terça-feira, 8 de maio de 2007

Futebol: Fim do jejum

O Galo se sagrou campeão mineiro de 2007 ao perder para o Cruzeiro por 2 a 0. Putz, ele se sagrou campeão ao perder? É.. é duro de ouvir, mas foi isso mesmo. Como venceu o Cruzeiro no primeiro jogo por 4 a 0, e perdou só por 2 a 0, na soma dos resultados ficou 4 a 2. Para o Cruzeiro ser campeão era necessário que a soma desse 4 a 4.

Ao contrário do primeiro jogo da final, quando o time marcou o Cruzeiro em cima. Na segunda partida o galo esteve mais acomodado marcando a distância, errando muitos passes e pecando nas finalizações, principalmente no segundo tempo.

Num erro de marcação logo aos 10', Guilherme (jogador muito bom) recebeu livre e marcou um belissimo gol num chute de longe colocado no canto de Diego. O gol assustou a torcida alvinegra e animou a celeste, além de empolgar muito o time que viu o primeiro passo da dificil missão sair antes dos 15' do primeiro tempo.

O Galo se reestabeleceu e teve até a chance de empatar com Danilinho na melhor oportunidade do galo no primeiro tempo. Ele recebeu o lançamento e chutou cruzado num chute que tirou tinta da trave direita do goleiro Lauro. Quando tudo parecia que ia ser apenas 1 a 0 no primeiro tempo, o galo bobeou em um escanteio e o zagueiro Wellington recèm-promovido do juniores, marcou de cabeça. 2 a 0, metade do caminho cumprido até a metade do jogo. A pouca torcida azul que estava presente (a proporção era de 10 atleticanos para 1 cruzeirense), ficou animada enquanto a do galo "punha a barba de molho". Mas antes do final do primeiro tempo, o inexperiente zagueiro Luisão tentou acertar Vanderlei sem bola na cara do arbitro, "não teve choro nem vela", expulso!

No segundo tempo, o galo voltou tão perdido quanto no primeiro tempo e só melhorou, quando Levir Culpi tirou o atacante Éder Luis para a entrada do volante Germano. Eu nunca sou fã desse esquema defensivo, mas como a bola não parava no pé dos atacantes, é melhor reforçar o meio. E foi o que ocorreu. A entrada de Germano, que entrou mordendo firme e tomou a liderança do meio-campo alvinegro foi um divisor de águas que foi fundamental para que o Atlético, mesmo jogando muito pior que o Cruzeiro, que jogava com 10 desde o fim do primeiro tempo marcasse o terceiro gol.

O Cruzeiro continuou dominando até os 40', pois os jogadores alvinegros marcavam mal, se posicionavam mal, perdiam a bola no "quique" dela no chão e não conseguiam tirar vantagem da superioridade numérica. Desesperado o técnico interino do Cruzeiro colocou mais um atacante e fechou o caixão azul. Pois perdeu totalmente a ligação com o ataque. A partir daí foi "olé" do galo até o apito final do árbitro e o fim do jejum de sete anos sem conquistas do título mineiro.

Foi o segundo título consecutivo do galo. O primeiro foi a Série B (blarg!) do ano passado. Essa quarta o galo enfrenta o botafogo no Rio de Janeiro. O time carioca que perdeu o título carioca para o Flamengo nos pênaltis, pôs ingressos a R$ 1,00 para novamente lotar o Maracanã e sair com a classificação.

Como o primeiro jogo foi 0 a 0 no Mineirão, o galo tem uma vantagem! Qual? Bem, qualquer empate com gols o classifica. Ou seja, nada de retranca, o galo tem de partir para o ataque e marcar rápido contra o Bota. Infelizmente, os jogadores do galo nunca fazem o necessário e é por isso que até hoje o alvinegro de BH nunca chegou nem mesmo a final da Copa do Brasil.

Saudações alvinegras

Um comentário:

Felipe Eugênio disse...

Cara, que bom saber que você do Galo, pois é o time em todo o Brasil que mai se assemelha com o Gremio, meu time de coração. Não só por ter caído e voltado de maneira histórica, mas por ter toda uma história, um nome, um time copeiro e raçudo. Não menospreze o título da série B, pois assim como a série A, não é nada fácil, e para nós, foi a escalada para chegar onde estamos, e hoje é a primeira semi-final da libertadores, contra o Peixe, e eu estarei lá, sempre apoiando!

P.S.: Você sabia que há uma coligação das duas torcidas?

Abraço

Postagens populares