quinta-feira, 17 de abril de 2008

[Linux] Urnas eletrônicas rodarão GNU/Linux


Brasil é pioneiro na adoção do Linux em eleições

Recentemente o TSE divulgou que as urnas eletrônicas brasileiras vão rodar GNU/Linux. Antes elas rodavam dois sistemas, o VirtuOS e Microsoft Windows CE. No total, serão migradas 430 mil urnas para o novo sistema. Ainda não foram divulgados detalhes de qual sistema vai ser adotado (e provavelmente não será por causa do sigilo).

Segundo o Giuseppe Janino, secretário de tecnologia da Informação do TSE, as urnas não têm nenhum dispositivo de conexão e todas são lacradas. Isto impossibilitaria uma invasão dos dados, mesmo tendo todo o código aberto. A decisão da migração está ligada a requisitos de segurança e melhor auditoria.

Um fato interessante é que o sistema de assinatura digital que validará o software de votação será aberto aos partidos para análise. Os aplicativos desenvolvidos ficarão à disposição dos representantes dos partidos, em uma sala de apresentação, com acesso controlado e restrito, no TSE em Brasília. Ponto para o governo. Só espero que os lacres não sejam violados antes da votação.


fonte: http://info.abril.com.br/blog/luizcruz/20080411_listar.shtml

Nenhum comentário:

Postagens populares