta), reconhecimento automático, é uma distro mais normal, o destaque de cara é o "menu iniciar" com função similar ao do Windows Vista. Não entrei em mais detalhes, a versão que eu testei é 3.0 ou Cassandra, também não pude me adiantar. Só instalação usando o LiveCD, ocupou todos os 2.2 GiB que eu havia reservado. Após alguns boots, nem o login era possível fazer por falta de espaço livre suficiente.

Kurumin 7 Light - Esse eu instalei depois de ter instalado o Big Linux, mas mudei a ordem por questões de estabilidade deles aqui. O Kurumin 7 Light funcionou na instalação e um boot, depois ele passou a travar todas as vezes que era iniciado. Só pra lembrar, como já devo ter citado aqui, na última tentativa de instalação do Kurumin 7 Light, ele deu erro no X e não iniciava a interface gráfica, desta vez, o erro parece estar envolvendo a ativação da placa Realtek 8180, que é feito exatamente durante o boot. Sem citar que ele não gravou o grub ao final da instalação o que fez com que eu tivesse ainda que adicionar manualmente via Big Linux.

Kurumin 7 - Para substituir a versão light, como da outra vez, escolhi a versão completa do Kurumin 7. A instalação ocorreu tudo bem, ele também não gravou o Grub, mas com jeitinho funcionou. Porém, após tudo configurado o erro que provavelmente se relaciona a placa wireless Realtek 8180 se repetiu.

Big Linux 3.0 - Ao que parece o Big Linux é baseado no Kurumin, mas os scripts são melhores acabados, ele não é um "canivete suiço" feito o Kurumin, porém possui muitos recursos que facilitam a vida dos iniciantes, além da bela interface. Com ele configurei a placa wireless usando o ndiswrapper com facilidade e instalei rapidamente no hdd. A instalação estava funcionando perfeitamente, até devido ao insucesso nas outras três, eu resolvei montar um novo esquema de partições com apenas 2 linux. Como ponto negativo, principalmente para mim, o fato de ter sido retirado do KDE, o controle de gama do monitor, na opção tela, que é extremamente útil pra mim (uso um CRT antigo que está perdendo o brilho).

Continua...

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Tempos de Linux I - Mandriva One 2008, show de bola!

Muito tempo se passou desde a última vez que instalei um Linux em meu hd. Estive ocupado durante estes últimos meses num processo de transição dos meus cds para dvd. Explicarei esse processo em outros artigos, pois pode ser útil a outras pessoas.

Bem, terminei grande parte desse processo e decidir estudar um pouco de Linux. Já perdi a conta de quantas distros eu já baixei da net, a grande maioria em LiveCD, essa com certeza uma grande sacada que está popularizando muito mais rápido o tux (nome do mascote do Linux, o pinguim). Pois usando um LiveCD, você pode testar um sistema operacional completo em poucos minutos, vendo se ele é interessante ou não, e a partir daí podendo decidir se quer ele no hd ou não.

Particionando...

Isso tudo sem ter de correr o risco de ter de redimensionar partições windows antes da hora, sem correr o risco de ter sua instalação Windows comprometida. Esse último fato já aconteceu comigo, quando tentei redimensionar uma partição ntfs para usar instalar o Kurumin 7, acabei tendo de formatar tudo. Nessa oportunidade eu instalei o Ubuntu 7.04 usando todo o hd.

Redimensionar uma partição ntfs, é um processo delicado e nem sempre realizado com sucesso. Para se fazer é necessário realizar um scandisk no hd antes, depois um processo de desfragmentação especial, onde todos os dados são jogados para o começo do hd, deixando o final da partição livre. Se no final restarem dados e você tentar redimensionar a partição ela acabará se corrompendo e a chance de perda de dados é enorme.

Então se você quer se arriscar redimensionando uma partição Windows, é melhor fazer um bom backup dos seus dados essenciais antes para não ter dores de cabeça depois.

Distros

Voltando a atualidade, bem, devo ter mais de 15 distros aqui, vou listar as que lembro: Kurumin 7, Kurumin 7 Light, Ubuntu 6.10, Ubuntu 7.04, Gentoo 2006.0, Big Linux 3, PC LinuxOS 2007, CentOS 5*, Linux Mint 'Cassandra', ResoLinux 2.4, Mandriva One 2007 Springs, Ututo 2007, Ubuntu 7.10, Kurumin 6.1, gNewSense 1.1, Fedora 6, Red Hat Linux 98.

*somente livecd, a versão com instalador é necessário 6 cds, ou 1 dvd.
**as em vermelho apresentaram erros graves.

Atualmente usando uma partição de 9 GB, eu a dividi em quatro partes, quase iguais, para a instalação do gNewSense 1.1 (versão linux totalmente livre, sem drivers proprietários), Linux Mint (um simpático linux, que se destaca pelo design), Big Linux 3 (linux do brasil, com belo design e muitos recursos, mas um pouco instável) e o Kurumin Light 7 (esse último não atualizou o grub mesmo eu ordenando isso, e por esse motivo ainda não consegui acessá-lo).

Mandriva One 2008 - Fácil, fácil!

Nesse exato momento, escrevo este texto usando o Mandriva One 2008 que levei alguns dias para baixar na minha conexão de 10 Kbps. Com sorte, ele não veio corrompido. Após verificar a md5, gravei em um cd, perdi uma mídia, não sei porque, talvez minha gravadora de cds esteja em fim de carreira, gravei na dvd-ram. Reiniciei e entrei no LiveCD, sem mexer um dedo após alguns minutos o sistema estava totalmente carregado na tela.

Hora de mexer! A primeira coisa foi olhar os recursos disponíveis no menu k do sistema que usa o KDE 3.5, recursos padrões e mais alguns. Depois entrei no famoso Centro de Controle do Mandriva para tentar configurar o sistema. Fui logo em redes para configurar o acesso Wireless. Bom, a placa não foi reconhecida, então fui tentar adicionar de forma manual. O Mandriva sugere que você use o ndiswrapper para configurar. No sistema Windows NNN (Next, Next, Next), localizei os driverso do Windows XP, já que as partições ntfs já foram montadas automaticamente e em poucos segundos ele tinha configurado toda a conexao para mim, usando dhcp. Abri o Firefox, mas ele não conseguiu navegar... Eu, gato escaldado, sei que devia ser o dns. Fui lá terminei a configuração dele de forma manual e pronto, mais rápido ainda, ele se conectou e agora estou usando minha net via Livecd sem ter de instalar um driver via terminal, nem ter de compilar nada, nem ter de instalar uma maldita dependência.

Acessei email, orkut, conectei no meu msn pelo Kopete, tudo muito sossegado, como se estivesse no Windows. O próximo passo era o vídeo, pois o Mandriva de novo só permitiu a resolução máxima de 800x600. Dessa vez ao contrário da versão anterior, quando eu defini o modelo do monitor, e reiniciei o X, usando CTRL+ALT+BACK, ele já definiu como 1024x768, rapidinho, rapidinho.

A aparência do Mandriva é linda, um tom azul, com design espetacular mas sem exageros. O relógio, me lembra o velho relógio do Red Hat Linux 98, mas é tudo muito legal. Não gosto muito do sistema da barra de tarefas, pois a multi-area de trabalho, acaba ocupando um espaço grande dela, e a transição entre as janelas abertas na barra também não é muito interessante, pois por ser suave, acaba confundindo um pouco, pelo menos pra mim... Porém isso deve ser facilmente configurável.

Continua...

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Nono aniversário do Google

E a empresa mais popular da internet, e uma das mais populares da atualidade, chega ao seu novo aniversário. Já se vão alguns anos desde que os dois jovens estudantes formaram a empresa de busca simples com uma idéia inovadora, que com extrema rapidez se tornou uma empresa grande o suficiente para fazer frente a grandes como a a Yahoo! um pouco mais velha apenas, e a toda poderosa Microsoft.

O "oráculo" como é chamado pelos entusiastas, por sua capacidade em dar respostas precisas com facilidade, está inovador como nunca, crescendo em todos os sentidos da tecnologia e como alguns temem dominando o mundo.. rs

Bom, eu sou fã deles mesmo, uso muitos produtos por eles lançados e mantidos, como este blog, bem como testo quase todos os serviços que eles lançam nem que seja apenas para conhecer...
Gosto da forma como a empresa age, de forma geral.

Bom, para terminar, parabens ao Google, aos usuários do google qu eo fazem, e de todos os serviços mantidos pelo google, bem como também, o aquecimento que ele colocou que força as outras empresas a se mexerem para acompanhá-lo trazendo melhorias gerais!!


Saudações Googlelianas! =)

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

[Saudades] Quase outubro

Olá amigos, há quanto tempo, não atualizo este espaço. Acho que a última atualização ainda foi em respeito ao luto pelo acidente do voo da TAM. Alguns meses se passaram, algumas coisas não mudaram. Então vou falando pelo mais recente que tenho feito. Músicas!!!

Graças a Internet, é possível acharmos músicas raras e bootlegs incriveis, graças a isso melhorei bastante minha discografia do Metallica e do Iron Maiden, que estão bombando no meu last.fm.
Para achar as músicas, track list, capas de cds, etc.. usei o oráculo google, que novamente não decepcionou. Detalhe interessante é a velocidade das atualizações do banco de dados do gigante das buscas, encontrei resultados de pesquisa com dados de dois dias atrás apenas em relação a data da pesquisa... Antigamente, eram no mínimo semanas de diferença em relação aos resultados, impressionante!

Quem acompanha o blog, sabe que eu me dedico também ao Linux, mas nesses meses nem mexi muito, tenho uma coleção com 10 linux aqui, mas nenhum instalado no momento, falta de espaço no hdd, que está ocupado na organização das minhas mp3. Por sinal, outra coisa que me ocupou
nesses ultimos meses foi a tarefa de fazer backup dos meus arquivos em dvd.. tarefa ardua,
a qual eu irei detalhar em proximos posts.

