quarta-feira, 5 de novembro de 2008

[Offtopic] Obama é eleito Presidente dos Estados Unidos

A série 24h já previa e agora virou realidade. Um negro finalmente foi eleito presidente dos Estados Unidos da América, bem dizer que Obama no Brasil por exemplo não seria considerado negro, mas como nos EUA não existe meio termo, ou é branco (pele clara) ou negro.

Obama conquistou o país, entrou como o arauto da Esperança na recuperação dos americanos num momento tão complicado de sua história. Conquistou  votos em mulheres, hispânicos, quase totalidade entre os negros e até mesmo entre os brancos, que eram o maior reduto de votos do seu adversário.

Parabéns Senador, e agora Presidente. Que os EUA acabem com as barreiras que ainda existem entre as raças por lá, que não seja mais motivado pela Guerra e que reencontre seu caminho, e o mundo também.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Windows: Consumo exagerado de memória RAM no ZoneAlarm

Alguns dias atrás, adquiri mais 512 mb de ram para meu pc. Ele já estava no gargalo da memória e estava tendo de recorrer muito a Swap ou no Windows, arquivo de paginação. E como o desempenho do hd também está péssimo, devido ao desgaste físico e danos físicos (leia-se aqui: bad blocks), cada vez que ele tinha de fazer isso, o pc simplesmente travava (ficava congelado até que a tarefa fosse feita).

Após ter colocado mais memória, mesmo com o baixo desempenho do hd, esses travamentos sumiram já que as tarefas de Swap se tornaram menos frequentes e o cache do sistema aumentou, na prática dobrou. Porém, fui percebendo que existia um "comedor" de RAM no meu pc. O que antes estava fazendo sobrar cerca de 200 MB de RAM livre, agora fazia sobrar 60 ou 70 mb. Ao verificar notei que o ZoneAlarm, que antes de eu formatar o pc consumia 35 a 70 mb, agora estava consumindo incriveis 260 MB o.O

Fui pesquisar no oráculo para ver se conseguia encontrar registros a respeito disso e não encontrei nada. Pensei então na segunda hipotese, eu estava usando uma versão antiga do ZoneAlarm, a versão 5.x... Então decidi atualizar o programa para a versão 7.x e não é que isso solucionou o problema? Pois é, o gasto do VSMON, caiu de 260 mb para 42 mb, e está sobrando cerca de 250 mb de RAM para os programas do meu pc. ^^



Esse é um exemplo claro de quando mais RAM é útil. Meu pc se tornou mais rápido, porque ao adicionar mais memória ram, ele precisou fazer menos SWAP (paginação), acessando menos o hd (que é bem mais lento que a RAM), dando maior velocidade e estabilidade no geral. Porém, testei um jogo, Winning Eleven 7, bem antigo, mas... e a velocidade deste não se alterou, já que ele consumia menos recursos que eu já tinha antes, ou seja, ele nunca atingia o gargalo do pc, e a RAM não melhorou seu desempenho. O desempenho de programas como Firefox (famoso comedor de memória), Photoshop, e até mesmo do Audacity também melhorou, pelo mesmo motivo que citei antes, com mais RAM, eles precisam fazer menos SWAP. Mas caso seu pc ainda não atinja o "gargalo" de memória, o desempenho pode não melhorar. De qualquer forma, RAM é o upgrade mais simples, barato e normalmente traz bons resultados, então quase sempre é uma boa pedida.

Abraços

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Pesquisa: Celular é o dispositivo mais importante para 85% dos jovens brasileiros

Estudo da Motorola com cinco países mostra que mulheres, no geral, consideram celular mais importante do que os homens.

O celular é o dispositivo móvel mais importante da vida de 85% dos jovens do Brasil e da China, revelou pesquisa da Motorola nesta segunda-feira (13/10).

O aparelho também é considerado o mais significativo no universo de 78% dos jovens da Coréia do Sul, 79% dos norte-americanos e 74% dos entrevistados do Reino Unido.

Segundo o levantamento entre jovens com idade de 16 a 27 anos, as mulheres consideram o celular mais importante que os homens - 84% contra 77%, respectivamente.

Quando questionados quanto às inovações que esperam em seus aparelhos nos próximos 25 anos, 28% dos nativos digitais do Brasil, 27% dos EUA e 31% do Reino Unido esperam inovações em entretenimento.

Os chineses mostram interesse na área de finanças e tecnologia domiciliar, como sistemas de alarme (23%), enquanto ferramentas para sala de aula e escritório combinadas ao celular são preferência dos EUA (26%), Brasil (28%) e Coréia do Sul (29%).

No futuro, os celulares afetarão positivamente os relacionamentos pessoais, na opinião de 69% dos jovens entrevistados no Brasil e 48% na Coréia do Sul.

Já nos EUA, os jovens vêem os dispositivos móveis como impulsionadores no acesso a notícias (79%), enquanto na China, 68% pensam que o aparelho beneficiará a segurança e privacidade.

O país mais propenso a comprar pelo celular é a China - 58% fariam compras em lojas virtuais pelo dispositivo móvel. No Brasil, 54% dos jovens afirmam propensão a esta prática, contra 49% nos EUA e 43% no Reino Unido.

A pesquisa foi efetuada por meio de questionário online com 2.361 jovens dos cinco países, na faixa etária entre 16 e 27 anos de idade, em parceria com a e-Rewards® Market Research.

Fonte: IDGNow

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Dica: Juntar arquivos com extensão avi.001, avi.002...

Muitas vezes alguns arquivos são tão grandes, que quando vão ser compartilhados em sites na internet, do tipo RapidShare, MegaUpload, etc... têm de ser divididos em partes, normalmente de no máximo 100 MB. Por isso, quando um arquivo grande, por exemplo, um album de músicas de alta qualidade que atinge uns 150 MB, quando vai ser compartilhado em sites, vira duas partes, a parte 1 com 100 mb e a parte 2 com 50 mb.

Em caso de vídeos, é comum usar ao invés da separação através de compactadores, como WinRAR ou WinZip, etc.. usa-se um programa chamado HJSplit, ou similares, para fazer a mesma função. Para juntar os arquivos também se usa o mesmo programa.

Arquivos separados com o WinZip: .zip, z01, z02... etc...
Arquivos separados com o WinRAR: rar, part1.rar, part2.rar.. etc...
Arquivos divididos: *.001, *.002.. etc...

Se você quiser juntar as partes sem instalar nenhum programa, faça apenas o seguinte:
1. Digite “cmd” no menu “executar” do windows xp, para iniciar a janela de comandos (antigo DOS)
2. Entre na pasta onde estão os arquivos, por exemplo:
cd “C:\Documents and Settings\Manuel\Meus Documentos\Meus Vídeos”

obs.: digite numa linha só, entre aspas por causa dos espaços
3. se os nomes dos arquivos forem por exemplo filme.avi.001, filme.avi.002, … etc, digite:
type filme.avi* > novo_filme.avi

Este comando vai criar um arquivo novo, de nome novo_filme.avi, com as partes concatenadas. toque ele, se estiver tudo ok, você pode apagar as partes originais depois (filme.avi.001, etc)
 *Dica de Leandro para o Torradeira.net


Fontes: http://torradeira.net/arquivos-avi001-aprenda-a-como-juntar-em-um-arquivo-so/

abraços

domingo, 19 de outubro de 2008

Luto: Jovem Eloá tem morte cerebral confirmada

A jovem Eloá Cristina Pimentel, de 15 anos, sequestrada pelo ex-namorado, num caso que chocou o brasil, com sua duração e com seu desfecho, teve sua morte cerebral confirmada à meia noite desse domingo. Ela entrou em "coma irreversível" no sábado, o que antecede a morte cerebral.

A família está definindo se doará os orgãos ou esperará a degeneração do corpo da menina, já que eutanásia não é permitido no Brasil. Curiosamente, o nome da menina significa Deus em hebraico.

Descance em paz Eloá!

sábado, 11 de outubro de 2008

Firefox: Fazendo e restaurando backup dos favoritos, extensões, etc...

Se tem uma coisa que é incomoda quando formatamos o pc é recompor todas as configurações que os programas tinham e que estavam funcionando "redondo". Por sorte, no Firefox podemos fazer backup e restaurar de maneira mais simples.
Backup Manual
Seus dados como os favoritos e extensões são armazenados na pasta do perfil, um local diferente da pasta onde o Firefox é instalado. Basta você copiar essa pasta (para um pendrive ou arquivo compactado) para efetuar um backup. 
O primeiro passo para fazer o backup é localizar o arquivo do perfil. No Vista, ele fica em C:\Users\seu_nome_de_usuario\AppData\Roaming\Mozilla\Firefox\Profiles. No Windows XP está em C:\Documents and Settings\seu_nome_de_usuario\Dados de aplicativos\Mozilla\Firefox\Profiles
Salve a pasta toda, pronto, você efetuou backup de tudo, para restaurar, após formatar basta retornar ela a essa mesma localização e encontra-la no Firefox.

