domingo, 15 de maio de 2011

[Dica] Como habilitar o debugger no Code Blocks

Comecei recentemente a desenvolver em C, de forma obrigatória devido a faculdade. O compilador padrão lá é o Bloodshed Dev-C++, porém a tipificação do código dele é muito crua e dificulta um bocado o desenvolvimento. Não que não seja possível, e sim que não é prático.
Dizem que ele fazia muito sucesso quando foi lançado nos idos de 96, mas hoje em dia está um pouco defasado.

Lá mesmo, encontrei outro mais prático chamado Code Blocks (Code::Blocks). Ele auto-completa o código, utiliza requisição de funções com CTRL+Space, clássico de IDEs. Eu como desenvolvedor Delphi já estava mais acostumado, sem falar a codificação de PHP/Javascript usando o clássico Dreamweaver.

Ele é prático por um motivo simples, ao começar a digitar uma função por exemplo, ele já sugere argumentos usados nela, ao terminar o cabeçalho da função, ele já auto-completa o final. Em C que o código de início e de fim são semelhantes { }, ao invés do begin end do Pascal, podem juntar muitos comandos aninhados, e uma grande confusão na hora de resolver bugs.

Mas um problema que eu tenho enfrentando é em habilitar a ferramenta de Debugger do Code Blocks, mas não estava conseguindo, hoje graças a uma dica do dontpanic encontrada no forum Clube Do Hardware, consegui.


Primeiro é necessário ir dentro do Code::Blocks em Settings > Compiler and debugger > Compiler Settings

Marcal All Categories e depois habilitar duas opçoes:

> Produce Debugging Symbols [-g]
> Enable All compiler Warnings (override many other settings) [-Wall]

Clique em OK.

O pulo do gato é criar um projeto vazio, ao invés de um source vazio. Clique em File > New > Project > Empty Project.

Depois disso, adicione um novo source vazio, será perguntado se deseja adiciona-lo ao projeto, salve o arquivo e pronto, a opção Debugger > Start já estará habilitada.

Simples né?

C'ya

4 comentários:

resoig disse...

Vlw tudo que tava precisando de maneira simples e pratica... tem um pessoalzinho ai que gosta de compicar bixo ta loko, tava procurando isso a um tempinho e nenhuma explicação era completa, nota 10 pra vc. vlw.

Farofa disse...

valeu pela dica,cara. Era justamente isso que eu precisava, do debugger.

Daniela disse...

Valeu!

Gabriel Fonseca disse...

Amigo, sem que não tem nada haver com seu post, mas vc saberia me informar porque quando vou executar um programa pronto, tanto no code quanto no Dev, o pc reinicia ?

Postagens populares