sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Tempos de Linux IV

E a série continua... estou me dedicando bastante ao Linux. Estudei por esses dias, os níveis de permissões no Linux, que são bem interessantes. Estou seguindo o guia FOCA, como citei no post anterior. Muito bom, recomendo!

Estou ainda nas duas distros: gnewsense e Mandriva.

Mandriva 2008.0 Free

O Mandriva está show, tenho usado ele muito. Uso quase com tanta naturalidade quanto usava o Windows. Digo quase porque, ainda sinto falta de alguns programas que uso no Windows, que não achei 'genéricos' no tux, e algumas coisas que só sei fazer no windows. Porém, tenho ido bem, e o modo texto do linux, já tem me conquistado. Além disso, ouço minhas músicas, vejo meus vídeos, tanto no pc, quanto na internet, assisto dvds, ouço cds. Escrevo meus textos para postar no blog. De fato, nem comentei por aqui, mas os últimos três textos sob o título, tempos de linux, foram escritos dentro do próprio Mandriva 2008.0.

De fato, o único, problema que tenho no Mandriva, é que nem a ferramenta nativa do mandriva nem o gnome-cups funcionam, e por esse motivo não consigo adicionar minha impressora. Fora isso, só tenho alegria. Principalmente do ponto de vista de desempenho. O Mandriva é uma distro, com recursos recentes, uma suíte completa de aplicativos e o desempenho dela, tem sido melhor que do meu Windows XP SP2. Seja dito, também, que esse tem muito, mas muito mais programas instalados que o Mandriva, muitos funcionando o tempo todo em background, o que avacalha um pouco o desempenho.

gNewSense 1.1

No gNewSense, a situação está bem mais feia, embora, eu compartilhe a mesma home entre as duas distros, não tenho tido progressos. Pesquisando no Google, consegui um jeito de baixar programas no meu gnewsense, alias, nele não. Funciona assim, ele gera uma lista no synaptic. Eu vou no Mandriva, ou no Windows, e baixo os arquivos que ele colocou na lista.

A idéia é muito boa, porém, mesmo assim, ainda tive problemas chatos de dependência. Incompatibilidade de versões. Mesmo assim, resolvei os problemas das dependências, usando uma técnica que irei explicar em outro post.

Tentei instalar o gstreamer para poder ver vídeos, ouvir mp3, wma, etc... Mas, não consegui, instalei tudo que faltava no gstreamer, até pacote de desenvolvedor, mas o Amarok, que eu também instalei não abriu os arquivos. O Totem, também não consegue abrir os vídeos, alegando que os codecs não estão instalados. Eu ainda não pesquisei sobre isso. Parei um pouco.

Acho que por esses dias vou recompilar o kernel, para ver no que dá. Para a versão mais recente, que eu tenho (2.6.23). Fora isso, ainda penso em outras alternativas, mas ai já acarretaria reinstalação, e não me sinto tão motivado assim, a reinstalar o sistema, talvez depois que terminar o curso do guia foca.

Abraços

Nenhum comentário:

Postagens populares