sábado, 19 de abril de 2008

[Review] Rápida análise do Firefox 3 beta 5

Estou utilizando desde as versões alpha, o Firefox 3. Já tive alguns problemas de estabilidade, principalmente no gerenciador de downloads que foi reformado. Porém, essa nova versão consegue superar a versão anterior. Entre os recursos que eu quero destacar, estão:

No gerenciamento de favoritos e histórico: Na versão 3 os dados são armazenados em uma base SQL rodando SQLite, com isso a pesquisa ficou muito mais fácil e rápida. Quer encontrar um site?

Digite algumas palavras sobre ele na barra, se você já o tiver visitado ou ele estiver em seus favoritos, ele será listado, não importando em qual parte do endereço, ou do título do site, estão as palavras que você digitou. Isso otimiza incrivelmente e torna quase desnecessário digitação para sites comumente acessados.

Pesquisa automática: Se você digita uma palavra na barra de endereços e pressiona enter, ele procura no Google e retorna o primeiro site encontrado. Isso aconteceu ao eu digitar vim (fui redirecionado ao site do famoso editor linux Vi Improved).

Favoritos em um clique: Agora você pode adicionar um site a sua lista de favoritos, clicando na estrela no final da barra de endereços. Ela se tornará amarela, e o site automaticamente entrará para a lista de favoritos. Para mais opções, dê um clique duplo sobre a estrela. Será aberta uma janela, onde você pode escolher a pasta onde ficará o favorito e também, definir tags, como no Del.icio.us!

Tags nos favoritos: Com o uso de tags, fica mais fácil a organização e gerenciamento dos favoritos, você ainda pode combinar o uso das pastas com as tags. Digite na janela anteriormente citada as tags desejadas e separe-as por vírgula. Por exemplo: linux, windows, SO. Para palavras compostas, por exemplo: Sistema Operacional, Linux, Windows. Como a separação é feita por vírgulas podem existir tags separadas por espaço tranquilamente, diferente do Del.icio.us.

Smart Bookmarks: Permite rápido acesso aos sites adicionados recentemente, aos sites mais visitados e as ultimas tags adicionadas.

Segurança: O Controle de segurança através de certificados de sites foi aprimirado, com isso fica mais dificil sermos iludidos por Phishing Scan. Na barra de endereços ao site ser carregado é verificado o certificado dele e exibido no espaço onde fica o ícone do site, logo antes do endereço do site na barra de endereços.

Gerenciador de Downloads: Embora ainda instável, o gerenciador de downloads agora possui um scanning por vírus, além de campo de pesquisa, caso seja necessário encontrar um item numa longa lista. Porém, o scanning torna o download mais demorado e algumas vezes ele entra em loops eternos (ato de executar a mesma ação indefinidamente), o que causa um bug, que faz com que a próxima vez que o browser seja iniciado, todos os arquivos da lista sejam baixados novamente.

Por hora só observei isso, após o feriado vou testar a última versão do Minefield (que é a versão de testes do Firefox, o "campo minado" é uma versão gerada todos os dias, com as últimas atualizações, sendo por isso bastante instável, porém nessa versão ja baseada no beta 5, a estabilidade é muito grande). Concluindo, o Firefox 3 está muito melhor que a versão anterior, um pouco mais pesado, talvez por causa do SQLite, mas muito superior em recursos e desempenho geral.

Abraços

Nenhum comentário:

Postagens populares