Sem mais, volto em proximos posts, um grande abraço

quarta-feira, 18 de julho de 2007

domingo, 15 de julho de 2007

Brasil 3 a 0 na Argentina!!!

huhuhuh
Ganhamos da Argentina moçada, da Argentina toda poderosa, invicta até a partida da final, e voltou pra casa de novo com uma goleada nas costas.. kkk

Aé, a gente também ganhou a Copa América, kkk

Confessso que eu ñ esperava ganhar, mas já que ganhamos vamu comemorá!!!huhuhu

Saudações hermanos, kkk

sábado, 14 de julho de 2007

Saudades do meu bloguinho

Æ meu povo, já faz muito tempo desde a última atualização aqui do blog.
Esses dias foram dias complicados, tive de me acostumar com meu cabelo curto, rs
Mas ainda to me acostumando, mas as pessoas ainda se surpreendem ao me ver diferente,
aí eu me lembro do meu "bebelo", rsrs

Tive problemas pessoais relacionados ao coração, uma garota com a qual eu me envolvi, que já tem namorado. Uma dica não entrem nessa da garota que diz não gostar mais do namorado, rs É fria!

No mais, nem mexido no Linux eu tenho, apesar de ter gravado algumas distros em cd: Gentoo 2006.1, Big Linux 3, Linux Mint 3, no fim não gostei muito de nenhum deles. O Big Linux é bonito, prático, mas trava! O Gentoo não me atraiu em nada, o Linux Mint me atraiu pela aparência mas também não fui muito longe nele.

No mais meu tempo está sendo ocupado por um tema: Organização e Backup
Mas isto é tema para um outro post, por hora, vou indo...


abração

quinta-feira, 31 de maio de 2007

Firefox lança atualização 2.0.0.4

O Firefox lançou um update corrigindo os seguintes bugs:

MFSA 2007-17 XUL Popup Spoofing
MFSA 2007-16 XSS using addEventListener
MFSA 2007-14 Path Abuse in Cookies
MFSA 2007-13 Persistent Autocomplete Denial of Service
MFSA 2007-12 Crashes with evidence of memory corruption (rv:1.8.0.12/1.8.1.4)

A atualização é automática, basta abrir o programa tendo uma conexão com a internet disponível. Para download da versão basta acessar o site do Firefox.

[]s

sexta-feira, 25 de maio de 2007

Projeto arrastado...

E ae pessoal?
Bem, hoje não tenho nenhuma análise estou preparando algumas coisas e me ocupando de outras.. Por hora, estou sem trabalho. Tenho um projeto que já comentei aqui em outros posts, bem antigos, sobre um site que fiz sobre a Copa 2006. O danado até hoje ainda não foi concluído, faltam algumas seções, fotos, revisar layout, conteúdo, e concluir enfim. Agora por exemplo, estou fazendo uma pesquisa para encontrar mais fotos sobre a Alemanha no Google.

A queda do Brasil perante a França foi um golpe duro, que me tirou totalmente o animo mesmo. Já faz quase um ano isso, e ainda me dá raiva. Ver uma seleção de nível tão alto ser tão facilmente envolvida e não demonstrar a mínima raça para seguir em frente na competição. Espero que agora na era Dunga, não falte raça, principal arma do atual técnico quando ainda era jogador e um guerreiro em campo.

Enfim, acabei ficando muito tempo sem mexer.. um mês após a copa eu até cheguei a concluir as resenhas sobre os jogos, antes que os detalhes se apagassem na minha memória e seções mais imediatas. Mas ficou faltando uma revisão e conclusão. Em 2002, eu fiz um site bem mais simples, mas que fora completado dois dias depois do fim da Copa. Naquela ocasião o Brasil sairá campeão de forma indiscutível e a Copa 2006 parecia promissora. Não gosto de pendências, por isso quero concluir este site de qualquer jeito. Mais um registro histórico, mas dessa vez, da tristeza que sentimos né? Aliás, parabéns mais uma vez para a Itália pelo excelente futebol apresentado a partir das quartas-de-finais que a levou ao título.

No mais, estou parado nos estudos do linux, só lendo um artigo ou outro, ou continuando, de forma lenta, a leitura de um pequeno livro sobre Linux que um amigo me emprestou. Esse livro estava, ou ainda está disponível nas bancas e custa cerca de R$ 15,00. O nome não consigo me lembrar agora, mas é da Digerati Editora.

E também passando um pouco de raiva, tentando jogar Pro Evolution Soccer 5 no meu Duron 1.1 sem placa 3D. O jogo fica muito lerdo, mas muito mesmo. Dá raiva, não dá pra jogar direito, você executa o comando antes das ações acontecerem, e acaba fazendo bobagem. Sem falar o tempo de duração de uma partida que sobe muito, os 10 minutos se multiplicam... Observei nesse jogo um comportamento estranho. Quando os adversários (CPU) tentam me atrapalhar, assim, dão um pequeno desvio na bola, naqueles momentos que a bola iria parar no campo em um ponto onde os dois poderiam correr para bola? ao contrario disso, ela vai como um passe para os companheiros de time da cpu, se fosse um time grande faria sentido, mas até para times pequenos? Espero que isso seja só pela lerdeza do jogo aqui em casa.. Por que algumas horas isso enche... hauhaua

Abraços

quinta-feira, 24 de maio de 2007

technorati

ae pessoal, desde o meu niver eu ñ apareço.. ando sem idéia msm... bom.. hoje é só pra postar meu link da technorati: Technorati Profile

quinta-feira, 17 de maio de 2007

Minha Ultimate Battle 22...

É pessoal, td bem?
Hoje é meu dia! Faço 22 aninhos.. nossa.. 22.. o tempo passa rápido.. daqui a pouco num piscar de olhos já to fazendo 30... Pensar em como se aproveitar a vida é tão dificil... a cada vez, a cada aniversário, pensamos no que fizemos até aqui.. e fica a dúvida: estamos no caminho certo?

Eu não sei a vida tem sido boa, poucos pontos me incomodam... minha idade favorita foi meus 17 anos, você é quase adulto, mas não tem a maioridade pesando em cima.. não que eu usasse disso pra aproveitar, talvez tenha até deixado de usar desse artíficio, mas a bem dizer, mesmo que legalmente não fosse necessário, não havia a carga da responsabilidade de um adulto, mas tinha-se quase a liberdade de um.

Quando se é criança não se tem responsabilidade, embora não pareça, até mesmo ir para a escola é uma brincadeira.. e não estou falando só de criança, até mesmo na adolescencia as coisas são semelhantes, embora tenha a pressão social que começa, a vida ainda é leve e sem responsabilidade.. para muitos.

Aos meus 17, conheci a garota que me encantou por 5 anos, hoje ainda me encanta, mas não como antes, quando simplesmente me hipnotizava... Aos 18, conheci meu limite físico, aos 19, meu limite intelectual.. e aos 20, vivi a falta completa de objetivos, aos 21, vivi a dúvida e desilução.. e agora aos 22, quero conhecer a vida!

Enfim, a batalha do título, que eu coloquei em homenagem ao game homonimo de Dragon Ball Z, é apenas mais um ano até que o digito pule de novo, e até que a chama se extingue de vez.
Hoje espero, que seja um otimo e memoravel dia!

Abraços a todos e Feliz Aniversário pra mim! ;)

ps.: este texto foi escrito ao som de Metallica S&M, uhuuuuuuuuuu!!!

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Checksum did not match.

É galera, agora desanimei...
Depois de dias baixando o Slackware 11, olhem só:

File Date 11/05/07 03:15:48
File Size 3.64 GB
Completed 3.64 GB
Total Time 104:58:09
Average Speed 10.11 KB/s
Create Time 10/05/07 21:57:30
Complete Time 16/05/07 03:02:18





Ou seja, depois de quase uma semana baixando o arquivo, na hora de verificar a md5 deu erro. O que quer dizer que o arquivo veio corrompido! É inútil! Não serve pra nada!
Putz, to muito desanimado.. é a segunda vez que invento baixar um arquivo tão grande... da primeira vez foi o Fedora 6, mas correu tudo bem no download. Porém, agora no Slack a sorte foi diferente...

Pra dizer a verdade não tô muito afim de ficar mais uma semana baixando isso pra depois sabe-se lá dar erro. Vou esperar sobrar uma grana e vou pedir um dvd desses pelo site do GdH, parece que eles gravam Slackware lá...

No post anterior disse que a batalha no Slack seria de idas e vindas... nem estava pensando que a primeira delas seria antes de gravar a imagem...

Abraço

segunda-feira, 14 de maio de 2007

Slackware a caminho

Amigos, como estão?
Estou a caminho de baixar a distro Linux que tem a fama de ser a mais pura entre todas as distros. Estou sim, falando do conhecido, Slackware.

Estou baixando a versão 11 do danado, nem me iludo, já sei que assim que instalá-lo vou ter dor de cabeça como nunca antes tive. Mas fazer o que né? É melhor se aprender com o melhor! Essa versão é de outubro de 2006 e não traz as facilidades encontradas em outras distros como instaladores, e configuradores.

O Slackware é recomendado para quem quer realmente aprender Linux, tanto que se conhece uma frase de autoria desconhecida: "Quanto você conhece a Red Hat, você conhece só a Red Hat, quando você conhece Slackware, você conhece Linux!" Eu vi esta frase na descrição do Slackware na Wikipedia. Já imagino que a batalha com o Slack será de idas e vindas, mas imagino que será proveitosa. Estou começando a levar os estudos no linux mais a sério, quem sabe eu não aprenda a mexer no sistema de verdade? Por que usar o Linux na parte que ele "copia" o Windows não é façanha para ninguém.

Estou baixando uma imagem em DVD dele, com 3.64 GB. Como minha net é de 128 kb/s, o download começou a dias atrás... e ainda está longe de terminar... Lembro da previsão inicial de quase 400 horas... umas 80 horas reais... No momento se eu continuar baixando usando a velocidade máxima da minha "powerful internet a radio tabajara", o download terminará em 29 horas... Como tenho de diminuir a velocidade para conseguir usar a internet normal, aí já viu né? Bem, com essa previsão imagino que dentro de no máximo 48 horas o download já tenha terminado. A partir desse ponto, é torcer para a md5 dele estar correta e depois torcer para a gravação do DVD ser bem sucedida! ;)

[]s

Mandriva em uma palavra: Decepção

Olá pessoal, como estão?
Bem, eu estou numa gripe danada, a queda de temperatura acabou comigo.
No último post citei que minha próxima distro seria o Mandriva. Pois sim, eu baixei o cd do Mandriva 2007 Spring em LiveCD (Versão com GNOME). E tive uma certa decepção.

Para começo de conversa ele não reconheceu todos os recursos da minha ultrapassada gpu onboard, só atingindo resoluções de 800x600. Isto sendo que ele dá a opção de 1024x768 durante a tela de boas-vindas. Falando em boas-vindas. A tela inicial é confusa, se você troca de idioma as opções mudam, e não estou falando de uma simples tradução. Algumas opções simplesmente não existem em outros idiomas. Eu acho que se eles não podem traduzir tudo, traduz o que dá, e mantém as opções em inglês mesmo, senão você tem a impressão de ao selecionar o idioma x estar sendo impedido de usar tudo permitido.