Backup Automático
Você pode também utilizar uma extensão como a FEBE, dedicada a backups do perfil.
Encontrando a pasta do perfil do Firefox
No Firefox, vá em Ferramentas > Console de erros
e cole o seguinte código na barra de endereço e pressione enter.

Sobre a pasta e os arquivos:
  • bookmarkbackups: pasta contendo backups dos favoritos, criados periodicamente pelo Firefox.
  • extensions: extensões e temas são instalados nesta pasta.
  • searchplugins: mecanismos de pesquisa adicionados pelo usuário são salvos aqui.
  • cookies.sqlite: armazena os cookies.
  • places.sqlite: seus favoritos e histórico estão neste arquivo.
  • sessionstore.js: armazena janelas e abas que serão restauradas.
  • prefs.js: arquivo de preferências.

Restaurando ou copiando dados para outro perfil

Para restaurar seus dados substitua os arquivos do perfil pelos do backup.
Se o seu perfil atual estiver com algum problema pode ser mais fácil criar um um perfil novo do que tentar descobrir a razão pelo modo de segurança. Você pode aproveitar alguns arquivos do perfil velho ou do backup. Sempre feche o Firefox (Arquivo > Sair) antes de modificar arquivos do perfil.

Favoritos

A partir da versão 3 o Firefox mudou a forma como os backups dos favoritos são salvos, ja que o sistema atual usa uma minibase SQLite para poder fazer as consultas de forma mais praticas. 
Para efetuar o backup:
Vá em Favoritos > Organizar Favoritos, depois em Importar e Backup > Backup, salve o arquivo *.json.

Para restaurar o backup:
Vá em Favoritos >  Organizar Favoritos, depois em Importar e Backup > Restaurar > Selecionar arquivo, abra *.json salvo anteriormente.

Importar/Exportar HTML

Os comandos Importar e backup > Exportar HTML e Importar e backup > Importar HTML também podem ser utilizados como backup. A diferença é que não salvam todas as propriedades e não apagam os favoritos existentes quando são importados.
Favoritos exportados como HTML também podem ser usados para importação em versões anteriores do Firefox ou em outros navegadores como o Internet Explorer.

Sobre o MozBackup
O MozBackup (www.info.abril.com.br/download/5226.shtm) faz backup de uma maneira muito fácil. Simplesmente siga as instruções para selecionar o perfil, o arquivo de destino e os dados que serão gravados. O programa salva favoritos, senhas, histórico, cookies, preferências, extensões e formulários armazenados, downloads e certificados.

Fontes:
http://br.mozdev.org/firefox/backup-dos-favoritos
http://info.abril.com.br/dicas/arquivos/como-fazer-backup-das-extensoes-favorito-1263.shtml
http://br.mozdev.org/firefox/backup-do-perfil

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Problemas PC: Disk Error, Arquivos corrompidos, Sistema RAW [e a Solução]

Retornei esses dias de São Paulo, onde estava a procura de emprego e também para resolver umas pendências. Quando liguei meu pc em casa, eis que ele deu um erro: disk error, e não deixou mais funcionar. Como meu pc já está em fim de carreira, principalmente o hd, fiquei preocupado, pois não tinha feito backup de alguns dados, cerca de 300 MB.

Usei um livecd do linux e entrei, verifiquei que estava tudo lá. Parti então para tentar uma solução mais tradicional para o problema, o famoso fixboot, fixmbr. E para terminar executei um chkdsk /pr para verificar o hdd. Porém, ao reiniciar um novo erro apareceu, NTLDR is missing.

Sem a net para consultar uma possível solução para o problema, decidi tentar efetuar backup pelo Linux, usando o Ubuntu, porém, ao tentar abrir a partição pelo Ubuntu notei que a partição onde estava o meu Windows 98, formatada em FAT32, tinha "virado pó", não sobrou nada. E a partição onde estava instalado meu Windows XP, em NTFS, estava inacessível. Por sorte as outras partições, em NTFS, permaneciam intactas.

Decidi já que não tinha mais a partição do Windows 98, e já que nela não havia nenhum dado sensível. Reinstalar o Windows XP a partir dela, uma partição de cerca de 2.5 GB, para tentar recuperar os dados mais importantes da partição do Windows XP. Porém, reinstalado o Sistema e efetuado um chkdsk na partição automaticamente, o Windows já a marcou como sendo uma partição com Sistema de arquivos RAW e inacessível a ele. Como sugestão ele me indica formatar a partição. O que eu não posso fazer já que ainda existem dados importantes nela.

Pesquisando na net sobre o problema descobri uma forma de resolver o "NTLDR is missing", copiando do cd do windows os arquivos ausentes.

NTLDR é arquivo do windows.... pode estar corrompido... ou pode ser problema de mau contato da memória ram...( neste caso é só retirar a memória e limpar os pinos de contato com uma borracha..(usado na escola)..... se naõ resolver, é problema de arquivo do windows corrompido.... ( pode ser uma simples corrupção do arquivo ou problema do HD ( HD com bad block)... no caso de bad block o mais aconselhável é formatar e reinstalar o windows... se o HD estiver condenado (muitos bad block ) o windows nem irá instalar....

outra solução seria recuperar o arquivo corrompido...

1.Dê boot com o CD do Xp2
2. Quando aprecer a tela de "Boas Vindas", pressione "R" para iniciar o Console de Recuperação
3.Escolha a partição a ser recuperada
4. Digite a senha do Administrador. Se não tiver colocado senha, basta apertar ENTER
5.Digite os seguinte comandos
COPY X:i386\NTLDR C:
COPY X:i386\NTDETECT.COM C:
[onde X = CD ROM Drive]

6. Digite EXIT e dê um novo boot

mas neste caso ele não corrige o bad block ....e com o tempo de uso a tendencia é aumentar os bad blocks....( se formatar ele não disponibiliza este setor danificado ou corrige.... )


Porém, no meu caso isso não era mais suficiente, pois eu já tinha formatado uma partição e a questão era conseguir acessar os arquivos que estavam em RAW da partição do Windows XP.

Procurando na net encontrei alguns programas que foram recomendados para essa tarefa:

  • Data Doctor Recovery NTFS (Demo)
  • Active@Undelete
  • Easy Recovery

Tentei com o primeiro da lista e não obtive tanto sucesso, ele acha os arquivos e me deixou esperançoso, pois encontrou tudo lá, mas não me permite salvar. Fui então tentar o Active@Undelete, que na versão de demonstração só permite salvar arquivos compactados, mas de posse da versão completa, eu consegui recuperar tudo com facilidade.

Bem, não recuperei tudo, alguns arquivos vieram corrompidos, principalmetne imagens que agora não abrem mais, e estão danificadas, mas de forma geral, o resutlado foi bastante positivo pois recuperei tudo que precisava. =)

Agora após fazer backup de tudo que foi recuperado, eu vou formatar essa partição e aplicar um novo esquema de particionamento.

Fiquem com Deus, ;)

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Testando Internet Wireless via Notebook

Está certo que já faz um bom tempo que a internet wireless está ai.. mas bem, oportunidade de testar uma rede wireless caseira, foi a primeira oportunidade que eu tive.

Uma rede padrão, usando um access point que distribui o sinal sem fio, que pode ser pego pela maioria dos notebooks atuais. Como era de se imaginar a rede é instável, mas é bastante satisfatório poder usar o note com acesso a net em qualquer lugar da casa.

A rede funciona normal, mas o acesso é todo sem fio, onde o que precisamos é estar no raio de ação da rede. Por isso acaba-se que alguns têm seu sinal roubado por vizinhos... o que é bastante comum em cidades grandes. As redes sem fio são extremamente inseguras, entao, deve se habilitar a máxima forma de encriptação possível, mesmo que mesmo ela, não seja tão eficiente assim...

Mas alguma forma de proteção deve ser feita ah não se rque queiramos ver nossa rede mais facilmente usurpada e mais facilmetne invadida por quem nem sabemos quem...

o desempenho foi realmente satisfatório no momento estou usando atraves da rede wireless ea s vantagens sao muito atraentes.. claro que talvez para um download seria melhor deixar o pc tradicional trabalhar.. mas para pesquisa, acesso a internet, msn.. é muito muito bom...

enfim, só to falando coisas que um monte de gente já sabe, mas mesmo, assim talvez ainda existam pessoas que como eu ainda não tnham tido oportuiade de testar algo assim..

abraços

sábado, 13 de setembro de 2008

Cotidiano: Jovem gera polêmica ao leiloar virgindade

Uma americana de 22 anos está leiloando online sua virgindade para pagar seus estudos.

