domingo, 3 de agosto de 2008

Review: Picasa X Flickr, quando usar um e quando usar o outro

Esse post era para ser apenas uma review do serviço Picasa do Google, porém, achei mais interessante, fazer um artigo comparativo entre os dois serviços mais conhecidos: o Flickr do Yahoo! e o Picasa do Google.
O Picasa é um programa de edição e gerenciamento de imagens muito simples e prático, mas não por isso escasso de recursos. Ele tem uma ampla gama de recursos fáceis de usar e uma forma de gerenciamento diferente e eficiente. O Picasa Web é uma extensão do poder de fogo do programa de edição de imagens do Google, só que na internet. O Flickr é o famoso serviço de compartilhamento de fotos do Yahoo! é uma galeria virtual, onde as pessoas podem mostrar suas fotos e interagir umas com as outras.

Totalmente integrado com o programa Picasa, o album web tem recursos muito bons, mas diferentes do Flickr, por exemplo, e talvez por isso, até mirando outro público alvo.

Diferenças entre o Picasa e o Flickr.

Picasa
limite de armazenamento na casa de 1 GB (free) e opções de compra de mais espaço.
acesso aos arquivos originais, incluindo opção de download
limite para cada arquivo de foto em 20 mb (free), sendo o limite para vídeos de 100 mb.
limite de amostragem inexistente, todas as suas fotos podem ser vistas independente de quantas fotos você já subiu.
opções de privacidade básicas
sem limite de albuns
comunidade básica: favoritos
comentários: sim
tags: sim
gerenciamento de arquivos básico
integração: Picasa
interface: simples

Flickr
limite de upload na casa dos 100 mb por mês (na prática, espaço ilimitado, se você envia até 100 mb por mês)
acesso ao arquivo original somente para quem é usuário pro (pago), fora isso todos só tem acesso as imagens redimensionadas que são em 75, 100, 240, 500 e 1024.
limite de amostragem na casa de 200 fotos (free), as outras não são deletadas, mas também não são mais mostradas.
limite de sets (albuns)
limite para cada arquivo de foto em 10 mb (free) e 20 mb (pago), sendo o limite para vídeos de 150 mb.
opções de privacidade avançadas
comunidade avançada: amigos, contatos, favoritos
comentários: sim
tags: sim
gerenciamento de arquivos avançado
integração: nula
interface: avançada

Trocando em miúdos

Na revisão que eu fiz desses serviços, nada mudou em relação a revisão anterior que eu fiz ainda ano passado. O Flickr continua sendo uma galeria muito mais completa e focada em sua comunidade do que o PicasaWeb, porém, tem limitações para poder oferecer seu serviço Pro. Dependendo das necessidades de cada usuário pode ser ruim ou não.

Se você é um usuário que envia menos de 100 mb de fotos para o serviço por mês, gosta de ter interação com a comunidade, através da lista de amigos e comunidades, busca um melhor controle de privacidade e melhor gerenciamento online, ou ainda, se você é alguem que está interessado em divulgar seu trabalho como fotográfo, ou gráficos e quer uma galeria avançada e bem divulgada para isso, porém tudo isso, limita as últimas 200 fotos enviadas, você deve optar pelo Flickr.

Parece que acabei com o PicasaWeb né? Mas não, o PicasaWeb já é mais focado no armazenamento e interação menor da comunidade, e principalmente com sua integração com a ferramenta de gerenciamento e edição de imagens: Picasa. Como disse antes, dependendo das suas necessidades, isso pode ser ruim ou não.

Se você é um usuário que usa o programa Picasa para alterar, organizar, gerenciar suas fotos. Usar a versão web dele é uma mão na roda, em poucos cliques, você já enviou suas fotos para o serviço sem o limite de 100 mb mensal (porém, o limite de 1 GB total (free)). Você tem interação com outros usuários através dos comentários, pode organizar suas fotos através das tagas (esses dois últimos assim como no Flickr). Uma grande vantagem do Picasa, é o não limite para criação dos albuns e principalmente não haver limite para quantidade de fotos mostrada. Ideal para quem quer guardar  fotos online, sem se preocupar com perdas de qualidade devido ao redimensionamento (já que o original tá lá, mesmo se você for usuário gratuito) e sem se preocupar com um provável limite de uploads, havendo opção para albuns públicos ou privados, sendo a única diferença entre eles, a url ser conhecida ou não. Se você se encaixa nesse perfil, você deve usar o Picasa.


Concluindo

Ambos os serviços são de ótima qualidade, um melhor para quem quer se divulgar (Flickr) e outro para quem quer guardar suas fotos ou compartilha-las, mas sem se preocupar muito com interação (Picasa). Como opção pessoal, por eu me encaixa mais no segundo grupo. Porém, não deixo de ter minha conta no Flickr, a espera da minha digicam *-*  e futuras "artes" fotográficas.

Quer conhecer? Visite minhas galerias

no Flickr



no Picasa




Observação:
Pelo que compreendi, o Flickr e o Picasa são galerias fotográficas!
Se você é um artista, fotomanipulador ou algo assim, talvez, se sinta mais em casa usando um serviço como o DeviantArt, por exemplo. Agora se você é um fotologger, talvez goste do Flickr, mas o ambiente lá é mais sério, então talvez você se sinta mais confortável, no fotolog ou no flogão. Claro, que é só uma opinião pessoal, você usuário, deve usar o serviço que atende melhor as suas necessidades, e principalmente aos seus gostos! =)

Um grande abraço, e fiquem com Deus

2 comentários:

Marcelo Ribeiro!!![Mar] disse...

valew pelas informações aí mas eu prefiro o picasa não quero minhas fotus exibidas rsrrs

Ramone disse...

nossa, coment super antigo aqui ainda nem tinha visto ahuhaua , valeu

Postagens populares