O laranjão da tela de boas-vindas também não é dos mais atraentes, e após o sistema iniciar, fica mais estranho ainda. Sem falar que o tempo de boot do danado não é brinquedo não... Parece que ele tá detectando tudo, mas acho que é por que é lerdo mesmo.

Nas reviews linux, do Mandriva o trazem como uma distro fácil de usar, bonita, organizada, etc... Bem, essa spring não achei o maior primor em beleza (questão de gosto...), organizada ela é sim, aparenta ser fácil.. só até um ponto.. você começar a mexer, aí é que as coisas apertam. Nem todas as opções funcionam, algumas estão disponíveis mas não têm função, etc... De novo volto a citar, se essas opções não têm função em livecd, para que elas estão lá???

Por exemplo, o Mandriva reconheceu meu modem e minha placa de radio: um smartlink micromodem e uma realtek 8180, e dá a impressão de que possui os drivers. Só que se você tenta usá-lo, ele avisa não que não é possível iniciar o dispositivo usando tal driver, que possui o nome e as versões dos dispositivos de hardware que eu tenho. De novo não entendo, se o driver é correto, por que não inicia?

Famoso no Mandriva é o seu Centro de Controle. Fui então todo animado conhecê-lo, ele de aparência e organização parece ser o máximo, ainda mais sendo um linux, já que a maioria das distros não costuma se preocupar com certos detalhes...Mas você vai mexer e começam os problemas, opções que não funcionam, links que não existem... pronto, minha ultima esperança por água a baixo... :(

Como conclusão, desisti de instalar o Mandriva no HD. Imagino que estes erros que eu enfrentei sejam por ser uma versão livecd, aliás torço por isso. Mas senão for... corram para o Ubuntu, que é muito mais jogo! Comparada com lives como Kurumin, ou o Ubuntu, o Mandriva 2007 parece engatinhar...

[]s

Active Virus Shield, o conhecido AVS

Há algum tempo atrás, eu usava o Avast como antivirus, nunca peguei um vírus com o danado. Sempre achei o Resident Shield dele excelente. Mas, li em fóruns que ele estava ficando para trás na corrida dos antivirus, principalmente entre as opções free. Parti então para conhecer o queridinho da moçada: o AVS! O AVS é baseado no Karpesky, baseado porque usa o mesmo engine, mas tem bem menos recursos que seu pai, que é pago.
O AVS vem de uma parceria com a America Online.

Estou usando o AVS há uns 2 meses, não peguei nenhum vírus enquanto isso. Costumo dizer até que crio vírus de estimação, já que o AVS sempre detecta vírus em três ou quatro arquivos comuns que eu guardo. Hoje resolvi fazer um exame completo no hd, o segundo que eu faço em 2 a quase 3 meses usando o AVS. Os resultados foram os mesmos, ele detectou só os arquivos que eu citei anteriormente como virus.

O que já me desanima um pouco de fazer esses scans completos é o tempo que o antivirus leva. Num Duron 1.1 que é o meu pc, o AVS levou exatamente 8:57:43 para fazer um exame completo em um HD de 40 GB, isso que este HD está com cerca de 10 GB livre. Se estivesse totalmente tomado como costuma, o exame demoraria bem mais.

Mas até aí tudo bem, o Avast também levava anos para fazer um exame, e acho que nesse ponto o AVS é até mais rápido mesmo. Na proteção residente, agora pensando, nunca fui alertado quanto a presença de vírus. Só mesmo com esses scans completos. Será que ele não achou? Meu pc está livre de vírus? Ou ele cuidou deles sem me dizer nada? A resposta eu ainda não sei, mas acredito que a segunda seja mais plausivel, já que uso o AV mais como precaução, minha maior proteção é o bom senso.

abraço

terça-feira, 8 de maio de 2007

Minha próxima distro será...

E aí pessoal?
Voltei! São seis da matina, eu fiquei por aqui mexendo e nem dormi ainda.
Estava procurando algumas coisas no google, depois tava lendo o GuiaDoHardware.net.
Nisso acabei parando num artigo do Carlos Morimoto, que estava criticando um artigo colocado no UOL Tecnologia que trazia uma review de duas distros do Linux: Ubuntu 6.10 e Mandriva 2007 Cooker.

A crítica do Morimoto, se dava pelo fato dele ter considerado a reportagem tendenciosa e parcial. Eu não li a reportagem original toda, dediquei mais tempo a leitura do artigo do Morimoto, bem a suas citações do artigo original do UOL. Bem, pra dizer a verdade não achei que o jornalista tenha agido de má fé, apenas como um winuser típico. O que eu quero dizer?
Bem, quero dizer que ele é um usuário acostumado a ter tudo mastigado e o mínimo de esforço com preocupações menores e diferentes do universo ao qual ele já está habituado.

Percebi isso em alguns trechos como o que ele fala que não sabia da partição de swap ser necessária. Sim, é um completo desconhecimento, mas partindo da premissa que ele quer instalar um Linux, seria mais plausível que ele pelo menos tivesse se informado basicamente sobre o tema. Já que embora o próprio Windows seja simples de instalar, algumas vezes ele trás segredos como o próprio Morimoto citou na sua crítica.

Tirei algumas conclusões: A reportagem não é tão inválida, visto que a atitude do jornalista é a atitude de um winuser típico, ou seja, seria a forma como a maioria dos usuários acostumados ao Windows agiriam ao se deparar com estas situações. A outra conclusão, é que sim, para uma revisão realmente eficiente era necessário uma parte introdutória com quesitos necessários para instalação para que o leitor já fosse apresentado as peculiaridades do Linux, as mais evidentes, é claro, já que também não precisamos assustá-lo, rsrs Bem como dedicar mais detalhes a parte pós instalação, como a interface o uso de programas, a organização, etc...

Enfim, isso me traz um tema de um filme que vi recentemente sobre a história verídica de Stephen Glass, um jornalista de uma das revistas mais conceituadas dos Estados Unidos que inventava histórias e as publicava na revista The New Republic como se fossem verdadeiras.
Traduzindo, não acredite em tudo que lê, busque sempre mais de uma fonte para o mesmo tema, para poder analisar assim de forma mais imparcial.

Bom, mas por que essa história toda afinal? Bem, após ler as críticas do Morimoto, a review que ele passou do próprio GdH e a conclusão do artigo do UOL, além de comentários positivos dos usuários do fórum GdH, decidi conhecer o Mandriva! Já estou baixando do site oficial, tive certa dúvida em qual versão escolheria, já que tinha um monte, mas tinha de escolher uma pra minha arquitetura (586), e a dúvida maior acabava ficando entre: GNOME ou KDE, como acho o GNOME mais bonito escolhi baixar ele. O KDE eu acho mais prático, mas como eu já tenho um sistema com KDE aqui.. Sim estou falando do Kurumin 7, a distro mais prática que eu conheço, desisti dele. Enfim, minha próxima distro será o Mandriva 2007 Spring!

Bom dia pra vocês! Agora irei dormir, daqui a pouco tenho de acordar para trabalhar!

Abração

Futebol: Fim do jejum

O Galo se sagrou campeão mineiro de 2007 ao perder para o Cruzeiro por 2 a 0. Putz, ele se sagrou campeão ao perder? É.. é duro de ouvir, mas foi isso mesmo. Como venceu o Cruzeiro no primeiro jogo por 4 a 0, e perdou só por 2 a 0, na soma dos resultados ficou 4 a 2. Para o Cruzeiro ser campeão era necessário que a soma desse 4 a 4.

Ao contrário do primeiro jogo da final, quando o time marcou o Cruzeiro em cima. Na segunda partida o galo esteve mais acomodado marcando a distância, errando muitos passes e pecando nas finalizações, principalmente no segundo tempo.

Num erro de marcação logo aos 10', Guilherme (jogador muito bom) recebeu livre e marcou um belissimo gol num chute de longe colocado no canto de Diego. O gol assustou a torcida alvinegra e animou a celeste, além de empolgar muito o time que viu o primeiro passo da dificil missão sair antes dos 15' do primeiro tempo.

O Galo se reestabeleceu e teve até a chance de empatar com Danilinho na melhor oportunidade do galo no primeiro tempo. Ele recebeu o lançamento e chutou cruzado num chute que tirou tinta da trave direita do goleiro Lauro. Quando tudo parecia que ia ser apenas 1 a 0 no primeiro tempo, o galo bobeou em um escanteio e o zagueiro Wellington recèm-promovido do juniores, marcou de cabeça. 2 a 0, metade do caminho cumprido até a metade do jogo. A pouca torcida azul que estava presente (a proporção era de 10 atleticanos para 1 cruzeirense), ficou animada enquanto a do galo "punha a barba de molho". Mas antes do final do primeiro tempo, o inexperiente zagueiro Luisão tentou acertar Vanderlei sem bola na cara do arbitro, "não teve choro nem vela", expulso!

No segundo tempo, o galo voltou tão perdido quanto no primeiro tempo e só melhorou, quando Levir Culpi tirou o atacante Éder Luis para a entrada do volante Germano. Eu nunca sou fã desse esquema defensivo, mas como a bola não parava no pé dos atacantes, é melhor reforçar o meio. E foi o que ocorreu. A entrada de Germano, que entrou mordendo firme e tomou a liderança do meio-campo alvinegro foi um divisor de águas que foi fundamental para que o Atlético, mesmo jogando muito pior que o Cruzeiro, que jogava com 10 desde o fim do primeiro tempo marcasse o terceiro gol.

O Cruzeiro continuou dominando até os 40', pois os jogadores alvinegros marcavam mal, se posicionavam mal, perdiam a bola no "quique" dela no chão e não conseguiam tirar vantagem da superioridade numérica. Desesperado o técnico interino do Cruzeiro colocou mais um atacante e fechou o caixão azul. Pois perdeu totalmente a ligação com o ataque. A partir daí foi "olé" do galo até o apito final do árbitro e o fim do jejum de sete anos sem conquistas do título mineiro.

Foi o segundo título consecutivo do galo. O primeiro foi a Série B (blarg!) do ano passado. Essa quarta o galo enfrenta o botafogo no Rio de Janeiro. O time carioca que perdeu o título carioca para o Flamengo nos pênaltis, pôs ingressos a R$ 1,00 para novamente lotar o Maracanã e sair com a classificação.