O site de leilões eBay recusou hospedar o leilão, que agora acontecerá
num bordel em Nevada, o Moonlite Bunny Ranch, onde a irmã dela trabalha
para pagar as dívidas da faculdade. A data do leilão não foi informada.


A mulher, que recebeu diploma de graduação em estudos femininos e agora
quer fazer um mestrado em terapia familiar e de casal, espera que as
ofertas cheguem a 1 milhão de dólares.


Esse é um item tão raro hoje em dia que provavelmente ela vai alcançar o objetivo dela.

Internet: Japão tem melhor banda larga do mundo

Estudo mostra Japão com melhor infra-estrutura web. Brasil fica fora da lista dos 10 melhores.

O Japão é líder mundial por ampla margem no estudo, divulgado na
sexta-feira. O trabalho foi executado pelas universidades de Oxford e
Oviedo, com patrocínio da Cisco Systems, produtora de equipamento para
redes.


Os 10 países com melhor qualidade de banda larga:


1. Japão


2. Suécia


3. Holanda


4. Letônia


5. Coréia do Sul


6. Suíça


7. Lituânia


8. Dinamarca


9. Alemanha


10. Eslovênia


Fonte: INFO


quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Internet: Google e dicas de cinema

Estava hoje pesquisando sobre alguns filmes que estão em cartaz. Fui então pesquisar no Google sobre um filme. Não foi surpresa, diferente dos habituais resultados, surgiu uma caixa informando a classificação etária e o gênero do filme, bem como, perguntando qual a cidade.

Informada a cidade, ele mostra todos os locais na cidade, onde está sendo exibido esse filme. Para os horários basta um clique no local.

Eu não costumo ir ao cinema então nem sei há quanto tempo essa função está disponível, de qualquer forma é muito útil e uma dica para quem ainda não conhecia.

Abraços

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Firefox: Testando o ScribeFire

Instalei dias atrás, a extensão para Firefox, ScribeFire. Essa é uma extensão que adiciona funcionalidade que permitem posts fáceis, a diversos serviços de blogs.

Hoje, eu tomei coragem e resolvi configurá-lo. Clica no primeiro ícone, o de posts, e a direita clique no assistente de contas. A primeira tela irá lhe perguntar qual o endereço do seu blog. Isso é essencial, pois aí, ele identifica qual serviço é, e te pergunta o usuário e senha do serviço.

Como eu uso o Blogger, que é um dos mais populares foi tiro e queda, mas também adicionei uma conta do Wordpress com a mesma facilidade. Agora estou testando o post, vamos ver se funciona tudo ok, se sim, vocês verão que é mais uma mão na roda para quem gosta de postar em blogs.

Outras opções, eu irei descrever em  uma próxima oportunidade.

Abraço

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Humor: Nova religião!



O Google realmente é impressionante, se tornou essencial nas nossas vidas, mesmo os que pouco mexem em computadores, usam o google em suas pesquisas, e quanto maior o nível de uso do pc, mais ele entra na vida do usuário. Sabe tudo de nós, e tudo vê, muito criativa a comparação do MR. e pra dizer a verdade, acho que já tô nessa religião faz tempo...

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Internet: Chegou o navegador do Google, Oficialmente!

Depois dos boatos que o Google estaria fazendo um navegador e o surgimento de screens antes mesmo do lançamento, o Google resolveu acabar rapidamente com o mistério e liberou para download o seu próprio navegador. Depois de começar a preparar o Android, sistema operacional Linux para celulares, agora o Google entra na briga dos navegadores.

Lançado ontem, o Google Chrome, nome do novo navegador, utiliza componentes do Safari da Apple e do Firefox da Mozilla, mas nem por isso é uma cópia destes. Ele é um produto que definitivamente tem a cara do Google. Rápido, simples (esteticamente) e inovador além de eficiente.

Em poucos testes que realizei, a instalação é bem rapida, basta visitar o endereço oficial: http://www.google.com/chrome/ ou então, entrar na homepage do google, onde agora, por ordem do lançamento, têm se uma sugestão para download do produto. Você baixa um instalador, que aí sim, vai baixar o navegador, no mesmo esquema usado no Google Updater do Google Pack. É mesmo, por sinal, o Chrome já deve entrar no pacote do Google Pack. A instalação é a rápida, e assim que terminada, como todo browser, já sugere importar favoritos, etc...


Iniciado o navegador, que abre bem rápido. Temos uma interface simples, em tons de azul. As abas abrem muito rapidamente, e já abrem com uma apresentação dos recursos do navegador.

O Google como que para alfinetar o Internet Explorer, mostra como uma das primeiras opções, a pergunta se você quer manter o Google como buscador padrão, ou deseja trocá-lo. Boa do Google, mostrou transparência. ;)

Para fazer buscas, basta digitar na barra de endereço e pronto. Os favoritos são semelhantes aos do Firefox, bastando-se clicar na estrela, mas por enquanto não é por tags. Não sei ainda quanta a integração disso com o  Google Bookmarks.

O navegador usa um sistema diferente, onde cada aba funciona em um processo diferente, na prática isso quer dizer, que se você abrir uma aplicação web, como os gadgets que têm surgido no orkut,  e eles travarem a aba, as outras continuarão funcionando perfeitamente, o que não acontece nem mesmo no Firefox. Isso permitirá o desenvolvimento de aplicações mais complexas. Junto com esse novo sistema, o Google também trouxe uma conjunto de instruções javascript chamado V8, com o mesmo objetivo.

Para abrir novas, existe um botãozinho que lembra muito o do Opera. E até mesmo a velocidade deles está muito similar, mas creio que por possuir menos recursos, o Chrome esteja mais rápido até mesmo que o Opera. A página inicial do navegador é um conjunto de thumbnails das páginas mais visitadas. A consulta ao histórico funciona no modelo página da web, e os favoritos ficam escondidos numa aba, semelhante a barra dos favoritos do Firefox. Chegou também, o recurso de navegação anônima, onde nada é salvo no histórico, nem cookies nada, mas não é uma navegação por proxy, deixa-se claro. Já pode ser chamado como o recurso do Safari ou da Microsoft, de modo pornô. Prefiro não comentar o  porquê né?

Outro recurso interessante, é a opção de fazer a página virar uma atalho/aplicativo. Assim, o navegador abre a página como se fosse um programa, já parece que vai melhorar bastante para quem usa o Docs, por exemplo, como eu.

A Fundação Mozilla não se disse surpresa com o lançamento, já que o Google é uma empresa de Internet, e eles costumam mesmo fazer muitas sugestões no Firefox. Por sinal, a maior fonte de receita da Mozilla é o próprio Google.

A mim, ainda não tenho certeza se isso é positivo ou negativo. Porque pode dividir os esforços no desenvolvimento de um browser melhor livre. O Google realmente fez um ótimo trabalho, nessa primeira versão beta lançada ao público em geral, mas em termos de recursos não se compara ao Firefox, se vale mais da velocidade e simplicidade. Pode ser mais uma opção para estilo de navegação. Eu mesmo, costumo utilizar o Firefox, Opera, Safari e Internet Explorer. E já que utilizo bastante webapplications do Google, como o Docs e o Reader.

Mais Screens do blogoscoped, que nos presentiou com essas informações, antes mesmo do lançamento oficial
http://blogoscoped.com/archive/2008-09-02-n72.html

Download do Google Chrome

Abraços

domingo, 17 de agosto de 2008

Review: Conferindo hashs MD5, SHA-1 e CRC32 usando o HashTab

Quem está acostumado a baixar distros Linux,  já está acostumado também a verificar a hash MD5 dos arquivos para garantir que o arquivo está íntegro, ou seja, exatamente, idêntico ao que foi feito. Por um motivo que eu desconheço, quando se baixa pela Internet, esse arquivo pode vir inteiro, ter uma aparência completamente normal, inclusive o mesmo tamanho, porém, ter vindo diferente do original.

Em distros Linux, a integridade  pode significar: funcionar ou não.

Porém, em tempos de arquivos de muitos gigas, não são só distros que precisam verificar por integridade, qualquer arquivo pode sofrer esse processo, e para garantirmos que estamos com o arquivo correto, é necessário verificar a hash dele.

Mais comumente, os sites junto com o download costumam já distribuir também a hash md5 do arquivo, alguns preferem a hash sha-1. O CRC-32 normalmente é usado por programas verificadores de arquivos duplicados, como o CloneSpy, para garantir que um arquivo é diferente do outro.

No linux, já vem programas para verificar todos via linha de comando, já no Windows costuma-se usar o MD5Summer para md5 e o sha-1 (via linha de comando). Porém, pesquisando esses dias descobri um programa (extensão para Windows) que já verifica os três ao mesmo tempo!

