quinta-feira, 3 de maio de 2007

Testando o Fedora Core 6

E não é que eu to na febre do Linux? Não resisti, e instalei mais uma distro. Dessa vez a versão free da Red Hat, o Fedora Core 6. Ele não é mais diretamente desenvolvido pela Red Hat, mas a equipe que encabeça o projeto ainda contém integrantes que trabalham na Red Hat.

O Fedora eu já conheço, o utilizo no curso que eu faço gratuitamente pelo governo de MG. É uma distro bonita, completa e bem planejada, em muitos pontos nem se percebe que não é o Windows dada a atenção em detalhes desse tipo. A versão que eu tenho é baseada em GNOME, a outra versão que eu testei utilizava KDE.

Até agora, só posso comentar a parte da instalação. Como o Fedora vem num DVD, tive de usar o drive de dvd pra isso. Geralmente eu o deixo como secundário, mas para dar boot preciso que ele esteja em master. Troquei os jumpers dele e pronto. A instalação foi tranquila. Usei uma das partições FAT32 que eu tinha no hd, e que eu comentei em outro post anterior. Formatei em EXT3. A instalação deve ter levado o mesmo tempo da instalação do Ubuntu. Depois, ele abre o assistente, e manda reiniciar.

O Fedora instala o grub como gerenciador de boot. Eu adicionei o Ubuntu 7.04 nas configurações, já que o Windows já havia sido detectado. O Fedora ficou como padrão, eu não sei porque, já que eu tinha deixando o Windows como padrão. Após carregar o sistema, que é uma coisa rápida, aparece o GNOME com uma papel de parede espetacular. Na primeira fuçada que eu dei nessa versão, já observei que muitos dos programas do Fedora são os mesmos do Ubuntu. Mas o Fedora é baseado no Red Hat e não no Debian. Traduzindo ele utiliza pacotes rpm ao invés dos pacotes deb.

Não sei se terei tempo para testá-lo por estes dias, estou bastante ocupado com o trabalho. Mas espero que consiga sim!

Abração

Nenhum comentário:

Postagens populares