quarta-feira, 16 de abril de 2008

[Internet] Wiki brasileiro mapeia crimes praticados no País de forma colaborativa

Projeto Wikicrimes permite a qualquer internauta marcar em um mapa virtual o local onde foi vítima de um crime.

Um wiki brasileiro voltado a mapear os crimes no País ganhou destaque na BBC nesta terça-feira (15/04). O projeto Wikicrimes, do professor Vasco Furtado, da Universidade de Fortaleza, permite a qualquer internauta marcar em um mapa o local onde foi vítima de um crime.

A repórter da BBC, Helen Clegg, foi vítima de um assalto no Rio de Janeiro e usou a ferramenta para reportar o crime, além de escrever uma reportagem sobre o assunto.

A proposta da ferramenta colaborativa, conforme relata Furtado em seu blog, é que as pessoas possam identificar as áreas onde estão ocorrendo crimes. “Se todos participarem, o mapeamento criminal passa a ser feito colaborativamente e todos terão o benefício de ter acesso às informações de crimes no mapa”, diz o professor, no blog.

Segundo ele, é comum as vítimas de assalto no Brasil não darem queixa à polícia, por acreditarem que isso não surte efeito. “Pesquisas feitas com vitimados em alguns estados brasileiros mostram que a sub-notificação pode, em áreas densamente povoadas, chegar a 60% para certos tipos de delitos”, relata o Furtado.

O site entrou no ar em beta em 14 de dezembro e já conta com 1122 crimes registrados, em diferentes cidades do País.


fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2008/04/15/wiki-brasileiro-mapeia-crimes-praticados-no-pais-de-forma-colaborativa/

Nenhum comentário:

Postagens populares