sábado, 10 de novembro de 2007

Tempos de Linux III

Olá pessoal,

meus estudos em Linux se intensificaram na última semana. Tenho utilizado duas distros: gNewSense, uma distro totalmente livre e Mandriva One 2008, uma distro que já vem com tudo.

No Mandriva, consigo acessar Internet, ouvir qualquer arquivo de áudio, ver dvds, vídeos, conectar no msn através do Kopete, etc... Uma vida normal, quase igual ao Windows. Para instalar programas, simples comandos no rpmdrake, e 'voi lá', tenho o que preciso.

Já no gNewSense, a coisa é diferente, por ser uma distro livre, ele não vem com nenhum software proprietário. O que complica muito minha vida. Por esse motivo, decidi usá-lo para o aprendizado.

Com certo custo, mesmo sem internet nele, baixei os pacotes necessários para ouvir mp3. Aleluia!! rs Foi a única coisa, que consegui também. Tentei instalar os kernel-headers e kernel-source para compilar o ndiswrapper, ou o driver da placa de radio (rt8180), mas deu um monte de erro, e eu não sei mais o que fazer para corrigir.

Durante o dia de ontem, fiquei toda a parte da tarde, toda a noite e até a metade da madrugada, estudando linux, uma forma de conseguir compilar o que preciso, mas não consegui. A versão do kernel-source é diferente da versão do kernel que eu tenho por pouco: 2.6.15-27 e 2.6.15-27-386.

Minha última opção é atualizar todo o kernel. Nesse caso instalaria a versão 2.6.23. Acho que é a mais atual. Mas quero evitar isso, porque pelo que já ouvi dizer, não é garantia de estabilidade e além de tudo, isso eu já testei da outra vez, é um processo extremamente demorado.

Fora os trabalhos práticos, estou estudando o guia FOCA, nível iniciante...

Bem, vou indo, depois relato mais como andam os progressos ;)

Nenhum comentário:

Postagens populares