Estou falando do HashTab. É um programa leve para windows que adiciona uma aba, dentro das propriedades do arquivo, gerando automaticamente os hashs, md5, sha-1 e crc-32 do arquivo. Se você necessitar comparar com um outro, basta clicar em comparar e procurar o arquivo de texto contendo o md5/sha-1/crc-32 do arquivo original.

É uma maneira extremamente simples e nativa de fazer isso. O programa possui idioma em português e não atrapalha em nada o desempenho da máquina, parece mais que já veio no Windows. Recomendo!

 Download (32bits)

 Download (64bits)

[]s

sábado, 16 de agosto de 2008

Dica: Convertendo arquivos de aúdio com o Free MP3 WMA Converter

Como o próprio nome do programa diz, ele converte arquivos entre mp3 e wma, e também, wav. Ele é gratuito e desenvolvido pela Koyote Soft. E basicamente é pra isso que eu o uso, eu costumo gravar audio usando meu mp3 player, e o wav dele, parece ser compactado e não abre no meu Audacity, daí a necessidade para eu converter para um wav comum.

Eu utilizava um outro programa de nome muito parecido a este, mas um belo dia, o programa que parecia ser gratuito, parou de funcionar e só voltava a funcionar se eu o registrasse. Eu pensei ser uma forma de registro gratuita, já que o programa se dizia freeware, mas ao chegar no site não era bem assim. Como eu precisava de uma solução rápida, corri no Google, atrás de uma outra opção gratuita e apareceu esse.

E desde então, vem me servindo a contento.

Esse programa tem um Editor de Tags v1/v2 embutido.

Abaixo a descrição encontrada no próprio site deles, creio que todas essas funcionalidades só estejam habilitadas para usuários do programa plus. De qualquer forma esse programa é um tremendo canivete suiço de áudio.


Free Mp3 Wma Converter V1.7.3

Free Mp3 Wma Converter can Convert all your Mp3, Wma, Ogg, Aac, M4a, Ac3, Ape, Flac, Wav files:
  • Mp3 to Ogg, Mp3 to Wma, Mp3 to AAC, Mp3 to Wav ...
  • WAV to Mp3, Wav to Ogg, Wav to AAC, Wav to Wma ...
  • Wma to Mp3, Wma to Ogg, Wma to AAC, Wma to Wav ...
  • Ogg to Mp3, Ogg to Wma, Ogg to AAC, Ogg to Wav ...
  • AAC to Mp3, AAC to Wma, AAC to Ogg, AAC to Wav ...
  • Ape to Mp3, Ape to Wma, Ape to Ogg, Ape to Wav ...
  • Flac to Mp3, Flac to Wma, Flac to Ogg, Flac to Wav ...
  • M4a to Mp3, M4a to Wma, M4a to Ogg, M4a to Wav ...
  • Ac3 to Mp3, Ac3 to Wma, Ac3 to Ogg, Ac3 to Wav ...
You will be able to convert you Itunes music library (m4a format) to mp3, wma, ogg, etc...
Free Mp3 Wma Converter can now rip CD Audio with Free CD Ripper ! Tag Editor (V1 and V2)
Simple, very fast and effective. FREEWARE
[]s

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Internet: Orkut habilita nova Skin olimpica!

Estava entrando no orkut agora, quando vi um icone diferente, do lado do campo de pesquisa lá no alto. Como sou curioso, e o Google é confiável, cliquei. Como imaginei era um estar egg hehe.. agora temos um perfil verde amarelo para a torcida torcer junto no orkut para o Brasil nas olímpiadas.

Eu gostei da skin =)

abraço

domingo, 3 de agosto de 2008

Review: Picasa X Flickr, quando usar um e quando usar o outro

Esse post era para ser apenas uma review do serviço Picasa do Google, porém, achei mais interessante, fazer um artigo comparativo entre os dois serviços mais conhecidos: o Flickr do Yahoo! e o Picasa do Google.
O Picasa é um programa de edição e gerenciamento de imagens muito simples e prático, mas não por isso escasso de recursos. Ele tem uma ampla gama de recursos fáceis de usar e uma forma de gerenciamento diferente e eficiente. O Picasa Web é uma extensão do poder de fogo do programa de edição de imagens do Google, só que na internet. O Flickr é o famoso serviço de compartilhamento de fotos do Yahoo! é uma galeria virtual, onde as pessoas podem mostrar suas fotos e interagir umas com as outras.

Totalmente integrado com o programa Picasa, o album web tem recursos muito bons, mas diferentes do Flickr, por exemplo, e talvez por isso, até mirando outro público alvo.

Diferenças entre o Picasa e o Flickr.

Picasa
limite de armazenamento na casa de 1 GB (free) e opções de compra de mais espaço.
acesso aos arquivos originais, incluindo opção de download
limite para cada arquivo de foto em 20 mb (free), sendo o limite para vídeos de 100 mb.
limite de amostragem inexistente, todas as suas fotos podem ser vistas independente de quantas fotos você já subiu.
opções de privacidade básicas
sem limite de albuns
comunidade básica: favoritos
comentários: sim
tags: sim
gerenciamento de arquivos básico
integração: Picasa
interface: simples

Flickr
limite de upload na casa dos 100 mb por mês (na prática, espaço ilimitado, se você envia até 100 mb por mês)
acesso ao arquivo original somente para quem é usuário pro (pago), fora isso todos só tem acesso as imagens redimensionadas que são em 75, 100, 240, 500 e 1024.
limite de amostragem na casa de 200 fotos (free), as outras não são deletadas, mas também não são mais mostradas.
limite de sets (albuns)
limite para cada arquivo de foto em 10 mb (free) e 20 mb (pago), sendo o limite para vídeos de 150 mb.
opções de privacidade avançadas
comunidade avançada: amigos, contatos, favoritos
comentários: sim
tags: sim
gerenciamento de arquivos avançado
integração: nula
interface: avançada

Trocando em miúdos

Na revisão que eu fiz desses serviços, nada mudou em relação a revisão anterior que eu fiz ainda ano passado. O Flickr continua sendo uma galeria muito mais completa e focada em sua comunidade do que o PicasaWeb, porém, tem limitações para poder oferecer seu serviço Pro. Dependendo das necessidades de cada usuário pode ser ruim ou não.

Se você é um usuário que envia menos de 100 mb de fotos para o serviço por mês, gosta de ter interação com a comunidade, através da lista de amigos e comunidades, busca um melhor controle de privacidade e melhor gerenciamento online, ou ainda, se você é alguem que está interessado em divulgar seu trabalho como fotográfo, ou gráficos e quer uma galeria avançada e bem divulgada para isso, porém tudo isso, limita as últimas 200 fotos enviadas, você deve optar pelo Flickr.

Parece que acabei com o PicasaWeb né? Mas não, o PicasaWeb já é mais focado no armazenamento e interação menor da comunidade, e principalmente com sua integração com a ferramenta de gerenciamento e edição de imagens: Picasa. Como disse antes, dependendo das suas necessidades, isso pode ser ruim ou não.

Se você é um usuário que usa o programa Picasa para alterar, organizar, gerenciar suas fotos. Usar a versão web dele é uma mão na roda, em poucos cliques, você já enviou suas fotos para o serviço sem o limite de 100 mb mensal (porém, o limite de 1 GB total (free)). Você tem interação com outros usuários através dos comentários, pode organizar suas fotos através das tagas (esses dois últimos assim como no Flickr). Uma grande vantagem do Picasa, é o não limite para criação dos albuns e principalmente não haver limite para quantidade de fotos mostrada. Ideal para quem quer guardar  fotos online, sem se preocupar com perdas de qualidade devido ao redimensionamento (já que o original tá lá, mesmo se você for usuário gratuito) e sem se preocupar com um provável limite de uploads, havendo opção para albuns públicos ou privados, sendo a única diferença entre eles, a url ser conhecida ou não. Se você se encaixa nesse perfil, você deve usar o Picasa.


Concluindo

Ambos os serviços são de ótima qualidade, um melhor para quem quer se divulgar (Flickr) e outro para quem quer guardar suas fotos ou compartilha-las, mas sem se preocupar muito com interação (Picasa). Como opção pessoal, por eu me encaixa mais no segundo grupo. Porém, não deixo de ter minha conta no Flickr, a espera da minha digicam *-*  e futuras "artes" fotográficas.

