sexta-feira, 22 de setembro de 2006

Clones! Como encontrá-los!

Fala galera,
bom por aqui está tudo otimo e com vcs? Seguinte, eu hoje estive diante de uma situação de ter de encontrar alguns arquivos duplicados de algumas fotos que eu salvei do flogao. Vocês nem imaginam fotos de que né? huahuahua.. Bom, eu tenho o ACDSee instalado e ele tem esse recurso, o problema é que o ACDSee acha realmente todas cópias idênticas das fotos, mas me faz ter de selecionar em cada dupla, qual delas será excluído.

No exemplo, que eu usei hoje, eu tinha de excluir 448 arquivos. Imaginem, clicar na dupla, clicar em qual excluir e depois em deletar, e repetir esses movimentos no mínimo 448 vezes? Entediante, sim eu sei! rsrs

Diante dessa situação, fiquei de encontrar um outro programa que fizesse isso pra mim. Fui no SuperDownloads, e fiz uma busca por duplicados, foram listados todos os programas que encontram arquivos duplicados. Organizei a lista pelas que tinham mais downloads, e então baixei alguns para experimentar.

O primeiro, DoubleFinder, encontrava todas as duplicatas rapidamente, tinha até algumas opções. O grande problema é que para excluir ele também exigia que eu fizesse isso um por um. Não resolveu no meu caso.

O segundo foi o CloneSpy, bem recomendado, mas que um usuário estava reclamando que ele havia detonado o seu Windows 2000 (eu já imaginei que fosse alguém que não soube mexer com o programa, e como vocês poderão ler mais a frente foi por isso mesmo!). Baixei o programa, nem precisa instalar. Adicionei uma pasta para que ele fizesse a busca, selecionei duplicates apenas. E fiz a busca, ele rapidamente encontrou as copias, e me perguntou para excluir uma por uma. Só que eu já havia visto que esse programa tem duas opções: Delete Direclty (Apagar diretamente); Defer delection to batch file (cria um arquivo de exclusão em lote). Primeiramente, marquei a opção Delete Directly e cliquei em Scanning. Ele encontrou e excluiu todas as duplicatas. Pronto! Objetivo concluído, ele encontrou todas as copias, sem nenhum erro, e excluiu sozinho todas as copias para a lixeira.

Mesmo tendo encontrado um programa que fazia o que eu queria ainda testei o outro que eu tinha baixado também. DupKiller, o nome dele. O programa é que o dá mais opções também, mais completo. Exige instalação e não é dificil de mexer, basta dar uma olhada em todas as opções fazer a configuração que mais se adequa a qual tipo de duplicata você quer encontrar.
O problema dele, é que a exclusão também de ser feita um por um.

Conclusão: Dentre todos os que testei o melhor para encontrar arquivos duplicados, e não estou falando apenas de imagens, é o CloneSpy. A versão que eu testei foi a 2.1 em inglês, sem necessidade de instalação. O programa vem num arquivo zip compactado e tem 608 Kb. Esse programa me conquistou: leve, tanto para baixar quanto para executar; completo nas funções; e extremamente útil no que lhe é proposto. Ah, ele, assim como os outros dois, é gratuito!

Abraços

Nenhum comentário:

Postagens populares