segunda-feira, 14 de maio de 2007

Active Virus Shield, o conhecido AVS

Há algum tempo atrás, eu usava o Avast como antivirus, nunca peguei um vírus com o danado. Sempre achei o Resident Shield dele excelente. Mas, li em fóruns que ele estava ficando para trás na corrida dos antivirus, principalmente entre as opções free. Parti então para conhecer o queridinho da moçada: o AVS! O AVS é baseado no Karpesky, baseado porque usa o mesmo engine, mas tem bem menos recursos que seu pai, que é pago.
O AVS vem de uma parceria com a America Online.

Estou usando o AVS há uns 2 meses, não peguei nenhum vírus enquanto isso. Costumo dizer até que crio vírus de estimação, já que o AVS sempre detecta vírus em três ou quatro arquivos comuns que eu guardo. Hoje resolvi fazer um exame completo no hd, o segundo que eu faço em 2 a quase 3 meses usando o AVS. Os resultados foram os mesmos, ele detectou só os arquivos que eu citei anteriormente como virus.

O que já me desanima um pouco de fazer esses scans completos é o tempo que o antivirus leva. Num Duron 1.1 que é o meu pc, o AVS levou exatamente 8:57:43 para fazer um exame completo em um HD de 40 GB, isso que este HD está com cerca de 10 GB livre. Se estivesse totalmente tomado como costuma, o exame demoraria bem mais.

Mas até aí tudo bem, o Avast também levava anos para fazer um exame, e acho que nesse ponto o AVS é até mais rápido mesmo. Na proteção residente, agora pensando, nunca fui alertado quanto a presença de vírus. Só mesmo com esses scans completos. Será que ele não achou? Meu pc está livre de vírus? Ou ele cuidou deles sem me dizer nada? A resposta eu ainda não sei, mas acredito que a segunda seja mais plausivel, já que uso o AV mais como precaução, minha maior proteção é o bom senso.

abraço

2 comentários:

usucapiao disse...

Sempre recomendei o AVS para clientes após saber de sua existência em um fórum do qual participo, outro excelente antivirus é o AntiVir.

Posso estar chovendo no molhado, mas uma indicação extra para melhorar a segurança de sistemas Windows é o uso do Hijackthis para análises do registro.
[]s

Anônimo disse...

Olá, o avs realmente tem uma excelente proteção, talvez na minha proxima formatação teste este AntiVir, que tb já ouvi ser mt elogiado.

Chover no molhado? ñ ñ.. o HijackThis é uma ferramenta indispensavel com certeza!

Valeu o lembrete, abração!

Postagens populares