Quer conhecer? Visite minhas galerias

no Flickr



no Picasa




Observação:
Pelo que compreendi, o Flickr e o Picasa são galerias fotográficas!
Se você é um artista, fotomanipulador ou algo assim, talvez, se sinta mais em casa usando um serviço como o DeviantArt, por exemplo. Agora se você é um fotologger, talvez goste do Flickr, mas o ambiente lá é mais sério, então talvez você se sinta mais confortável, no fotolog ou no flogão. Claro, que é só uma opinião pessoal, você usuário, deve usar o serviço que atende melhor as suas necessidades, e principalmente aos seus gostos! =)

Um grande abraço, e fiquem com Deus

Review: Google Notas (Notebook) - Uma mão na roda em pesquisa web

Se tem um produto do Google, que não é muito divulgado, mas que é um espetáculo, é o Google Notas.
O Google notas é exatamente o que ele propõe, um bloco de notas, onde você vai adicionado informações que você acha relevante para consulta futura. O serviço já foi lançado há algum tempo, e eu até passei um tempo sem usar.

Porém, hoje, revisando os produtos do Google que eu uso (e são muitos hehehe), eu resolvi dar uma olhada nas minhas últimas anotações. O serviço melhorou, está mais rápido, mais simples. Com a extensão instalada então, aí o serviço voa. Como eu sou usuário do Firefox, instalei a extensão dele.

Ao contrário do que acontecia antigamente, quando as notas levavam tempos até abrirem, tempo da extensão carregar, até as notas carregarem, ou serem adicionadas novas notas, tudo ficou mais rápido. Depois que instalamos a extensão, aparece uma nova opção quando selecionamos um conteúdo de um site e clicamos com o botão direito: Anotar isto.

E é simples assim, ao se selecionar o que deseja anotar e clicar no com o botão direito e depois anotar isto. Essa nota vai direto para um bloco de notas (o último aberto ou um novo, fica a gosto de quem usa) com a informação do site, incluindo url do site onde você achou e a data da anotação. Isso dá uma base ótima para pesquisar, pois além de salvar as notas, salva também as referências que te permitirão, montar uma bibliografia de um trabalho por exemplo, ou comparar informações entre sites, de forma mais simples, através de uma comparação pelo Google Notas.

Você ainda pode criar notas em branco, bastando clicar no icone da extensão (no Firefox, ele aparece na barra de status a extrema direita) e abrir e digitar sua nova nota. O Google Notas têm uma barra de edição de texto rico, por isso você pode adicionar formatação, links, etc... a sua nota. Ela inclusive aparece com imagens e com a mesma formatação do site onde você anotou! =]

Você pode gerenciar as notas por blocos de notas, criando um para cada tipo de anotação. Por exemplo, receitas, letras de músicas, etc... E gerencia-las, com comentários ou adicionando a notas favoritas, tudo de forma muito simples, em um ou no máximo dois cliques.

Cada blogo de notas tem sua própria configuração de compartilhamento, para compartilhar é muito simples, basta ir em gerenciar blocos de notas, e clicar em compartilhar na frente do bloco correspondente e digitar o email de quem você quer compartilhar. Se for uma conta do Google, o acesso ao convidado é imediato.
Para compartilhar um bloco que você está editando, basta clicar em compartilhar na parte inferior e digitar o email do convidado. Ao se compartilhar um bloco ele muda de azul para laranja.

Ainda temos opções de exportação, podendo exportar para html ou ainda para o Google Docs. Outro excelente serviço do Google onde você tem um editor de texto, um editor de planilhas e um editor de apresentações, tudo online e de graça!

Para terminar, como não poderia faltar, todas as notas podem ser consultadas através de um simples campo de busca (ao estilo google) no topo da página. Chega de perder referências e não poder anotar de forma simples aquela informação que está na sua frente, use o Google Notas!

Abraço

sexta-feira, 9 de maio de 2008

[Internet] Os Aplicativos do Orkut

Seguindo a tendência OpenSocial, o Google, vai aos poucos adicionando os aplicativos aos perfis do orkut, eu recebi o meu hoje, mas já tinha testado antes, graças a dica de que os aplicativos estavam disponíveis para a Estônia.

Os aplicativos são pequenos programas que podem adicionar algumas novas funções ao perfil. Jogos, programas, comunidades.. etc.. Para dizer a verdade, dos 70 e poucos aplicativos disponíveis nenhum me empolgou não. A maioria são aplicativos inúteis que só servem para aumentar o peso das páginas dos perfis.

Eu gostei dos jogos: Tetris, Pacman... E também, o online, TypeRacer, que você digita frases em corridas contra o tempo. Esse pra dizer a verdade foi o aplicativo mais interessante que eu notei.
Achei alguns programas de edição de imagens, envio de smiles, etc...

Tem diversas coisas, não olhei todos em detalhes. Mas até agora nada muito empolgante não. Que aumente em real as funcionalidades do orkut. Tomará que chegue logo um aplicativo com interação com outras grandes comunidades online: Twitter, Last.fm, etc..

Abraço

terça-feira, 29 de abril de 2008

[Linux] Primeiras impressoes do Ubuntu Hardy 8.04

O Ubuntu Hardy foi lançado ontem dia 28/04, mas já tinha uma versão beta disponível há bastante tempo. Eu baixei de ontem para hoje a versão final 8.04. Estava bastante ansioso, pois desde o Linux MInt 4.0 que não funcionou no meu pc, eu não testava uma distro Linux. E o Ubuntu me conquistou hehe, pois o utilizo desde a versão 6.10, e a cada seis meses baixo uma nova versão nem que seja só para dar uma olhadinha. Como todos sabem, após alguma procura, defini o Mandriva como minha distro padrão, atualmente uso a versão 2008.0, já que ainda não senti necessidade de atualizar para a 2008.1, pois a versão atual está rodando redondo redondo, rs Tanto que no momento estou escrevendo esse texto dela, para navegar na net, prefiro sempre usar o Mandriva.

Bom, mas o texto é sobre o Ubuntu rsrs
Baixei a ISO, levou umas 20h, minha net é de 128kbps. Hoje lá pelas 4h da matina (sim, eu ainda não dormi, tenho dificuldade para dormir a noite), o download terminou, eu verifiquei a ISO com o MD5, e estava tudo ok. Gravei a imagem e ao invés de usar o Nero, usei o InfraRecorder, que é recomendado na própria guia oficial do Ubuntu. O Infra é um programa opensource, freeware para gravação de cds. Eu pessoalmente gostei muito do programa.

Gravada a iso, reboot na máquina e início pelo cd. Agora logo de cara, o Ubuntu já pergunta qual idioma você quer usar, eu selecionei obviamente Português do Brasil (pt-br), comecei um teste de memória para verificar a memória do pc, mas já tava tarde e eu queria ver logo o Ubuntu, então cancelei. Se escolhermos a primeira opção logo depois de selecionar o idioma, testamos o Ubuntu em modo LiveCD, que é o melhor modo para testes.

O boot demora um tempinho, nada absurdo. De cara o que eu notei foi o novo papel de parede, muito mais interessante que o anterior. As opções padrão tudo lá, lixeira, duas áreas de trabalho, a barra de tarefas na parte com opções de programa, arquivos, rede, etc...

Programas

Office
Os programas do Ubuntu Hardy, são basicamente atualizações dos programas comumente usados no Ubuntu, OpenOffice 2.4, mas só com Writer, Spreadsheet, Presentations e Ink.
É interessante observar como o desempenho do OpenOffice é superior quando ele roda em um plataforma Linux, além de ser mais bonito também, muito mais atraente que a versão para Windows, dá até gosto digitar texto nele, é mais atraente até do que o Word, principalmente que o Word 2007, mas isso é outra história.. rsrs

Eu observei as funções dentro dos programas do OpenOffice, nada de muito inovador e também as extensões dos arquivos suportados, os padrões odf (OpenDocument Format) e também os padrões de mercado (doc, xls, ppt), eu estava procurando se já havia suporte para o OpenXML, mas por ter se tornado ISO (Organização Internacional para Padronização) a pouco tempo, ainda não está disponível.

Internet
Como browser, temos o Firefox, o curioso é que o Ubuntu Hardy já vem com a versão 3 da raposa vermelha, mas ainda o Beta 5, que eu comentei aqui há alguns dias. Para mim, mesmo sendo beta, foi uma ótima escolha da equipe do Ubuntu. Para email, temos o excelente Evolution.

Em mensageiro instantâneo, temos o ótimo Pidgin, antigo Gain, agora muito mais estável. Eu uso ele no meu Mandriva também. Para VOIP, o hardy vem com Ekiga, um programa que eu nunca testei, mas que é muito elogiado, como Skype OpenSource. O que eu observei, é a inclusão por padrão de um programa para peer-to-peer.

Imagens
Para imagens o Ubuntu traz o padrão GIMP atualizado, o SANE para Scanners e o G-Spot para visualização de imagens.

Som e Vídeo
Para som e vídeo o Ubuntu tras o clássico RhytmBox, e uma nova opção para busca de codecs. Por padrão eu não consegui abrir nenhuma mp3, mas ele me deu a opção de buscar os codecs necessários.

