domingo, 6 de maio de 2007

Muita ralação no Fedora Core 6

Olá pessoal,
por estes dias, as coisas estavam um pouco corridas, aliás ainda estão.. rs
Bem, como citei em outros posts, instalei o Fedora Core 6, depois do Ubuntu, ficando com o 98, o XP, o Ubuntu e o Fedora Core 6. O Dual Boot do XP não foi prejudicado após a instalação do Fedora, o Grub detectou Others durante a instalação. Porém, o Ubuntu não foi detectado. Eu tentei usá-lo adicionando a partição dele de forma manual. Mas quando fui testar, o sistema não consegue inicializá-lo, já que o Kernel dele não é carregado.

Além disso, meu Fedora Core 6, não consegue acessar internet. Por que? Bem, o danado não tem instalado nem o driver da placa de rádio, uma RALink rt61, nem do modem v.92, um hsp56 amr com chip smartlink. Porém, ele reconhece sozinha a placa de rede, uma sis 900 onboard. O que já me diz que provavelmente ele conseguiria acessar uma speedy, ou velox seme problemas.

Como esse não é meu caso, lá vem dor de cabeça. Como vocês já devem saber, usar Linux algumas vezes não é fácil. Se você não tiver internet nele então, fica dureza brava. Minha primeira experiência com o Linux, acho que deu mais errado pelo fato de eu não consegui acessar a net, do que pelo fato da interface gráfica não iniciar e eu ter de usar o modo texto. Estou falando de uma experiência que tive em 2001. Em outro post eu comento isso melhor, isso se já não comentei e me esqueci. Minha memória anda um lixo.

Outra coisa interessante, nosso amiguinho Fedora não monta as partições fora dele por padrão. Traduzindo: nada de conseguir acessar seus arquivos do xp por ele. Isso é uma forma diferente do Ubuntu, que monta todas as outras partições por padrão. Vantagem do Linux que têm suporte a uma "porrada" de sistemas de arquivos. Enfim, não conseguia acessar os arquivos dos outros sistemas, o que me deixou sem minhas mp3 e bastante frustado. É horrível fazer qualquer coisa sem estar ouvindo uma boa música (leia-se Rock'n Roll! huahuahhau)

A parte gráfica do Fedora é o GNOME, idêntico ao do Ubuntu, mas com um tema diferente e uma organização diferente. Não gostei por exemplo da posição da lixeira na barra inferior. Já que ela fica entre as tarefas abertas e as quatro áreas de trabalho disponíveis, o que causa certa confusão. Preferiria que ela ficasse no canto como ocorre no Ubuntu. Mas isso é o de menos e deve ser possível ser configurado (embora eu não faça a mínima idéia de como agora!).
O que notei foi que o tema do Fedora é azul, e pessoalmente, é um tom de azul meio triste. Já dá uma certa sensação de "coisa morta" ao entrar no sistema. Claro que isso é facilmente mudado, só estou falando pois este é o tema padrão.

Entre minhas muitas missões no Fedora estavam: instalar a internet, tanto pelo modem, quanto pela radio (preferência), montar os outros sistemas para serem acessados pelo Fedora, corrigir o Grub do Fedora para que ele reconheça o Ubuntu. Bom, estes itens eu comento em outro post.

Abração

ps.: este texto teve de ser revisado pelo autor pelo excesso de erros, será sono ou falta de mulher? hauhauhaua

Nenhum comentário:

Postagens populares