Como o primeiro jogo foi 0 a 0 no Mineirão, o galo tem uma vantagem! Qual? Bem, qualquer empate com gols o classifica. Ou seja, nada de retranca, o galo tem de partir para o ataque e marcar rápido contra o Bota. Infelizmente, os jogadores do galo nunca fazem o necessário e é por isso que até hoje o alvinegro de BH nunca chegou nem mesmo a final da Copa do Brasil.

Saudações alvinegras

Desisti do Fedora 6 por enquanto

Olá pessoal,
Bem, como o próprio título já diz, eu desisti do Fedora por enquanto. Nâo tive muita sorte com a distro, os drivers da placa de radio não deram certo, assim como também não funcionaram os do modem hsp56. Não consegui montar partições nfts nele também.

Que eu consegui foi consertar o grub para o Ubuntu reaparecer. Foi simples. Depois de montar a partição do Ubuntu. (Editei o /etc/fstab coloquei referência a partição, depois em /mtn, criei a pasta ubuntu e por fim, usei mount /mnt/ubuntu). Assim copiei do grub do Ubuntu os dados necessários para iniciá-lo e colei no grub do Fedora que estava como padrão. Depois disso reinstalei o grub na mbr com grub-install. Isso só foi possível na conta root, antes o /etc/fstab nem estava disponível.

Não gostei muita da distro não... só confirma que eu não tenho sorte com distros da Red Hat. A primeira que eu coloquei a mão, foi uma da Red Hat e também não deu certo de jeito algum.
Fato que me afastou do Linux até que eu conheci o Kurumin em 2006. O Fedora é uma distro bonita, usa o GNOME, mas não tem suporte a muitos drivers, nem vem com o gcc instalado. Eu não dei sorte com ela por causa da falta de sorte nos dispositivos de acesso a internet, mas outros podem ter mais sorte.

Eu não desisti completamente do Fedora, o fato é que eu acabei precisando da partição (espaço) para gravar um dvd que eu estava copiando. Como o Fedora não estava funcionando bem, entre ele e o Ubuntu, preferi excluir ele. Inclusive deu um trabalhão excluir a partição do Fedora no Ubuntu. Eu instalei o gparted pelo apt-get (apt-get update, depois como root, apt-get install gparted). E tentei formatar a partição em ntfs. Não estava disponível, tentei em FAT32, deu erro falando que já estava montado. Tentei de novo não deu certo. Desmontei a partição via terminal (umount /dev/sda9, o ubuntu reconhece todas as partições como hds scsi), só consegui quando decidi excluir a partição e aí então formatar e mesmo assim deu erro, então usei o comando mkfs.vfat para formatar e aí funcionou. Mas depois a partição apareceu no XP. O detalhe é que o grub era do Fedora, ao formatar a partição dele, perdi o grub e consequentemente todos os sistemas operacionais do hd. Usei o cd do xp e reinstalei a mbr com (r para entrar no console de recuperação após os sistema carregar e depois, fixmbr).

Para corrigir o grub e de novo recuperar o Ubuntu. Pretendo fazer o seguinte: Usar um live-cd do Kurumin, copiar as informações do grub do Ubuntu para o grub do Kurumin e tentar instalá-lo na mbr. Depois eu comento aqui se deu certo.

Já estou pensando nas próximas distros que eu vou testar. Estou tentado em duas: OpenSuse 10 e Slackware 11. Uma é considerada das mais simples para o usuário iniciante, a outra é considerada a distro linux mais pura disponível. Bem, destas eu ainda teria que baixar. Mas em casa eu já tenho duas: Gentoo e Resolinux. Vou comprar uns cds, gravar as iso que eu tenho e testar uma delas, é mais prático. Ainda não terminei nem de ler a apostila básica do Foca sobre Linux. rsrs

Bom, são 4 da matina, boa noite!

Abração

domingo, 6 de maio de 2007

Muita ralação no Fedora Core 6

Olá pessoal,
por estes dias, as coisas estavam um pouco corridas, aliás ainda estão.. rs
Bem, como citei em outros posts, instalei o Fedora Core 6, depois do Ubuntu, ficando com o 98, o XP, o Ubuntu e o Fedora Core 6. O Dual Boot do XP não foi prejudicado após a instalação do Fedora, o Grub detectou Others durante a instalação. Porém, o Ubuntu não foi detectado. Eu tentei usá-lo adicionando a partição dele de forma manual. Mas quando fui testar, o sistema não consegue inicializá-lo, já que o Kernel dele não é carregado.

Além disso, meu Fedora Core 6, não consegue acessar internet. Por que? Bem, o danado não tem instalado nem o driver da placa de rádio, uma RALink rt61, nem do modem v.92, um hsp56 amr com chip smartlink. Porém, ele reconhece sozinha a placa de rede, uma sis 900 onboard. O que já me diz que provavelmente ele conseguiria acessar uma speedy, ou velox seme problemas.

Como esse não é meu caso, lá vem dor de cabeça. Como vocês já devem saber, usar Linux algumas vezes não é fácil. Se você não tiver internet nele então, fica dureza brava. Minha primeira experiência com o Linux, acho que deu mais errado pelo fato de eu não consegui acessar a net, do que pelo fato da interface gráfica não iniciar e eu ter de usar o modo texto. Estou falando de uma experiência que tive em 2001. Em outro post eu comento isso melhor, isso se já não comentei e me esqueci. Minha memória anda um lixo.

Outra coisa interessante, nosso amiguinho Fedora não monta as partições fora dele por padrão. Traduzindo: nada de conseguir acessar seus arquivos do xp por ele. Isso é uma forma diferente do Ubuntu, que monta todas as outras partições por padrão. Vantagem do Linux que têm suporte a uma "porrada" de sistemas de arquivos. Enfim, não conseguia acessar os arquivos dos outros sistemas, o que me deixou sem minhas mp3 e bastante frustado. É horrível fazer qualquer coisa sem estar ouvindo uma boa música (leia-se Rock'n Roll! huahuahhau)

A parte gráfica do Fedora é o GNOME, idêntico ao do Ubuntu, mas com um tema diferente e uma organização diferente. Não gostei por exemplo da posição da lixeira na barra inferior. Já que ela fica entre as tarefas abertas e as quatro áreas de trabalho disponíveis, o que causa certa confusão. Preferiria que ela ficasse no canto como ocorre no Ubuntu. Mas isso é o de menos e deve ser possível ser configurado (embora eu não faça a mínima idéia de como agora!).
O que notei foi que o tema do Fedora é azul, e pessoalmente, é um tom de azul meio triste. Já dá uma certa sensação de "coisa morta" ao entrar no sistema. Claro que isso é facilmente mudado, só estou falando pois este é o tema padrão.

Entre minhas muitas missões no Fedora estavam: instalar a internet, tanto pelo modem, quanto pela radio (preferência), montar os outros sistemas para serem acessados pelo Fedora, corrigir o Grub do Fedora para que ele reconheça o Ubuntu. Bom, estes itens eu comento em outro post.

Abração

ps.: este texto teve de ser revisado pelo autor pelo excesso de erros, será sono ou falta de mulher? hauhauhaua

quinta-feira, 3 de maio de 2007

playmemusic.com

Tava fazendo uma busca no google pelo meu nome, e não é que pra variar achei uma coisa interessante e que eu desconhecia? Achei um site que tem jogos online baseado em músicas ouvidas pelos usuários do Last.fm.

Encontrei um jogo só com o meu perfil, mas é possível encontrar o de qualquer usuário mais antigo.
Abaixo o link para quem tiver afim de jogar um joguinho da memória com capas de album de Rock!

http://www.playmemusic.com/play/last-fm-memory/geckobr

Abração

ps.: esse era o post original que eu ia escrever, mas acabei me esquecendo por causa do Linux.. hauhauah... oo vício...

Testando o Fedora Core 6

E não é que eu to na febre do Linux? Não resisti, e instalei mais uma distro. Dessa vez a versão free da Red Hat, o Fedora Core 6. Ele não é mais diretamente desenvolvido pela Red Hat, mas a equipe que encabeça o projeto ainda contém integrantes que trabalham na Red Hat.

O Fedora eu já conheço, o utilizo no curso que eu faço gratuitamente pelo governo de MG. É uma distro bonita, completa e bem planejada, em muitos pontos nem se percebe que não é o Windows dada a atenção em detalhes desse tipo. A versão que eu tenho é baseada em GNOME, a outra versão que eu testei utilizava KDE.

Até agora, só posso comentar a parte da instalação. Como o Fedora vem num DVD, tive de usar o drive de dvd pra isso. Geralmente eu o deixo como secundário, mas para dar boot preciso que ele esteja em master. Troquei os jumpers dele e pronto. A instalação foi tranquila. Usei uma das partições FAT32 que eu tinha no hd, e que eu comentei em outro post anterior. Formatei em EXT3. A instalação deve ter levado o mesmo tempo da instalação do Ubuntu. Depois, ele abre o assistente, e manda reiniciar.

O Fedora instala o grub como gerenciador de boot. Eu adicionei o Ubuntu 7.04 nas configurações, já que o Windows já havia sido detectado. O Fedora ficou como padrão, eu não sei porque, já que eu tinha deixando o Windows como padrão. Após carregar o sistema, que é uma coisa rápida, aparece o GNOME com uma papel de parede espetacular. Na primeira fuçada que eu dei nessa versão, já observei que muitos dos programas do Fedora são os mesmos do Ubuntu. Mas o Fedora é baseado no Red Hat e não no Debian. Traduzindo ele utiliza pacotes rpm ao invés dos pacotes deb.

Não sei se terei tempo para testá-lo por estes dias, estou bastante ocupado com o trabalho. Mas espero que consiga sim!

Abração

Ubuntando ainda...

E minha saga no Ubuntu 7.04 continua, rs
Acho que não mexo no meu Windows XP desde ontem. Bem, hoje estive testando o Ubuntu. Realmente muito estável, incluindo os programas. Instalei usando o Automatix os codecs de vídeo e audio que faltavam, já estou ouvindo mp3 há muito tempo, hehe.. Demorou um pouco para baixar tudo pela lerdeza da minha net, mas depois foi só correr pro abraço. Como o RhythmBox já tem suporte nativo para o last.fm através de um plugin, foi só configurar e ter acesso a esse serviço essencial para os que não podem viver sem música, como eu!

