segunda-feira, 2 de novembro de 2009

[DICA] Recuperando arquivos e partições excluídos por acidente

Galera,
o domingo foi puxado pra mim, tava indo tudo tranquilo, até a hora de ver o jogo do meu glorioso Galo e passar aquele "perrengue" , por sorte vencemos. Depois, coincidiu o momento que o Cruzeiro derrotava o Flu por 2 a 0 e dando passeio, com o momento que por acidente, exclui uma partição extendida. #panico

O que aconteceu foi que eu tava com uma partição com Linux que não estava sendo lida nem pelo Linux nem pelo Windows com ext2ifs. (Lendo sistema Ext2/Ext3 no Windows) Aí sempre quando clicava nela aparecia que a partição não havia sido formatada, eu então, ao invés de formatá-la fui ver se excluia e recriava outra maior. Porém....

Aviso aos encaltos: Muita atenção quando for manipular partições, e se não houver necessidade, não mexa nelas, a não ser que tenha feito backup de tudo que lhe importa no seu hdd.

Eu nunca pensei que com tanto tempo de experiência e nenhuma perda fosse fazer uma cagada dessas a essa altura. O fato é que ao manipular pelo diskpart do Windows XP, eu estava desatento e ao selecionar pelo gráfico qual partição eu queria excluir, sem querer eu não percebi que o que estava selecionado era toda a partição extendida e não apenas a partição lógica que eu queria excluir. Aí confirmei, babau...


Imaginem o pânico que eu fiquei a hora que eu percebi o tamanho do erro que eu tinha cometido? Tinha excluido a partição extendida onde estavam todos os meus arquivos pessoais dos ultimos 5 anos o.O
Logo corri para o Google. E já vou avisando, os primeiros resultados quando se procura sobre recuperar partição excluida, não são animadores. A maioria, incluindo um artigo técnico da Microsoft, falam que não é possível recuperar partições excluídas.

Por sorte, o Fluzão empatou em bh, e eu me acalmei por aqui, daí achei um comentário no fórum oficial do Ubuntu, e me lembrei do TestDisk. Ahaaa! Eu usei esse programa alguns tempos atrás quando meu hdd não estava reconhecendo as partições, na realidade a MFT tinha sido corrompida.

Procurei um tutorial antigo que eu tinha visto no GdH, mas ele foi pro tirado para ser incluído no Livro do grande Morimoto. Enfim, procurei, procurei, procurei. Mas o dia não era para o meu pc, primeiro foi isso, depois ao ler o disco do Kurumin 7, meu gravador de cd (de 2001) dá seu último suspiro. Tento imprimir um help do TestDisk, acaba a tinta da impressora... #ehfoda

O TestDisk vem dentro do Kurumin 7 e também em discos de ajuda como GParted ou UltimateBoot CD. Descobri até uma versão Windows dele, mas preferi usar a do Linux que já conhecia. Porém, o Fluzão virou em bh, e aí eu consegui recuperar os arquivos através do TestDisk. Na realidade como eu exclui a partição estendida por acidente, acabei evitando que pudesse sobreescrever os dados por acidente.

*É porque na realidade, você só perde os arquivos no hdd, quando eles são sobreescritos. Quando você exclui um arquivo, para aumentar a velocidade, o sistema apenas apaga os dados na MFT e coloca um til antes do nome do arquivo, o que indica ao sistema que é um arquivo excluído. Ao ler o hdd, o sistema ignora esses arquivos e considera espaço em branco, podendo reescreve-los. Existem formas de recuperar arquivos sobreescritos, mas aí "buraco é bem mais embaixo" e as chances de que os arquivos estejam corrompidos enormes. Por isso recomenda-se em caso de exclusão por acidente, não usar o hdd afetado como sistema e sim como secundário para que se possa efetuar uma varredura ou recuperação sem que haja sobreescrição de nenhum arquivo por uso normal do sistema.