Acessórios
Além dos programas normais, encontrei um programa para criptografia.

Montagem de sistema de arquivos
Por padrão, o Ubuntu não conseguiu abrir minhas partições NTFS do Windows XP, e nem abrir a partição home do Mandriva, nesse caso por falta de permissões.

Administração e Configurações

Nessas áreas, estão as já padronizadas opções de configuração, funciona como se fosse um painel de controle. Eu pessoalmente gosto mais do Centro de Controle do Mandriva.
A única opção nova que eu notei, alias, duas.. foram: Drivers (Para configurar e detectar drivers proprietários) e Testing Hardware (que testa o hardware e no final pede para enviar o resultado para melhorar o database do Ubuntu).

Acesso a Internet
No acesso a Internet, por padrão o Ubuntu deixou a desejar. Embora, tenha detectado tanto o modelo da placa de rede quanto da placa de rádio, ele não deixou opção para ativar nenhuma das duas. Sendo assim, não tive acesso a internet durante os testes iniciais.

O que é interessante, pois até a versão 6.10, o Ubuntu dava perfeito suporte a minha placa de radio, uma RealTek 8180, porém nas versões seguintes isso não vem mais ativado por padrão.

Conclusões:
Primeiro ponto, estes testes foram bastante superficiais e relativamente rápidos. Só tentei observar o mais essencial, sempre usando a configuração padrão, ou seja, o que você tem assim que o Ubuntu termina de carregar.

Pude notar, uma evolução no sistema em alguns pontos, design, programas e atualizações. Porém, na parte dos drivers, achei que ainda deixa um pouco a desejar.
Não sei se vou executar um teste mais detalhado depois, talvez.. rsrs

Download do Ubuntu Hardy 8.04

To com sono agora,
Bom dia a todos, abraço

sexta-feira, 25 de abril de 2008

[SEO] Me derrubaram do topo das buscas do Google

E não é que demorou 6 anos, mas finalmente alguém tirou meu site sobre a Copa 2002 do topo do Ranking do Google. E como fizeram isso?

Bem, o fato é que a Tripod, que hospedava meu antigo site, que não era atualizado desde o último dia da Copa do Mundo 2002, retirou ele do ar por desrespeito aos termos de serviço. Claro que isso não deve ter vindo de graça, algum webmaster que possuia um site sobre o mesmo assunto, mas não tão bem posicionado, pode ter denunciado a página a Tripod. Como a Copa do Mundo é uma marca da FIFA, isso se enquandra em violação de copyright. O que acaba sendo uma injustiça, pois da marca da FIFA no site só o nome do evento.

Bem, infelizmente, esse site era o maior semeador para o site da Copa 2006. Graças ao alto Page Rank do site sobre a Copa 2002, que se manteve durante seis anos entre os 4 primeiros quando a busca era copa 2002, copa do mundo 2002.. o site sobre a Copa 2006, também se mantinha entre os 10, estando até minha última verificação em 9º lugar na busca por este termo.

Com essa derrota nem vou alterar alguns detalhes que ainda faltavam no site da Copa 2006, como papéis de parede. Recentemente o Yahoo, bloqueou os endereços que eu tinha reservado alegando também violação de copyright, perdi o endereço para a copa 2010 e 2014 e provavelmente só não perdi: http://br.geocities.com/alemanha2006, porque ele é quase inacessado.

Foi um bom período de boas colocações e pageranks altos para dois sites feitos por um amador, sem apoio nenhum, apenas nas horas vagas e apenas com o intuito de estudar, já que não ganhei um centavo com o bom posicionamento deles.

Para quem quiser prestigiar, visitem:

Copa do Mundo 2006
http://www39.websamba.com/copa2006

eu já reservei alguns domínios no blogspot...

http://deolhonacopa2006.blogspot.com/

http://deolhonacopadomundo.blogspot.com/


Outro detalhe interessante é que o número de ocorrências do termo geckobr, subiu de 1200 para 6800. O Google provavelmente também fez modificações no Page Rank pra causar essa grande diferença.


abraços

domingo, 20 de abril de 2008

[Tutorial] Convertendo videos com o Free Video Converter 1.1

Eu nunca tive necessidade de conversão entre formatos de vídeo, apenas muito esporadicamente, e normalmente, por causa de amigos. Tenho um amigo que tem um celular Sony Ericsson que grava videos por padrão em 3gp, formato de vídeo da Apple com grande capacidade de compactação, mas também lê em mp4.

Não sei ao certo qual o motivo de dispositivos móveis não lerem muitos formatos, talvez pela necessidade dos codecs. Bem, o fato é que normalmente ele pega clips e vídeos da net, em formato padrão: mpeg, avi, mov... E tem a necessidade de converter para formato compatível: mp4 ou 3gp. Pelo fato do mp4 possui maior qualidade, provavelmente por efetuar menor compactação, ele considera seu formato favorito.

Nós testamos alguns programas, a bem verdade, ele e acabei só entrando para ajudar né? Sou muito amigo!! (cara, a grana que você vai me pagar por fora, esquece não..rsrs)
Porém, não encontramos nenhuma solução completa! Hoje eu baixei um programa, que estava na minha lista de downloads tem uns 2 meses, mas estava ficando lá por causa das prioridades, e nos testes preliminares, obtive ótimos resultados.

Estou falando do Free Video Converter da KoyoteSoft. A versão que eu baixei é a 1.1, o programa é freeware e pesa só 3.35 MB, podendo ser baixado rapidamente. A instalação também é simples e rápida, sem necessidade de configurações. E além de tudo, o programa ainda tem a opção de idioma em português do Brasil. ;)

Dentro do programa, vemos uma interface bonita, leve, e bastante intuitiva. Na parte superior vemos as opções:

Adicionar Arquivos - Permite adicionar arquivos a lista para serem convertidos.

Converter Video - Clique aqui depois que tiver selecionado que vídeos da lista serão convertidos.

Cancelar - Cancela a conversão atual.

Limpar Lista - Limpa a lista de vídeos atual.


Abaixo disso, temos a lista de vídeos. Você também pode adicionar arquivos a essa lista arrastando-os do explorer para cá. Marcando o quadradinho a esquerda do nome do arquivo, você o seleciona para conversão. A direita dessa tela, temos um preview do vídeo selecionado e que está sendo convertido.

Abaixo, temos as opções de conversão:

Formato de Saída - Escolha nessa aba para qual formato seu vídeo será convertido. A lista é grande e engloba:

a esquerda os formatos:

de / para AVI, MP4, iPod, PSP, 3GP (mobile phone format), Zune, iPhone, FLV, MKV, WMV, ASF, MOV, QuickTime, MPEG, RM, VCD, VOB...

a direita a configuração detalhada:

um ajuste fino de configurações para cada codec, tanto em vídeo quanto em aúdio. Como as opções padrão foram satisfatórias nos testes, eu não vou entrar em detalhe nessa parte.

Video:

Codec: Escolha qual codec será usado... MPEG, Xvid, Divx
Tamanho: Resolução do vídeo
Aspecto: Qual a medida horizontal/vertical do vídeo, por exemplo, na tevê aberta é normalmente usado o aspecto 4:3.
Quadros por segundo: É o framerate do vídeo, isso depende do padrão de codificação NTSC (Americano), PAL-M (Europeu e Brasil). Mas ele varia de 25 a 29 quadros por segundo normalmente.
Taxa de Bits: É a qualidade do vídeo em si, quanto maior, melhor a qualidade final, porém, maior também é o tamanho do arquivo. Sem falar que aumentar o bitrate de um vídeo de baixa qualidade não significa melhora da qualidade final do vídeo. Em geral, você pode alterar o bitrate para baixo, para diminuir o tamanho do arquivo e por consequencia sua qualidade. Mas o contrário não é muito útil ou comum. A medida é dada em kbps (kilobits por segundo)

Áudio:

Codec: Codec de áudio que vai ser usado, AAC.
Frequência: A frequência do aúdio do vídeo, normalmente se usa 22 khertz.
Canal: Mono ou Stéreo.
Taxa de bits: Bitrate do áudio do vídeo, mesma regra do bitrate do vídeo, quanto maior, maior tamanho do arquivo. Quanto menor, pior qualidade, menor tamanho de arquivo.


Parâmetros: Selecione a pasta onde ficarão os arquivos convertidos. Por padrão, ele coloca dentro da pasta do programa. c:\Arquivos de Programas\Free Video Converter. Ou então marque a opção para Salvar na pasta de origem.

Convertendo...

Adicionado o(s) vídeo(s), por padrão eles são marcados. Você vai em Formato de Saída, escolhe o formato entre os disponíveis na lista e clica em Converter Vídeo.

