domingo, 28 de outubro de 2007

Tempos de Linux II - Experiências em quatro distros

Minha última semana está sendo bastante fria, afinal estou mexendo tanto no pinguim que não tenho tempo para ter calor humano, risos Trocadilhos a parte, vamos as novidades...
Bem, tinha instalado no meu hdd, quatro distros Linux: gNewSense, Linux Mint, Big Linux 3 e Kurumin 7...

gNewSense - Por ser uma distro livre, ela não dá suporte há muita coisa, pois a maioria os arquivos são de formato propritário: mp3, wma, aac, wmv, avi, mpeg, drivers... É uma distro leve, entre as que eu instalei foi a que ocupou menos espaço no hd, e 2.2 GiB que eu designei para ela foram suficientes... inicialmente, quer dizer. Depois de tentar compilar o arquivo do ndiswrapper, e acusar a falta do kernel source, e na falta dele. Decidi atualizar o Kernel, foi meio loucura, já que embora mexa em Linux há um ano, ainda sou usuário iniciante... Bom, até que tava indo tudo bem, até ele acusar falta de espaço em disco e terminar...
Final da minha experiência no gnewsense, por enquanto...

Linux Mint - O Linux Mint tem um belo design baseado em verde (do mint, em português menta), reconhecimento automático, é uma distro mais normal, o destaque de cara é o "menu iniciar" com função similar ao do Windows Vista. Não entrei em mais detalhes, a versão que eu testei é 3.0 ou Cassandra, também não pude me adiantar. Só instalação usando o LiveCD, ocupou todos os 2.2 GiB que eu havia reservado. Após alguns boots, nem o login era possível fazer por falta de espaço livre suficiente.

Kurumin 7 Light - Esse eu instalei depois de ter instalado o Big Linux, mas mudei a ordem por questões de estabilidade deles aqui. O Kurumin 7 Light funcionou na instalação e um boot, depois ele passou a travar todas as vezes que era iniciado. Só pra lembrar, como já devo ter citado aqui, na última tentativa de instalação do Kurumin 7 Light, ele deu erro no X e não iniciava a interface gráfica, desta vez, o erro parece estar envolvendo a ativação da placa Realtek 8180, que é feito exatamente durante o boot. Sem citar que ele não gravou o grub ao final da instalação o que fez com que eu tivesse ainda que adicionar manualmente via Big Linux.

Kurumin 7 - Para substituir a versão light, como da outra vez, escolhi a versão completa do Kurumin 7. A instalação ocorreu tudo bem, ele também não gravou o Grub, mas com jeitinho funcionou. Porém, após tudo configurado o erro que provavelmente se relaciona a placa wireless Realtek 8180 se repetiu.

Big Linux 3.0 - Ao que parece o Big Linux é baseado no Kurumin, mas os scripts são melhores acabados, ele não é um "canivete suiço" feito o Kurumin, porém possui muitos recursos que facilitam a vida dos iniciantes, além da bela interface. Com ele configurei a placa wireless usando o ndiswrapper com facilidade e instalei rapidamente no hdd. A instalação estava funcionando perfeitamente, até devido ao insucesso nas outras três, eu resolvei montar um novo esquema de partições com apenas 2 linux. Como ponto negativo, principalmente para mim, o fato de ter sido retirado do KDE, o controle de gama do monitor, na opção tela, que é extremamente útil pra mim (uso um CRT antigo que está perdendo o brilho).

Continua...

2 comentários:

Renato Reise disse...

Você não quis testar o Ubuntu? Acho ele melhor que os que você citou.

------------
Controle suas finanças online e de graça
http://www.contaouro.com.br

Saiba mais:
http://contasapagar.wordpress.com

Felipe disse...

olá amigo,
eu testei o ubuntu sim, a última versão, porém, ela não funcionou bem no meu pc. Das que eu citei, o gnewsense por exemplo, é baseado no ubuntu.

Eu só não o citei, porque a última versão não funcionou no meu pc. Porém, as duas versões anteriores, eu testei, e já comentei no blog.

Abraços

Postagens populares