Aproveitei para testar algumas coisas, instalei alguns programas como um calibrador de monitor chamado xgamma. Como meu monitor já está velho, ele tem problema com escurecimento, calibrando o gamma, torno-o mais usável. Porém, quando eu reinicio, a calibragem volta ao padrão. Ainda tenho de descobrir como mantê-la.

Para testar minha webcam, instalei o programa Camorama. Por enquanto a captação de luz tá horrivel, não sei se é problema do driver ou do monitor mesmo. Mas acho que é do driver, no Windows a coisa funciona razoavelmente bem.
Outro dia vou testar outros programas similares para comprovar.

Outro teste foi com meu Scanner Tcê S440, que tava até guardado. Tentei usá-lo no Sane, mas o danado não dá suporte pro meu bichinho, rsrs.. Achei algumas outras soluções, até mesmo o fabricante real dele a Primax. Acho que vou testar as soluções que o Google me deu amanha. Afinal sao 4 da matina! huhuhu

O Ubuntu por enquanto tem me deixado muito satisfeito só não gostei que na hora que mandei ele desligar ele não desligou. Parecia até o Windows 98, rsrs
Mas como ele já havia desmontado tudo, desativado Swap, não vi mal em desligá-lo na marra. Mas tenho de ver porque ele não desliga automaticamente. Em outro post, trago mais info sobre o espetacular pacote Automatix e também o outro lado da moeda, o novo Windows, Vista!

Abraçao

quarta-feira, 2 de maio de 2007

Mais impressões do Ubuntu Feisty Fawn 7.04

Olá pessoal,
estou escrevendo este texto de dentro do meu querido Ubuntu Feisty Fawn. Eu tinha escrito que não haveria espaço no hd para instalá-lo, mas como fui obrigado a fazer um remanejamento para criar uma partição maior (eu tinha duas partições de 4.5 GB), acabei resolvendo testá-lo antes de criar esta nova partição.

Na instalação já notei que o Ubuntu a tornou mais simples do que a versão anterior e corrigiu um bug chaaaaatooo, que dificultava a instalação do Ubuntu na partição que determinavamos. Na minha experiência com o Ubuntu 6.10, eu só consegui que ele permitisse a instalação se fosse usando o hd todo. No meu caso, usar 40 GB somente para uma distro do Linux é inviavel, já que a maioria absoluta dos programas e jogos que eu mais utilizo só funcionam no Windows.

Bem, então ele permitiu que eu o instalasse numa dessas partições. Como eu já tinh auma partição de swap de 256 MB (eu a criei anteriormente dada a frequência com que eu testo livecds, é essencial, sem falar que esses 256 MB não vão ser o fim do mundo por ficarem atoa em quanto uso o Windows). A instalação demorou um pouquinho, não marquei o tempo, mas talvez uma +- 30 minutos. Eu fiz isso as 4 da manhã, e deitei. Mas como não conseguia dormir, acabei observando como corria a instalação.

Reiniciei o pc então. O Ubuntu instalou um boot loader, acho que o lilo, graficamente não é muito interessante, mas ele é bem rápido. Ainda não consegui passar o XP para padrão no boot loader (na realidade eu não tentei.. rsrs). Então o Ubuntu carregou, e para minha surpresa o tempo de boot diminuiu! huhuhuhu
O sistema carrega bem rápido após o primeiro loading.

O Ubuntu por padrão já vem com o OpenOffice.org 2.2, que após a instalação já percebi que está carregando mais rápido do que no 6.10, e o melhor, ele carrega mais rápido do que o OpenOffice.org do Windows, e do que até mesmo o Microsoft Office 2003 do Windows. É bem rápido mesmo. Sem falar que devido a aparência GNOME, parece que a suíte fica ainda mais atraente.

O ponto negativo é que mesmo eu tendo selecionado Português do Brasil para a instalação, o OpenOffice está em inglês. Para mim, isso não faz a mínima diferença, esse inglês técnico de programas de computador é muito manjado. Porém, para usuários iniciantes que não sabem inglês se torna um tormento. Muita gente pode achar o programa ruim só por causa desse detalhe. Já vi gente recusando até Photoshop só porque era em inglês.

Para a internet, como já citei, o Ubuntu melhorou muito seu suporte a placas Wireless, que antes vinha, mas não era grandes coisas. Ele já tem até detecção automática eficiente, em muitos casos. Embora, algumas placas possam dar problema. Mas quem já viu solução Linux em que a pessoa não passe pelo menos um único "perrengue" chato né? Eu pelo menos nunca tive esta sorte.

O Feisty vem com Firefox 2.0, que caí como uma luva no GNOME, mantendo a mesma qualidade da versão Windows. Que em algumas distros acaba perdida como o Kurumin por exemplo. Este até tirou o Firefox e colocou o IceWeasel. Na realidade é porque o time do Debian preferiu assim. Fato que considero uma arbitrariedade já que eles mandam o IceWeasel como se fosse o Firefox e não é!
Mas isto eu já comentei em outro post. Como programa de email vem o Evolution. Na minha opinião deveriam ter mandado o Thunderbird da suíte do Firefox, mas com jeitinho a gente consegue usar bem o Evolution. Para mensagens instantaneas o Feisty vem com o Gaim, em versão bastante estável e facilmente configurável. Só senti falta de um plugin de aviso da música que você está ouvindo por padrão.

Em som e vídeo, encontramos excelentes players. Aqui o Ubuntu dá show em outras distros. Pois o Totem é anos luz mais confiável do que o Kaffeine ou MPlayer, ótimo player de vídeo. Para ouvir música temos o RhythmBox player excelente de aúdio. Além disso temos ferramentas para ripagem de cds o SoundJuicer e para gravação de cds o Serpentine. São programas separados mas que de maneira geral se completam. O ponto negativo como já citei em outro post é que o Ubuntu insiste em excluir codecs proprietários da instalação padrão. O que literalmente torna um saco para os usuários a cada instalação ter de baixar isto da internet.

Os codecs podem ser baixados de várias maneiras. A que eu usei primeiro foi tentar abrir um arquivo de mp3, o RhythmBox abriu e disse que precisava baixar. Em live cd foi tranquilo, ele baixou os codecs e eu pude ouvir as mp3 sossegado. Demorou um pouquinho por que a net aqui é de apenas 128 Kb/s. Já o vídeo não deu muito certo, pois mesmo baixando o codec recomendado pelo assistente o arquivo rmvb que eu tava tentando abrir só abriu o som. =P

A segunda maneira é buscar os codecs pelo nome pelo Synaptic. E uma terceira maneira é usando o Automatix. Programa de terceiros que baixa coisas essenciais ao sistema que o Ubuntu mantém de fora por ideologia. O Automatix merece um post só pra ele.

O Ubuntu é uma das distribuições mais voltadas para o usuário que torna uma transição Win-Linux tranquila, devido a forma semelhante como tratam os usuários. O Ubuntu é completo, já vem com softwares essenciais que por padrão não vêm no Windows, como o OpenOffice, por exemplo. Além de ser bonito, intuitivo e fácil de usar, assim como Windows. O ponto negativo é mesmo a ausência de certos codecs e drivers proprietários essenciais. Além de um modo de gerenciamento administrativo mais completo, bem como algumas configurações de sistema (que provavelmente podem ser feitas via arquivos de texto muito comuns no Linux, mas que para usuários iniciantes não dizem nada).

O Ubuntu é show!


Abração

Liverpool na final

Foi sofrido, foi duro, mas o Liverpool está de novo na disputa do seu sexto título da Liga dos Campeões. Ele enfrentou o Chelsea em Anfield Road, e venceu por 1 a 0 devolvendo o placar do jogo de ida em Stamford Bridge. O Liverpool até dominou a maior parte do jogo, mas não conseguiu marcar o gol da classificação e a decisão foi para os pênaltis.

Nos pênaltis, o Liverpool graças as defesas do seu goleiro, venceu e chegou a final. Amanhã, Milan e Manchester definem que será o outro finalista. A vantagem é do Manchester que venceu o jogo de ida por 3 a 2. Mas agora a partida é em Milão. O jogo com certeza será um jogaço e a decisão estará próxima!

Da-lhe Reds! You'll Never Walk Alone!

terça-feira, 1 de maio de 2007

Dia do trabalho ou do trabalhador?

Bem, tanto faz né?
O importante é que é mais um e merecido feriado que nós temos e tomará que o feriado do Frei Galvão venha também. Pra variar esse é mais um daqueles feriados em que a gente fica só "coçando" rsrs... enforca a segunda-feira e corre pro abraço.
Bom, ia falar sobre o Vista, mas vou deixar para outro post. Não to muito animado a escrever.
Bom feriado pra vocês!

abração

segunda-feira, 30 de abril de 2007

Massacre no Mineirão

Olá pessoal,
ontem tive uma alegria espetacular. Vi uma vitória do meu time do coração. Isso não teria tanta importância não fossem as circunstâncias atuais. Bem, ano passado meu time subiu da segunda divisão após a queda vergonhosa para a série B em 2005. Eu torço para o Galo, o grande e tradicional Atlético Mineiro. Que até cair era um dos poucos clubes que participaram de todas as edições da série A.

A queda para a série B em 2005, foi algo que realmente abalou o emocional dos torcedores. Mas com força de vontade e muita raça, a torcida empurrou o clube de volta a elite. Com jogadores que conseguiram esse feito o galo montou sua base para esse ano. Tudo estava normal, algumas partidas boas, algumas vitórias sem convencer, algumas derrotas sem explicação. Até que chegou esse jogo de ontem.

Em jogo válido pela primeira partida das finais do Campeonato Mineiro 2007, o Atlético que enfrentava de novo seu maior rival (que nas ultimas quatro edições o eliminou, em duas finais e depois em duas semi-finais), venceu e reverteu a vantagem, que inicialmente era do Cruzeiro, dois empates ou dois resultados iguais. O fato é que o galo não só venceu o Cruzeiro, como convenceu! Sabem o que quero dizer? Não estou falando do time, a trancos e barrancos, chegar a vitória. Estou falando de uma equipe que jogou realmente como uma equipe, onde cada uma sabia o que devia saber, onde todos se conheciam a ponto de preverem uns os movimentos dos outros. Algo que no Galo, eu não via há muito tempo, talvez desde 99, quando o Atlético montou um grande time, que por causa do Dida, não foi campeão brasileiro.