A velocidade de conversão dos vídeos dependem de alguns fatores: Velocidade do processador (e do computador em geral), algoritmos usados no programa (no caso do Free Video Converter, eles são bastante otimizados) e também, de qual formato para qual (dependendo de qual para qual, a velocidade vai ser maior ou menor do que de outro para outro. Para conhecer melhor você pode fazer os testes com vídeos pequenos para ver mais ou menos as diferenças.

Após convertidos, você encontra os vídeos na pasta definida em Parâmetros.

Simples né?
Por enquanto esse foi o melhor (e mais rápido) conversor que eu encontrei, e o melhor de tudo, é grátis!

Download do Free Video Converter 1.1

Abração

[GMAIL] 9 motivos para se arquivar um email ao invés de excluí-lo

O Blog oficial do gmail publicou um artigo com 9 motivos para se arquivar um email ao invés de excluí-lo. Eu como já costumo utilizar essa função desde o começo já caí em todos os argumentos usados, e realmente acho que é uma boa política. O espaço está lá, por que não usá-lo? Com uma simples busca você encontra a sua mensagem, sem falar que você pode criar filtros automáticos, que funcionam como tags sobre as mensagens e organizar tudo. Na minha opinião o gmail é o melhor email da atualidade, o mais rápido, mais prático e com mais espaço disponível, um legítimo serviço Google! Para se inscrever: http://gmail.com/

Fiz uma tradução livre do texto. Vejam:

Nós ouvimos relatos de que muitos usuários não arquivam seus emails. Se você não clica regularmente no botão "archive" ou nunca o fez, aqui estão alguns motivos para você se habituar a fazê-lo. Arquivando significa mover email para fora da caixa de entrada (Inbox) e guardando em local seguro. Suas mensagens estarão esperando por você quando você clicar em All Mail ou procurar por elas.

9. Números de telefones e endereços
Você nunca sabe quanod precisará de um número de telefone que alguém enviou a você por email ou um endereço que estava em uma assinatura.

8. Procrastinação (Deixar para depois)
Algumas vezes você quer a mensagem fora da sua caixa de entrada, mas você não quer fazer isso com organização, e também não quer jogá-la fora.

7. Posteridade

Só porque você não é famoso não quer dizer que você em 40 anos (ou 15 minutos) não queira escrever suas memórias.

6. Argumentos vencedores
“Mas em 5 de maio de 2005 às 8:43 pm EDT você disse...”

5. Mailing lists
Você crê mesmo que precisa saber o que Clintonbamcain (Hillary Clinton, Obama, Mcain) fazem todo dia? Auto-archive* suas mensagens até que você precise doar de novo. **

**Candidatos das pré-eleições presidenciais americanas, e o costume de se doar dinheiro para campanhas. Já que nos Estados Unidos os partidos não sao mantidos pelo Governo.

4. Aniversários

Procure pelo "aniversário da vovó" e voila, encontre a mensagem que você enviou no últimoi Abril. Você não fica feliz de arquivar ao invés de excluir?

3. Aquele cara
Lembra aquele cara que você pensou que nunca mais precisaria entrar em contato com ele de novo?

2. Porque você pode
E deve usar os espaço gratuito. Mais, limpar caixa de entrada = mente limpa.

1. Tentar o destino é ruim. Nunca se sabe...
Trinta e um dias depois de você enviar aquela mensagem para a Lixeira e tê-la permanentemente apagado, você precisa dela. Não tente o destino.

*Para Auto-arquivar, crie um filtro com a ação "Pular caixa de entrada (Arquiva-la).


tradução-livre: geckoBR

We hear reports that many users don't archive their email. If you don't regularly click on the "archive" button or never even thought about it, here are some reasons you might want to get in the habit. Archiving just means moving mail out of your inbox and storing it for safekeeping. Your messages will be waiting for you when you click All Mail or search for them.

9. Phone numbers and addresses
You never know when you'll need a phone number someone emailed you or an address that was in a signature.

8. Procrastination
Sometimes you want to get a message out of your inbox, but you don't want to deal with organization, and you don't want to trash it.

7. Posterity

Just because you’re not famous now doesn’t mean that in forty years (or fifteen minutes) you won’t want to write your memoir.

6. Winning arguments
“But on May 5, 2005 at 8:43pm EDT you said….”

5. Mailing lists
Do you really need to know what Clintobamccain is doing every day? Auto-archive* their messages until you want to donate again.

4. Birthdays

Search for “grandma birthday” and voila, find the message you sent her last April. Aren't you glad you archived instead of deleted?

3. That guy
Remember that guy you thought you’d never need to get in touch with ever again?

2. Because you can
May as well use the free storage space. Plus, clean inbox = clean mind.

1. Fate-tempting is bad. You just never know
Thirty-one days after you send that message to the Trash and it gets permanently deleted, you're going to need it. Don't tempt the fates.

*To auto-archive, create a filter with the action "Skip the Inbox (Archive it)."

fonte: http://gmailblog.blogspot.com/2008/04/9-reasons-to-archive.html

sábado, 19 de abril de 2008

[Review] Rápida análise do Firefox 3 beta 5

Estou utilizando desde as versões alpha, o Firefox 3. Já tive alguns problemas de estabilidade, principalmente no gerenciador de downloads que foi reformado. Porém, essa nova versão consegue superar a versão anterior. Entre os recursos que eu quero destacar, estão:

No gerenciamento de favoritos e histórico: Na versão 3 os dados são armazenados em uma base SQL rodando SQLite, com isso a pesquisa ficou muito mais fácil e rápida. Quer encontrar um site?

Digite algumas palavras sobre ele na barra, se você já o tiver visitado ou ele estiver em seus favoritos, ele será listado, não importando em qual parte do endereço, ou do título do site, estão as palavras que você digitou. Isso otimiza incrivelmente e torna quase desnecessário digitação para sites comumente acessados.

Pesquisa automática: Se você digita uma palavra na barra de endereços e pressiona enter, ele procura no Google e retorna o primeiro site encontrado. Isso aconteceu ao eu digitar vim (fui redirecionado ao site do famoso editor linux Vi Improved).

Favoritos em um clique: Agora você pode adicionar um site a sua lista de favoritos, clicando na estrela no final da barra de endereços. Ela se tornará amarela, e o site automaticamente entrará para a lista de favoritos. Para mais opções, dê um clique duplo sobre a estrela. Será aberta uma janela, onde você pode escolher a pasta onde ficará o favorito e também, definir tags, como no Del.icio.us!

Tags nos favoritos: Com o uso de tags, fica mais fácil a organização e gerenciamento dos favoritos, você ainda pode combinar o uso das pastas com as tags. Digite na janela anteriormente citada as tags desejadas e separe-as por vírgula. Por exemplo: linux, windows, SO. Para palavras compostas, por exemplo: Sistema Operacional, Linux, Windows. Como a separação é feita por vírgulas podem existir tags separadas por espaço tranquilamente, diferente do Del.icio.us.

Smart Bookmarks: Permite rápido acesso aos sites adicionados recentemente, aos sites mais visitados e as ultimas tags adicionadas.

Segurança: O Controle de segurança através de certificados de sites foi aprimirado, com isso fica mais dificil sermos iludidos por Phishing Scan. Na barra de endereços ao site ser carregado é verificado o certificado dele e exibido no espaço onde fica o ícone do site, logo antes do endereço do site na barra de endereços.

Gerenciador de Downloads: Embora ainda instável, o gerenciador de downloads agora possui um scanning por vírus, além de campo de pesquisa, caso seja necessário encontrar um item numa longa lista. Porém, o scanning torna o download mais demorado e algumas vezes ele entra em loops eternos (ato de executar a mesma ação indefinidamente), o que causa um bug, que faz com que a próxima vez que o browser seja iniciado, todos os arquivos da lista sejam baixados novamente.

Por hora só observei isso, após o feriado vou testar a última versão do Minefield (que é a versão de testes do Firefox, o "campo minado" é uma versão gerada todos os dias, com as últimas atualizações, sendo por isso bastante instável, porém nessa versão ja baseada no beta 5, a estabilidade é muito grande). Concluindo, o Firefox 3 está muito melhor que a versão anterior, um pouco mais pesado, talvez por causa do SQLite, mas muito superior em recursos e desempenho geral.

Abraços

quinta-feira, 17 de abril de 2008

[Tecnologia] Windows virou Linux?

Pode até ser quando todos os sistemas operacionais possuírem seus códigos abertos e gratuitos; mas a coisa evoluiu na mais nova versão de servidores recém lançada este mês.

Trata-se do Windows Server 2008, o mais novo Windows de Bill Gates. Possuiu o codinome Longhorn durante a sua fase de desenvolvimento pelo motivo deste ser o nome de um bar que a turma da Microsoft freqüenta.

