terça-feira, 8 de maio de 2007

Desisti do Fedora 6 por enquanto

Olá pessoal,
Bem, como o próprio título já diz, eu desisti do Fedora por enquanto. Nâo tive muita sorte com a distro, os drivers da placa de radio não deram certo, assim como também não funcionaram os do modem hsp56. Não consegui montar partições nfts nele também.

Que eu consegui foi consertar o grub para o Ubuntu reaparecer. Foi simples. Depois de montar a partição do Ubuntu. (Editei o /etc/fstab coloquei referência a partição, depois em /mtn, criei a pasta ubuntu e por fim, usei mount /mnt/ubuntu). Assim copiei do grub do Ubuntu os dados necessários para iniciá-lo e colei no grub do Fedora que estava como padrão. Depois disso reinstalei o grub na mbr com grub-install. Isso só foi possível na conta root, antes o /etc/fstab nem estava disponível.

Não gostei muita da distro não... só confirma que eu não tenho sorte com distros da Red Hat. A primeira que eu coloquei a mão, foi uma da Red Hat e também não deu certo de jeito algum.
Fato que me afastou do Linux até que eu conheci o Kurumin em 2006. O Fedora é uma distro bonita, usa o GNOME, mas não tem suporte a muitos drivers, nem vem com o gcc instalado. Eu não dei sorte com ela por causa da falta de sorte nos dispositivos de acesso a internet, mas outros podem ter mais sorte.

Eu não desisti completamente do Fedora, o fato é que eu acabei precisando da partição (espaço) para gravar um dvd que eu estava copiando. Como o Fedora não estava funcionando bem, entre ele e o Ubuntu, preferi excluir ele. Inclusive deu um trabalhão excluir a partição do Fedora no Ubuntu. Eu instalei o gparted pelo apt-get (apt-get update, depois como root, apt-get install gparted). E tentei formatar a partição em ntfs. Não estava disponível, tentei em FAT32, deu erro falando que já estava montado. Tentei de novo não deu certo. Desmontei a partição via terminal (umount /dev/sda9, o ubuntu reconhece todas as partições como hds scsi), só consegui quando decidi excluir a partição e aí então formatar e mesmo assim deu erro, então usei o comando mkfs.vfat para formatar e aí funcionou. Mas depois a partição apareceu no XP. O detalhe é que o grub era do Fedora, ao formatar a partição dele, perdi o grub e consequentemente todos os sistemas operacionais do hd. Usei o cd do xp e reinstalei a mbr com (r para entrar no console de recuperação após os sistema carregar e depois, fixmbr).

Para corrigir o grub e de novo recuperar o Ubuntu. Pretendo fazer o seguinte: Usar um live-cd do Kurumin, copiar as informações do grub do Ubuntu para o grub do Kurumin e tentar instalá-lo na mbr. Depois eu comento aqui se deu certo.

Já estou pensando nas próximas distros que eu vou testar. Estou tentado em duas: OpenSuse 10 e Slackware 11. Uma é considerada das mais simples para o usuário iniciante, a outra é considerada a distro linux mais pura disponível. Bem, destas eu ainda teria que baixar. Mas em casa eu já tenho duas: Gentoo e Resolinux. Vou comprar uns cds, gravar as iso que eu tenho e testar uma delas, é mais prático. Ainda não terminei nem de ler a apostila básica do Foca sobre Linux. rsrs

Bom, são 4 da matina, boa noite!

Abração

Nenhum comentário:

Postagens populares