O jogo começou equilibrado, com os dois times fechados, mas com o Cruzeiro mordendo mais. Só que isso durou uns 10, talvez 15 minutos. A partir daí o Galo começou a mostrar sua superioridade, e afroxar na marra a forte e violenta, marcação adversária, criando inúmeras chances de gol. Chances de gol claras, como a que Éder Luis, fez um passe para se mesmo. Como assim? rsrs.. Vou explicar. Éder Luis vinha com a bola dominada perto da grande área do Cruzeiro e tinha o atacante Danilinho na frente (impedido), ele então tocou para Danilinho, só que na realidade isso foi um corta luz. Os adversários pensaram que ele fosse tocar para o companheiro impedido, mas na realidade era um passe para si mesmo que o deixou na cara do gol. Ele então driblou Fábio, o goleiro, e por falta de ambição preferiu tocar, a marcar um golaço!
Um pouco depois a violência celeste foi punida com a expulsão do amarelado Gladstone que pegou Danilinho quando este estava frente a frente com Fábio em chance clara de gol.

Durante o primeiro tempo ocorreram muitos lances positivos e claros para a equipe alvinegra, e alguns poucos para a equipe celeste. Porém, o 0 a 0 continuava lá, e isso era vantagem para os azuis. Só que isso mudou no segundo tempo, e não levou nem ao menos 30 segundos. Aos 25 segundos, Éder Luis em grande cabeçada para o chão após um cruzamento perfeito de Danilinho abriu o placar. Dois minutos depois, ele perdeu uma chance claríssima de gol. O galo continou dominando, literalmente jogando bonito, até que o técnico Paulo Autuori, resolveu colocar dois jogadores, Maicossuel e Guilherme. Dois grandes jogadores por sinal, que melhoram muito a esquipe celeste e a permitiu atacar mais objetivamente. O Galo teve então seu pior momento na partida. Mas esse é um fato interessante, pois embora estivesse em seu momento mais fraco no jogo, continuou superior ao adversário e logo voltou a nível com que começou o jogo.

Aos 30, Danilinho, o melhor em campo, se bem que é difícil definir o melhor em campo num jogo onde todos atuaram bem. Danilinho recebeu a bola cara a cara com Fábio, deu um lençol e completou para o fundo das redes fazendo 2 a 0. O time azul sentiu o golpe e logo em seguida, Marcinho entra driblando na área, corta Fábio, que para impedir o gol o derruba. Pênalti!
O mesmo Marcinho, cobra muito bem, no canto. Tanto que Fábio, foi para o canto certo, e não conseguiu pegar. 3 a 0!

Já passava dos 45, o jogo já parecia estar definido. Mas a distração o time azul parece ter realmente ter sido muito afetado pelos gols. Araújo, o grande e perigoso atacante azul, na saída de bola, recua para um beque, só que Vanderlei, atacante do galo, que tinha acabado de entrar no lugar de Galvão, se antecipa ao beque, corta o zagueiro e vai cara-a-cara com o gol. Mas e o Fábio? Bem, num dos lances mais inusitados que eu já vi. O excelente goleiro azul, estava andando de volta ao gol, cabisbaixo, triste, na certa pensando em como podem estar perdendo por 3 a 0 e só vê quando a bola passa ao seu lado e entra dentro do Gol, com a massa atleticana gritando enlouquecidos pelo quarto e histórico gol! 4 a 0!

A vantagem que antes era do Cruzeiro, passa e com folga para o Galo, que pode perder por até 3 a 0, no próximo domingo que ainda fica com o título. Em caso de um revés por 4 a 0, o que seria um verdadeiro milagre azul, o galo perderia o título. Porém, eu em minha modesta opinião, acredito que se o galo jogar metade do que jogou no primeiro jogo já impedirá que o Cruzeiro faça o placar necessário. Se jogar o que jogou, uma nova vitória pode estar prevista. Claro, que não uma nova goleada, não sou tolo de achar que um 4 a 0 contra o maior rival, em uma final se repita. Mas apenas a coroação de uma ótima apresentação iniciada nesse domingo, no Mineirão, o gigante da Pampulha.

Parabéns aos jogadores e ao treinador pelo excelente trabalho e pela grande apresentação que deu gosto de ver. Um show de bola como há muito não víamos aqui nas alterosas. E parabéns a massa atleticana, com certeza, uma das mais senão a mais fiel e vibrante torcida do mundo!

Saudações alvinegras!

sexta-feira, 27 de abril de 2007

Linux: Acessando Internet do Ubuntu 7.04 LiveCD

Ola' pessoal,
to acessando o blog de dentro do Ubuntu Feisty Fawn rodando em livecd. Ele e' mais pesado que o Kurumin 7, mas esteticamente e' show, sem falar que ele e' bem simples do ponto de vista do usuario, lembrando muito o comportamento do Windows. Como assim? Estou falando do comportamento de excluir o usua'rio de questo~es menores como saber determinadas configuracoes ou ter de alterar determinados arquivos. Tudo e' grafico, pronto pra usar.

O Ubuntu ainda mantem a mania de nao incluir certos codecs proprietarios o que o impede de ser uma distribuicao pronta para usar. Ele so abre aqueles arquivos livres, que pra dizer a verdade, quase ninguem usa... Nao que eu seja contrario a esse formato livre, acho a ideia muito boa, e ate faco algumas conversoes usando, mas o padrao e' proprietario. Estou falando mais especificamente de videos mpeg e arquivos mp3.

Parece que o tempo de boot do Ubuntu nao mudou muito em relacao a versao anterior, e o sistema carrega normalmente, a diferenca e que nessa versao logo ao iniciar ele ja esta rastreando a procura de interfaces de internet. Como aqui e wireless, ele indicava os pontos de acessos disponiveis. Porem n'ao conseguiu se conectar sozinho. Para que ele se conectasse (eu uso internet via radio), precisei colocar a interface wired wireless em roaming, e configurar a interface wireless com os parametros necessarios, bem como dns. Se o seu provedor utiliza dhcp, talvez ele ja funcione sem essa dica. Senao, vale a pena tentar.
O ruim e que como voce tem de fazer uma configuracao manual para isso, ele acaba nao indicando que voce esta conectando (aquele icone com o nivel de sinal). E voce acaba tendo de descobrir isso sozinho.

Mas o importante e que finalmente o Ubuntu conseguiu habilitar a opcao de internet sem que tivessemos de fazer grandes malabarismos, e muitas vezes sem sucesso, como foi o meu caso na ultima tentativa.

O Ubuntu ja vem com o openoffice.org 2.2. Ele demora mais pra carregar do que o vem na versao anterior, mas deve ser pela evolucao da distro mesmo.
Eu como usuario do Kurumin, notei uma diferenca basica entre as duas distribuicoes. O Kurumin e simples, automatizado, bonito. Mas faz as acoes de forma semi-transparente aos usuarios. Fato positivo quando essa acao resulta em erro, o que facilita na correcao. Ja o Ubuntu trabalha de forma transparente, fato que levou que eu o comparasse com o Windows, que e mestre nesse comportamente, que e ideal para a maioria dos usuarios.

O Ubuntu usa o GNOME, que pessoalmente eu acho capricha mais nas interfaces graficas do que o KDE, sendo assim mais bonito esteticamente. A sensacao quando vi o Ubuntu pela primeira vez, foi a mesma que tive quando vi o XP pela primeira vez, um sistema bonito. Mas como eu ao contrario de muitos, preso mais a eficiencia do que a beleza do sistema, muitas vezes para economizar recursos em pc mais fracos, deixei a interface grafica caprichada de lado e usei aquela aparencia do Windows 2000. No Ubuntu isso parece nao ser possivel, quer dizer, possivel deve ser, mas nao deve ser muito viavel mesmo.

Como ja devem ter percebido nessee post, meu teclado nao foi configurado automaticamente, mas tudo bem, o Ubuntu deu boot automatico e eu nao interferi em nenhuma opcao ate o sistema estar totalmente carregado. Sendo assim, a probabilidade de que isso seja concertado com uma simples selecao de idioma no boot.

Essas sao minhas primeiras impressoes do Feisty Fawn, o novo Ubuntu, o 7.04.
Nao o irei instalar dessa vez, nao tenho espaco no HD para mais sistemas alem dos Windows. Mas para o futuro essa distro pode ser uma opcao. Recomendo a quem quiser experimentar o Linux. Em proximos posts, trago mais impressoes.

Abraco

domingo, 8 de abril de 2007

feliz páscoa!

Olá amigos,
hoje não vou me prolongar no post, só passei pra desejar a todos uma feliz páscoa!

abração

sábado, 7 de abril de 2007

Por que eu uso Del.icio.us?

Uma vez eu já fiz essa pergunta: Para que, afinal, se usa o Del.icio.us? Isso foi há algum tempo. A resposta é simples.

Com o Del.icio.us eu posso ter as minhas bookmarks (meus favoritos) em qualquer lugar, sempre ao alcance dos meus dedos. Usando a extensão do Del.icio.us para Internet Explorer ou Firefox, é possível facilmente usá-lo de forma tão nativa quanto os favoritos padrão que vem nos dois browsers. No Firefox, existe até a opção do Del.icio.us substituir completa e literalmente os favoritos padrão.

Além da facilidade para adicionar e gerir as urls, o fato delas ficarem online te permita sempre acessá-las, ou se logando no site do Del.icio.us ou então já usando a extensão configurada do navegador e usar como se fosse os favoritos padrão. Você ainda pode acessar seus favoritos usando a url: http://del.icio.us/SEUNOMEDEUSUÁRIO
A diferença é que se você não estiver logado, você só poderá ver os favoritos públicos.

Não há invasão de privacidade. Se você não quer compartilhar um favorito, ou não quer que alguém saiba que você tem esse site nos favoritos, é só selecionar do not share quando adicionar ou então posteriormente. Todas as urls podem facilmente ser editadas posteriormente.

Desde que eu passei a usar o Del.icio.us, tenho todos os meus favoritos em qualquer SO que acesse, ou em qualquer lugar. Por exemplo, aqui em casa eu uso o Windows XP e Firefox com a extensão oficial do Del.icio.us instalado, e também, uso no meu Kurumin Linux, o Firefox configurado com a mesma extensão do Del.icio.us. Ou seja, tenho os mesmos favoritos, sempre atualizados, não importa onde vá, é ou não é ótimo? Tanto que formatei o pc, e nem precisei de me preocupar com backup dos mesmos, depois de formatar o pc, basta reinstalar a extensão e logar, que tudo será atualizado na hora.

Realmente o Del.icio.us é uma mão na roda, e altamente recomendado!