Aí foi só usar o TestDisk e recuperar a MFT. Porém, ao fazer isso eu perdi acesso a minha partição primária com o Windows XP, daí com a ajuda do Ubuntu 9.10 Karmic Koala que eu baixei ontem, e que vou comentar sobre ele em breve, eu passei os arquivos essenciais para um pendrive e apaguei a partição (agora de forma correta), refazendo o caminho e reinstalando o Windows XP. Infelizmente, não consigo acessar as instalações Linux que faço em minha máquina por um problema de reconhecimento da placa e do hdd que sempre gera erro 18 no grub e nem com partição de boot no começo do hdd consegui resolver, mas isso já é outra história.


Guia rápido para uso do TestDisk para recuperar partições primárias, estendidas ou lógicas, ou arquivos excluídas por acidentes


1 - Baixe o TestDisk, ou use distros que o incluem, ou cds de salvação como UltimateBootCD (links acima).
Você também pode baixar a versão para Windows ou instalar no Linux (debian based) via apt.
sudo apt-get install testdisk
2 - Na janela de terminal do Linux, como root. Você pode se tornar root usando sudo su, na maioria das distros.
3 - Digite testdisk
4 - Na primeira tela, selecione o HDD a ser analizado. Plataforma Intel (maioria).
5 - Escolha a opção Analyze e depois Proceed.
6 - Serão listadas as partições atuais, efetuando o QuickSearch, ele buscará de forma rápida (levou menos de 2 minutos num hdd de 160 GB). Caso a partição desejada não tenha sido encontrada, use a opção Deeper Search (Bem mais demorada para buscar)
7 - As partições encontradas são listadas em verde, e tem os simbolos que as identificam.
* -> Boot | P -> Primária | L -> Lógica | D -> Deletada
Você pode alterar o tipo de cada uma usando seta esq./seta dir. Ou ainda acessar as partições para ver se os arquivos realmente estão lá, apertando a tecla p para entrar nos níveis de pastas e q para voltar.
8 - Estando tudo certo, você seguro de que sua estrutura de partições é a correta, selecione a opção Write para salvar no hdd e reinicie para ver as alterações.


No meu caso, eu consegui recuperar duas partições de forma intacta sem perder nem corromper um único byte sequer. Eu perdi a terceira partição porque ela já esta numa área muito longe do hdd, além dos 137.5 GiB reconhecidos pela placa mãe m810lr 7.1a.

Bom é isso aí. agora não precisa ter pânico, excluiu partição por acidente (não que você deva transformar isso num habito, porque um belo dia você pode não conseguir recuperá-la), você terá como recuperá-la usando o excelente TestDisk. Grande Abraço, e fiquem com Deus.

3 comentários:

Anônimo disse...

molto intiresno, grazie

Anônimo disse...

Pense passei e estou passando por isso agora. Tenho um disco de 3 TB, fiz três partições sendo a última de 120GB pra o Ubuntu, a diagrama grud deu pau formatei o C que é outro disco e reinstalei o Windows. Perdendo o Ubuntu. Ontem fiz a cacagada de reinstalar o Ubuntu e o filha da p. Excluiu todas as partições apagando tudo que tenho há anos. Fiquei a madrugada toda usando o testdisc e quando terminou verifiquei o resultado mandei salvar uns arquivos e tentei salvar as informações da partição. Quando reiniciei que entrou no Windows, estavam la as partições e os arquivos tudo sem perder nada.
Quando ia salvar as coisas mais importantes, sumiram as partições com o Windows rodando, simplesmente voltei ao zero e estou aqui novamente tentando salvar os arquivos mais importantes. Com 12% o scan do disco.
Saulo Menezes
sf64bit@hotmail.com

Maximian disse...

Vamo lá, to nessa tbm, brincando e estudando ubuntu por dias, indo para o mint fiz a caca de não me atentar que o mesmo não perguntou qual disco ou partição instalar (de cabeça quente com a mulher querendo sair enquanto fazia tais processos) só me liguei quando ja instalado o mint, no susto apaguei as partições, particionei apenas 50gb (de praxe faço partições de 50gb para sistemas e o restante de 1tb para arquivos pessoais) vamos ver se o testdisk salva minha vida profissional e pessoal. pesquisei sobre foremost mas o testdisk nunca me deixou na mão em outras coisas mais simples, vamos ver agora... abraço! e rezem por mim =)

Postagens populares