quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Problemas: Formatação com o Partition Magic 7 detonou meu Windows XP

Olá pessoal,
as coisas não estão boas para mim não. Durante esse último final de semana, perdi um tempo enorme preparando meu hd que tinha uma única partição ntfs, para ser reparticionado e poder finalmente instalar o Linux. Só que mesmo eu tendo feito todos os passos necessários como passar o chkdsk e depois desfragmentar (diversas vezes!), mesmo assim, ocorreu o tão terrível erro, e minha instalação do Windows XP foi corrompida. Surgiu um erro de "Volume Genérico" não passou no teste do logotipo do Windows XP, alguns serviços não iniciam mesmo que indicados como automático, como por exemplo o audio do Windows. A lixeira foi danificada, e comandos simples como copy&paste não funcionam, a barra de tarefas não é exibida e alguns programas não iniciam, em geral programas do próprio Windows, como o visualizador de imagens.

Tentei durante alguns dias resolver este problema, sem sucesso! Sei que a solução mais simples é a formatação, mas esta implica em ter de reconfigurar tudo de novo. Sabem aquele ponto, quando o sistema está rolando redondo? Você manda executar um vídeo, ele executa, você manda abrir uma música ele abre, sem precisar de baixar isso ou aquilo, isso só pra citar. O fato é que embora uma instalação nova do Windows XP seja mais rápida, ela é menos funcional e menos prática! A instalação atual do Windows XP, esta que eu estou usando agora para postar aqui, é original de janeiro de 2005, quando comprei o pc, ou seja, é a instalação OEM, e durou quase 2 anos e meio, sem precisar ser reinstalado uma única vez, sem travar uma única vez (com exceção é claro, de problemas de drivers de dispositivos ou então queda de energia que fez uma única vez o setor mbr ser corrompido), de resto, o Windows XP se mostrou o sistema operacional mais estável que eu já vi, compatível, simples e fácil.

Com estes comentários eu não estou querendo criticar outros sistemas operativos, só estou dizendo que se a pessoa saber usar o sistema, as chances de ter problema com eles são mínimas, e a expressão "Ruindows" se torna inválida. Cuidados como antivirus atualizado, instalar o Service Pack 2, ter um antispyware na máquina e passar alguns scans periodicamente, usar um firewall, não abrir arquivos anexos de desconhecidos, conferir se o endereço do site que você está acessando é realmente do site que você está acessando... etc.. cuidados simples, que fazem a vida tranquila. É uma opinião que tenho por experiência própria.

Para quem durante um bom tempo foi usuário do Windows 98, usar um sistema que não trava, é algo incrivel, pois no 98, os reboots ocorriam no mínimo três vezes ao dia. Até mesmo na hora de ejetar um cd, coisa que por exemplo não ocorre no XP.

Bem, não estou com paciência nem tempo para tentar ficar descobrindo se há solução, sem incluir formatação e instalação, sendo assim, vou fazer uma formatação de baixo nível, já aproveitando que tenho que verificar a saúde do meu hd (o S.M.A.R.T reporta Good Status, mas o status caiu alguns pontos e eu tenho 2 bad blocks no hd). Vou recriar o esquema de partições do zero, e reinstalar e reconfigurar meu Windows XP.

Abraços

2 comentários:

Lucas Moll disse...

to com um problema parecido quanto às partições do HD. passei um CHKDSK, desfragmentei e dpois fui criar uma partição de 40gb (ñ consegui mais por conta do limite q eu n consegui mudar/entender do partition magic). dxei rolando o processo e acabei cochilando. acordei com meu pai dizendo q o pc naum ligava mais: qdo na tela de inicialização do windows, pisca a maldita tela azul com algo escrito, mais n da pra ler pq eh em um milesimo de segundo, e reinicia o pc. nem em modo de segurança nem nada da pra acessar o hd. usei um boot cd do Ubuntu, mais nem por ele consegui acessar o hd. agora to tentando corrigir com o cd do windows.
bom, dpois do desabafo: windows xp eh bonzinho na minha opiniao. gostava mto dele ateh mexer no MAC OS Panther do meu irmão. puta negoço legal! os problemas q eu tenho em um dia com o XP eu n tenho em um ano com o MAC. sensacional, akilo q eh estabilidade.
abraço e obrigado pela paciencia de ler, caso o tenha feito =]

Ramone disse...

Provavelmente o sistema de arquivos foi corrompido, a solução mesmo é tentar refazer através do cd do xp. E mesmo assim eu não sei bem. Quando tive esse problema, dei sorte porque o sistema de arquivos não corrompeu, embora a instalação tenha sido corrompida. Tenta salvar o máximo que pude faz um backup e formata.

Realmente o Mac OS X é muito superior ao Windows, tanto em estabilidade quanto em inovação, é um produto Apple afinal. Ainda não tive oportunidade de testar um Mac, mas quem tem um não troca.

boa sorte no seu Windows..
Em caso de problemas temos sempre o Linux ai, e o Mac atual tem kernel linux. ^^

abraços

Postagens populares