Abraços

quarta-feira, 4 de abril de 2007

Ondas dos últimos meses - p1

Olá amigos,
Faz algum tempo que não apareço por aqui, nos últimos dias tenho me ocupado com a tarefa de organizar fotos. Algo bastante trabalhoso. Estou usando para isto programas como ACDSee 5, combinado com Picaview e Picasa 2. Isto porque esses programas usam critérios diferentes para organizarem as fotos e algumas vezes precisamos de um critério outra hora de outros.

Também estou montando um CD OEM. Como assim? É só um modo de dizer, esse é um cd básico pós-formatação, ele contém todos os drivers da placa-mãe, bem como programas que sempre são reinstalados juntos com o Windows. Não é uma idéia complicada e é muito útil.

Alguns posts atrás comentei a respeito da instalação em dual boot do Windows 98 SE com o Windows XP SP2. O Dual boot continua perfeito, só que o meu 98 que não havia travado nenhuma vez desde que montei esse esquema travou. As recordações do 98 não são boas, lembro-me desse sistema travando várias vezes ao dia, do nada. Quando não travava, era até uma surpresa. Dessa vez o que o travou foi que eu inventei colocar internet no Windows 98, antes só estava usando no XP, o motivo é óbvio, economizar recursos já que montei o 98 apenas com a intenção de ser uma estação de jogos. Atualizei para o IE6, instalei o MSN 7 e configurei a internet, isto tudo sem firewall e antivirus, que são programas essenciais mas que consomem recursos valiosos em background. A proteção do pc ficaria a meu critério com bom senso. Tudo estava bem, até o 98 travar ao eu estar com ovárias janelas do IE abertas, do MSN e de outros programas. O 98 realmente não aguenta muita coisa sem abrir o bico, mas a leveza e compatibilidade com programas DOS e antigos é valiosa.

[]s

quarta-feira, 21 de março de 2007

Que necessidade, hein?

Viciado é foda né? Fora de casa por um dia, e não é que já tô num cyber café, hahaha.. nem tenho muito do que fazer, é aquela rotininha básica: orkut, email, msn e só. A notícia hoje é bem rápida então nem há muito do que preocupar hahaha.. um abraço pra vocês.

segunda-feira, 19 de março de 2007

Linux - Firefox sim, IceWeasel não, no Kurumin 7

Olá pessoal,
estou agora no meu Kurumin 7, quem acompanha o blog sabe como foi conturbado o início dessa era linux aqui, o que eu não culpo tanto a distribuição, e sim, falta de experiência e sorte...

O Kurumin 7 traz uma novidade, que eu creio já ter citado aqui. Ele vem com o IceWeasel, uma versão própria do Debian baseada no código fonte do Firefox. Só que essa versão é extremamente frágil em relação ao Firefox original da Fundação Mozilla. Por esse motivo, prefiro a confiabilidade de um dos melhores programas gratuitos disponível no mercado.

Para isso, usei passos que encontrei uma rápida pesquisa no Google. Como dizem, o Google é seu amigo, tá com dúvida, pergunte ao oráculo! :D

1) Bom, o primeiro passo é baixar o Firefox, se você estiver dentro do linux, basta ir em: http://www.getfirefox.com/

2) Então para desinstalar entre no Konsole, e digitei:

apt-get remove iceweasel

3) Descompacte o Firefox, e o coloque em alguma pasta, aqui eu o deixei em /usr/local/firefox

4) Criei um link simbólico para o Firefox na área de trabalho e adicionei o ícone do Firefox.

5) Os ícones do Kurumin na barra de tarefas e no menu K, ficam quebrados, basta você clica com o boa direito sobre eles, e atualizá-los para a nova localização do browser.

O visitante Diego, nos mandou a seguinte dica para corrigir todos os links de uma só vez.
sudo ln -s /usr/local/firefox/firefox firefox

6) O Firefox quando inicia já pergunta se deseja transformá-lo em navegador padrão.

Após instalar o Firefox, instalei a extensão do Del.icio.us, Save Image in Folder e DownloadHelper, as mesmas que eu usei no Firefox 2.0.2 do Windows e funcionaram perfeitamente.

O único ponto contra, é que o menu do Firefox ficam com letras um pouco maiores que o normal que conhecemos no Windows, mas em compensação a renderização das páginas, que é o mais importante, se mantém igual.

O Firefox é a única raposa pela qual eu tenho simpatia, rsrs

[]s

quarta-feira, 14 de março de 2007

Recomendação: FlashGet

Algum tempo atrás, eu usava um gerenciador de downloads chamado NetAnts, um excelente e leve gerenciador que eu encontrei no site da América Online na época em que eu ainda era assinante. Isso já faz muito tempo. O fato é que mesmo passando tanto tempo eu continuei a usar o bom e velho NetAnts e deixei de lado programas famosos como Download Acelerator ou GetRight, que eu sempre considerei muito pesados e cheio de coisas que não me teriam utilidade, além do mais eram shareware.

Só que o NetAnts além de ser um pouco instável (bastante, rsrs) no Windows XP, em um belo momento ele simplesmente parou de funcionar. Então tive de buscar uma outra opção. Como já usava no Firefox a extensão FlashGot pensei que seria um complemento, o FlashGet. Se pensar bem, nem sei se tem algo a ver.

Mas o que interessa é que eu comecei a usar o FlashGet e conheci um gerenciador de downloads a altura do NetAnts. Leve, rápido, completo, e fácil de usar o programa rapidamente conquistou minha simpatia com sua eficiência. O que fez com que ele se tornasse algo essencial no meu pack de reinstalação do Windows (Recomecei com isso agora, vide aqui).

FlashGet, esse eu recomendo!

terça-feira, 13 de março de 2007

Esquema de partição bem sucedido - Parte 2

Bom, no meu último post estava teclando com uma amiga no msn, então acabei tendo de abreviar o que estava escrevendo. Logo depois de ter instalado o Kurumin, último passo na instalação múltipla de SOs que descrevi no outro post. Defini o Grub como gerenciador de boot e o Windows 98/XP como default.

Assim caso nada fosse mudado durante o boot o pc contaria 9 segundos, escolheria a opção Windows 98/XP e caíria no gerenciador de boot do Windows XP para aí sim você escolher se quer usar o 98 ou o XP, por padrão ele também seleciona o XP, mas isso após uma contagem de 30 segundos. No geral eu marquei 15 segundos no Grub e mais 30 segundos no XP.

Em outro post eu explico com mais detalhes sobre o Grub. Por sinal a partição que cabia ao Conectiva já foi reformatada para NTFS, sabe como é 4 GB de espaço não dá pra disperdiçar rsrs

[]s

domingo, 11 de março de 2007

Esquema de partição bem sucedido

Galera,
como havia planejado meu novo esquema de partição foi um sucesso, ou quase rsrs...
Para particionar eu tinha na mão um HDD de 40 GB Samsung SP4011N, que na realidade tem em torno de 37.3 GB de espaço livre. Os passos foram o seguintes:

1) Com um disco de boot do windows 98, sim, um daqueles discos de boot clássicos, inclusive o meu é o mesmo há sete anos! Criei e ativei uma partição de 2.5 GB em FAT32. Aí então instalei meu Win98 nela.

Entrei no Windows 98 e mudei a letra das unidades de cd de D E para E F. No próximo passo vocês entenderão.

2) Com o cd do XP dei boot no pc, e iniciei a instalação criando uma outra partição NTFS de 12 GB e mais uma de 13.6 GB (aproximadamente 3 dvds), esta última é parar guardar os arquivos.
Instalei o XP e não configurei, mas o XP ficou na unidade D:, se eu não tivesse remanejado as unidades no 98, ele teria ficado em F, é uma alteração pouca, mas achei mais interessante deixá-lo em D, logo após o C.

3) Com o Conectiva 10 criei outras partições e instalei primeiro o Conectiva 10 e depois o Kurumin 7, com os dois compartilhando /home e Swap, mas o Conectiva 10 não funcionou, só o Kurumin 7.

Por hora é só, um abraço

quinta-feira, 8 de março de 2007

Brincando com as partições: Windows 98 e XP

Olá pessoal,
por esses dias estou ocupado em instalações e reinstalações do Windows, isso após duas semanas mexendo no Linux, entre o Kurumin e o Ubuntu. O Kurumin é uma distro excepcional de tão completa, já o Ubuntu é uma distro bonita, estável, mas longe de ser completa e com alguns bugs chatos como o de reconhecimento da placa wireless.

Agora, estou de volta ao Windows, pois percebi mexendo no Linux que o Windows não é tão "Ruindows" assim. Ainda não desisti do Linux longe disso, mas tenho tarefas que só podem ser realizadas tranquilamente, por hora, no Windows. Por isso estou reparcionando o HD.
O Windows 98, além de ser por motivos nostalgicos é para rodar jogos e programas antigos que possuem problemas de compatibilidade com o XP. O XP ainda continua sendo o porto seguro. E o Linux será instalado novamente para estudo.

O problema ainda é o tamanho das partições, tinha designado 1 GB para o Windows 98, só que com as atualizações e direct x, além do arquivo de paginação, o espaço acabou sendo pouco.
Um esquema de partição para cada objetivo é o principal, tinha designado 10 Gb para o XP para poder sobrar mais espaço para outros SO, mas o espaço acabou sendo pouco.

[]s

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Instalação do Kurumin Linux 7 travou dois dias depois de instalado

Como relatei no post anterior, reparticionei meu hd para instalar o Linux, e tive alguns problemas no Windows XP por conta disso. Porém consegui instalar o Kurumin Linux 7 e foi tranquilo, o sistema é rápido, estável e permite facil instalação de programas através do apt-get. Alguns poréns, como o fato do Debian, ter retirado o Firefox dos repositórios e substituído por uma versão própria chamada IceWeasel são resolvidos com uma simples instalação do Firefox original.

Porém nem tudo são flores, a confiabilidade e estabilidade dos sistemas linux para mim não duraram dois dias! Isso mesmo, no segundo boot que dei na máquina o Kurumin já passou a travar na hora de iniciar a interface gráfica e só saia daí na base do Reset. Chega a ser até irônico, ver um Linux travar e ter de ser solucionado com reset, num fato que é muito usado pelos linuxers xiitas para criticarem o Windows.

Eu desanimei um pouco, pois como só fix configurações simples como instalar programas, trocar papel de parede, instalar protetores de tela, fico com medo de um sistema que para de funcionar do nada sem motivos. Não desanimei do Kurumin, o sistema é realmente excelente, mas por enquanto só confio nele em LiveCD.

