quinta-feira, 3 de abril de 2008

[Leitura] Como Fazer Perguntas Inteligentes

Recebi por email na lista [delphi-br], um interessante texto. O InfoSecurity tem texto sobre como fazer perguntas em listas de discussão, fóruns ou qualquer canal de ajuda que não seja suporte técnico. Leitura recomendada!

Confiram os primeiros parágrafos do texto... Leia na íntegra.

No mundo dos hackers, o tipo de resposta que você obtém as suas perguntas técnicas depende muito mais de como você faz a pergunta do que da dificuldade em preparar a resposta. Este guia ensinará a você como fazer perguntas do jeito mais indicado para conseguir uma resposta satisfatória.

Agora que o uso do open source está bastante difundido, é mais comum você encontrar respostas de outros usuários, mais experientes, do que dos hackers. Isto é uma Coisa Boa: usuários tendem a ser um pouco mais tolerantes com os tipos de problemas que os novatos enfrentam. E ainda, tratar estes usuários como hackers, da maneira como recomendamos aqui é, geralmente, a maneira mais efetiva de conseguir respostas úteis deles também.

A primeira coisa que você deve saber é que hackers realmente gostam de problemas difíceis e questões boas e intrigantes sobre estes problemas. Senão, nós não estaríamos aqui. Se você nos der uma questão interessante para mastigar nós ficaremos gratos à você; boas perguntas são um estímulo e um presente. Boas perguntas nos ajudam a desenvolver nosso entendimento, e freqüentemente revela problemas que não conhecíamos ou sobre os quais nunca pensamos. Entre hackers, “boa pergunta” é um forte e sincero elogio.

Apesar disso, hackers têm a reputação de encarar perguntas simples com arrogância e hostilidade. De vez em quando aparentamos ser rudes com novatos e ignorantes. Mas isto não é verdade.

http://www.istf.com.br/?page=perguntas


abraços

Nenhum comentário:

Postagens populares