É capaz de eu ficar alguns dias sem net, pois além de fazer uma formatação de baixo nível, na certa vou fazer uns testes instalando alguns Linux que tenho aqui para testar. Deve ser coisa de três ou quatro dias, para aproveitar e depois voltar a instalação padrão. Agora XP/Linux.

Abraços

Problemas: Formatação com o Partition Magic 7 detonou meu Windows XP

Olá pessoal,
as coisas não estão boas para mim não. Durante esse último final de semana, perdi um tempo enorme preparando meu hd que tinha uma única partição ntfs, para ser reparticionado e poder finalmente instalar o Linux. Só que mesmo eu tendo feito todos os passos necessários como passar o chkdsk e depois desfragmentar (diversas vezes!), mesmo assim, ocorreu o tão terrível erro, e minha instalação do Windows XP foi corrompida. Surgiu um erro de "Volume Genérico" não passou no teste do logotipo do Windows XP, alguns serviços não iniciam mesmo que indicados como automático, como por exemplo o audio do Windows. A lixeira foi danificada, e comandos simples como copy&paste não funcionam, a barra de tarefas não é exibida e alguns programas não iniciam, em geral programas do próprio Windows, como o visualizador de imagens.

Tentei durante alguns dias resolver este problema, sem sucesso! Sei que a solução mais simples é a formatação, mas esta implica em ter de reconfigurar tudo de novo. Sabem aquele ponto, quando o sistema está rolando redondo? Você manda executar um vídeo, ele executa, você manda abrir uma música ele abre, sem precisar de baixar isso ou aquilo, isso só pra citar. O fato é que embora uma instalação nova do Windows XP seja mais rápida, ela é menos funcional e menos prática! A instalação atual do Windows XP, esta que eu estou usando agora para postar aqui, é original de janeiro de 2005, quando comprei o pc, ou seja, é a instalação OEM, e durou quase 2 anos e meio, sem precisar ser reinstalado uma única vez, sem travar uma única vez (com exceção é claro, de problemas de drivers de dispositivos ou então queda de energia que fez uma única vez o setor mbr ser corrompido), de resto, o Windows XP se mostrou o sistema operacional mais estável que eu já vi, compatível, simples e fácil.

Com estes comentários eu não estou querendo criticar outros sistemas operativos, só estou dizendo que se a pessoa saber usar o sistema, as chances de ter problema com eles são mínimas, e a expressão "Ruindows" se torna inválida. Cuidados como antivirus atualizado, instalar o Service Pack 2, ter um antispyware na máquina e passar alguns scans periodicamente, usar um firewall, não abrir arquivos anexos de desconhecidos, conferir se o endereço do site que você está acessando é realmente do site que você está acessando... etc.. cuidados simples, que fazem a vida tranquila. É uma opinião que tenho por experiência própria.

Para quem durante um bom tempo foi usuário do Windows 98, usar um sistema que não trava, é algo incrivel, pois no 98, os reboots ocorriam no mínimo três vezes ao dia. Até mesmo na hora de ejetar um cd, coisa que por exemplo não ocorre no XP.

Bem, não estou com paciência nem tempo para tentar ficar descobrindo se há solução, sem incluir formatação e instalação, sendo assim, vou fazer uma formatação de baixo nível, já aproveitando que tenho que verificar a saúde do meu hd (o S.M.A.R.T reporta Good Status, mas o status caiu alguns pontos e eu tenho 2 bad blocks no hd). Vou recriar o esquema de partições do zero, e reinstalar e reconfigurar meu Windows XP.

Abraços

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Everest - esse reconhece o hardware mesmo!

Galera,
peguei uma versão de testes do Everest, recomendado pela turma do GdH, e não é que para minha surpresa ele realmente é superior aos concorrentes. Nos testes de reconhecimento de Hardware o desempenho dele foi superior e muito ao de programas como o PCWizard da FutureMark, que também é responsável pelo 3dMark, programa utilizado em testes de pcs para verificar o desempenho com jogos.

O Everest reconheceu todos os componentes do meu pc, com informações corretas, só errando em alguns casos na quantidade de slots de memória, são dois e não quatro. No mais o nível de acerto deve ter ficado em 99%, realmente muito bom. Além do excelente reconhecimento ele também executa testes de desempenho, como testes de stress da máquina e outros.

A única limitação é pelo fato de ser trial, o que deixa o programa com algumas limitações. No mais, altamente recomendado.

Para aqueles que procuram uma opção freeware, existem otimas opções como o PCWizard, FlashDiagnose e AIDA.

[]s

terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

Mudança de planos

Olá amigos,
Carnaval terminando, pelo menos fora da Bahia, rsrs... O ano agora vai começar pra valer! Bom eu tinha planos de comprar uma nova placa de vídeo para o meu pc. Minha placa mãe é uma daquelas clássicas m810 da PCChips, que viraram lenda pela baixissima qualidade.

Upgrade
Ela possui um slot agp 4x, só que como tem grande incompatibilidade, para que a maioria das placas de vídeo funcionem, é necessário colocar o agp em 1x. Entre as opções estão: FX 5200, FX 5500 e 6200. Tudo estava caminhando bem, após análise estava optando pela 6200, só que agora surgiu um novo problema...

Meu HD Samsung 40GB SP0411N me deu um susto, e aliás continua me preocupando... Caiu o desempenho de 253 para 88 no teste "Seek Time Performance" do S.M.A.R.T, além disso, ainda descobri que ele possui 2 bad blocks, sendo assim, estou esperando a evolução do problema. Porém, as chances que eu tenha que comprar um HD novo são muitos grandes, infelizmente.

Linux Kurumin 7
No mais, realizei testes com o Kurumin 7.0. Dessa vez ele funcionou perfeitamente, consegui me conectar na minha internet via radio, com mais facilidade do que no Windows e isso rodando ele via LiveCD. Fiquei tão empolgado que baixei também a versão small desse Linux, chamada Kurumin Light 7.0. E aproveitei e gravei em um minicd. Testei e vi que tamanho não é documento, rsrs.. A versão light tem um excelente desempenho, para ser tão pequena, cerca de 190 MB, ela tem poucas coisas extras instalados, mas tem o essencial para quem quer conhecer o sistema, ou está precisando de um sistema pequeno mas capaz, para tarefas simples. Muito bom e recomendo.

Download Kurumin 7.0

[]s

domingo, 11 de fevereiro de 2007

Quase carnaval

Olá amigos,
como o tempo passa rápido, já faz mais de dez dias que o meu pobre blogecko, não recebe ao menos um único post. O motivo eu nem sei ao certo, tenho estado ocupando organizando algumas coisas por aqui. Algumas coisas que eu fiz por esses dias...

Rodar DVD no Kaffeine
Testei mais o Kurumin 7.0 rc3 em livecd, consegui resolver o problema do Kaffeine, pelo menos parcialmente. Para que ele consiga ler o dvd é necessário criar um link simbólico em /dev/dvd, isso ocorre porque no Kurumin ele detecta as unidades ópticas como cdrom e cdrom1. Para criar um link simbólico é muito simples, basta entrar no terminal e digitar?

ln -s /dev/hdd /dev/dvd

o /dev/hdd é a localização do link para a unidade de dvd no meu pc. Se você possui só um drive, provavelmente ele estará em /dev/hdc. Já /dev/dvd é o link simbólico.

Primary Master Hard Disk Fail
Essa foi uma das mensagens de erro que ocorreram no pc de um amigo meu. O hd dele não estava sendo localizado, nem as unidades ópticas... no fim o sistema operativo nem iniciava.
A gente deu uma boa limpa na máquina, em todos os componentes, e diminuiu a ocorrência desses problemas pelo menos por enquanto. Mas a intermitência dos erros, me leva a crer que seja a placa mãe, que já tem uma década, que está em "fim de carreira". Porém os testes ainda não são suficientes para dizer isso.

O primeiro problema ocorrido na máquina dele foi que o modem não era reconhecido e depois foi seguido deste não reconhecimento das unidades de disco. Se alguém tive experiência com esse tipo de problema e quiser dar umas dicas, mande um email: geckobr at gmail.com
O modelo da placa é uma Soyo SY-5EH5, uma Super 7.

[]s

terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Comunicador instantâneo contribui com arrecadação de fundos para refugiados

Um emoticon escondido na versão 8.1.0178 do Windows Live Messenger será usado para arrecadar fundos aos jovens que atualmente residem em campos de refugiados. A Microsoft fechou parceria com a organização ninemillion.org – um braço da ONU (Organização das Nações Unidas) – para destinar parte da receita gerada com buscas em seu serviço Live Search e conversas iniciadas por usuários com o emoticon da campanha a causas patrocinadas pela iniciativa.

Para contribuir basta usar o Live Search ou ter a última versão do Windows Live Messenger instalada (v8.1.0178) e colocar uma dos seguintes códigos antes do display name: *sierra, *bgca, *9mil, *hsus, *komen, *one, *mssoc, *care, *acs, *oxfam, *mod, *help, *red+u, *unicef, *wwf ou *naf. Cada conversa iniciada por alguém com display name precedido por esses códigos vai gerar receita para a ninemillion.org.

[]s

Windows Vista - Lista de Compatibilidade de Software

Esta lista foi criada para todos os usuários participarem e verificarem - antes da instalação - a compatibilidade de softwares com a versão atual do Windows Vista (Build 6000). Se testou um programa que não está na lista, contribua! Acesse:
http://www.iexbeta.com/wiki/index.php/Windows_Vista_RTM_Software_Compatibility_List

Se sua versão de testes do Vista for diferente, acesse os resultados das versões anteriores do Vista em the Beta 1 listing ou the Build 5219 listing ou the Build 5270 listing ou the Build 5308 listing ou the Build 5342 listing ou the Build 5365 listing ou the Build 5381 listing ou the Beta 2 (Build 5384) listing ou the Build 5456 listing ou the Build 5472 listing ou the Build 5536 listing ou the RC1 (Build 5600) listing ou the Build 5728 listing ou the RC2 (Build 5744) listing. Para facilitar a visualização, a lista de programas está em ordem alfabética e separada por assuntos.

Caso queira participar, não se esqueça de mencionar qual versão/build do software está usando, e se ele se aplica apenas para plataformas 32-bits ou também para as novas plataformas 64-bits. Para a versão 32-bits do Vista, programas feitos na plataforma DOS, 16-bits do Windows ou sistemas NT não irão funcionar.

[]s

Postagens populares