Uma das coisas bem interessantes nesta nova versão servidora chama-se "server core". Uma opção de instalação do sistema operacional que possui apenas aproximadamente 10% do seu código baseado em GUI. Ou seja, Graphics User Interface - Interface Gráfica de Usuário. O restante fica todo operativo em modo caractere - linha de comando.

A estratégia da gigante de Redmond é baseada na estatística de que 25% dos servidores instalados atualmente são de escritórios remotos ou simplesmente, filiais. A grande parte de escritórios remotos requer menos funcionários e know-how administrativo da equipe de informática local que nem sempre fica alocada full time nesta estrutura. Ou então ao menos sequer existe. Muitas vezes são consultorias terceirizadas que passam pelo escritório uma vez pela semana ou então quando chamadas de forma reativa.

Logo estes sites físicos demandam menor investimento em hardware e gerenciamento de TI. Daí o fato do Windows Server 2008 possuir esta opção de instalação reduzida que consome apenas 1/6 do espaço em HD e menos memória RAM do que a versão full necessita. Assim as filiais poderão alocar recursos financeiros em outras áreas com a economia que farão na aquisição de hardware e pessoal especializado. A administração do servidor pode ser realizada através do prompt de comando local ou a distância via área de trabalho remota.

O Server core é instalado com os binários básicos para o funcionamento de um servidor corporativo e conseqüentemente demanda menos patches de atualização. Menos portas lógicas virtuais são abertas tornando o software mais seguro, compacto e com maior throughput.

Possui Active Directory (AD), DHCP, DNS, servidor de arquivos e impressão, Hyper V (virtualização de máquinas), fluxo de mídias, load balance, backup, subsistemas para aplicativos Unix, encriptação, SNMP , WINS, TELNET, QoS e failover clustering.

Nesta sopa de letrinhas apareceu a Hyper V. Nova tecnologia Microsoft que rivalizará com a VMware na virtualização de PCs.

Portanto percebe-se que a Microsoft deu mais uma bola dentro ao lançar esta nova característica em sua família Windows Server que possibilitará uma economia no TCO. Custo total de propriedade.


fonte: http://imasters.uol.com.br/artigo/8408

[Linux] Urnas eletrônicas rodarão GNU/Linux


Brasil é pioneiro na adoção do Linux em eleições

Recentemente o TSE divulgou que as urnas eletrônicas brasileiras vão rodar GNU/Linux. Antes elas rodavam dois sistemas, o VirtuOS e Microsoft Windows CE. No total, serão migradas 430 mil urnas para o novo sistema. Ainda não foram divulgados detalhes de qual sistema vai ser adotado (e provavelmente não será por causa do sigilo).

Segundo o Giuseppe Janino, secretário de tecnologia da Informação do TSE, as urnas não têm nenhum dispositivo de conexão e todas são lacradas. Isto impossibilitaria uma invasão dos dados, mesmo tendo todo o código aberto. A decisão da migração está ligada a requisitos de segurança e melhor auditoria.

Um fato interessante é que o sistema de assinatura digital que validará o software de votação será aberto aos partidos para análise. Os aplicativos desenvolvidos ficarão à disposição dos representantes dos partidos, em uma sala de apresentação, com acesso controlado e restrito, no TSE em Brasília. Ponto para o governo. Só espero que os lacres não sejam violados antes da votação.


fonte: http://info.abril.com.br/blog/luizcruz/20080411_listar.shtml

quarta-feira, 16 de abril de 2008

[Frase Interessante]

Achei uma frase bem legal de Goethe...

"As dificuldades crescem à medida que nos aproximamos do nosso objectivo" (JOHANN WOLFGANG VON GOETHE)

[]s

[Internet] Wiki brasileiro mapeia crimes praticados no País de forma colaborativa

Projeto Wikicrimes permite a qualquer internauta marcar em um mapa virtual o local onde foi vítima de um crime.

Um wiki brasileiro voltado a mapear os crimes no País ganhou destaque na BBC nesta terça-feira (15/04). O projeto Wikicrimes, do professor Vasco Furtado, da Universidade de Fortaleza, permite a qualquer internauta marcar em um mapa o local onde foi vítima de um crime.

A repórter da BBC, Helen Clegg, foi vítima de um assalto no Rio de Janeiro e usou a ferramenta para reportar o crime, além de escrever uma reportagem sobre o assunto.

A proposta da ferramenta colaborativa, conforme relata Furtado em seu blog, é que as pessoas possam identificar as áreas onde estão ocorrendo crimes. “Se todos participarem, o mapeamento criminal passa a ser feito colaborativamente e todos terão o benefício de ter acesso às informações de crimes no mapa”, diz o professor, no blog.

Segundo ele, é comum as vítimas de assalto no Brasil não darem queixa à polícia, por acreditarem que isso não surte efeito. “Pesquisas feitas com vitimados em alguns estados brasileiros mostram que a sub-notificação pode, em áreas densamente povoadas, chegar a 60% para certos tipos de delitos”, relata o Furtado.

O site entrou no ar em beta em 14 de dezembro e já conta com 1122 crimes registrados, em diferentes cidades do País.


fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2008/04/15/wiki-brasileiro-mapeia-crimes-praticados-no-pais-de-forma-colaborativa/

Nova versão beta do Google Earth é lançada

Fonte: Undergoogle

Disponível para Windows, Mac e Linux, o Google Earth acaba de ganhar novos recursos em sua versão beta 4.3. Entre as novidades, há um novo menu de navegação, que permite a fácil mudança de perspectiva no mapa e melhor controle, tão fácil como o já utilizado pelos botões do mouse. A versão 4.3 conta com novas construções 3D, principalmente para as cidades de São Francisco, Boston, Orlando, Munich e Zurich.

Também é possível visualizar a posição do sol. Para isso, na barra de ferramentas há um botão com a imagem do astro. Ao clicar sobre ele, poderá ser visualizada a posição de incidência do sol sobre o globo terrestre.

Para os americanos, ainda é possível ter acesso a fotos do Google Street View, que conta com fotos terrestres de dezenas de cidades. Outra novidade são as fotos panorâmicas de vários lugares importantes da terra, divulgadas em parceria com o sistema Gigapan.

O Gigapan foi elaborado durante dois anos de pesquisa e colaboração entre a NASA Ames Research Center e a Carnegie Mellon University. O dispositivo permite ao público fotografar com uma simples câmera digital cenas panorâmicas completas com milhares de pixels.

A lista de novidades termina com a visualização da data das imagens do Earth (na barra de status), além da integração com vídeos do Youtube.

Para conferir todas as novidades e suas especificações, acesse http://earth.google.com/userguide/v4/#newfeatures.

[Tecnologia] Fim do Windows está próximo, dizem analistas

O avanço da tecnologia, os novos suportes informáticos e a grande quantidade de concorrentes podem fazer com que, em pouco tempo, o sistema operacional Windows do modo como é hoje se torne obsoleto e saia de circulação.

Isso é o que afirmaram analistas americanos de renome em uma conferência chamada "O Windows está desmoronando" ("Windows is collapsing"), em Las Vegas, nos Estados Unidos. Estes especialistas recomendaram que a Microsoft deixe de se centrar em seu sistema operacional e aposte mais no software de uso direto na Internet.

Desde sua primeira versão de 1985 até o Windows Vista de 2007, o carro chefe da Microsoft tem sido o preferido dos usuários. Mas a hegemonia da estrela da companhia de Bill Gates pode sofrer um sério revés se não fizer mudanças drásticas em seu sistema operacional.

Os analistas Michael Silver e Neil MacDonald, da empresa consultora de tecnologia Gartner, deixaram bem claro: "A Microsoft não está respondendo ao mercado, está sobrecarregada por uma herança de quase duas décadas de códigos e decisões, e está enfrentando uma competição muito séria".

Estagnados

A Microsoft não está desenvolvendo novos produtos, mas apenas reeditando aqueles que já tem, na opinião dos consultores. Isto faz com que a complexidade do Windows Vista, a última versão do Windows, com mais de 50 milhões de linhas de códigos (o dobro do que em sua versão de 1996), seja muito instável e tenha um futuro incerto. Um erro que o impede de seguir o ritmo do turbilhão tecnológico e que o deixará estagnado.

Para Silver e MacDonald, a melhor opção para a Microsoft seria apostar menos no Windows da maneira que ele é agora e mais em programas que oferecem o mesmo que seu pacote Office, porém diretamente online.

Atualmente, os internautas têm acesso por meio da rede a programas, como por exemplo, um editor de texto ao estilo do Word. Como prova do poder que está tomando este meio, a Microsoft lançou no mês passado um pacote de Office pela Internet. Da mesma forma, o Google oferece serviços semelhantes.

Vista, um erro

O resultado desta letargia na inovação da Microsoft fica clara principalmente nas vendas. Em declarações no site ComputerWorld, Silver e MacDonald declararam que "muitos usuários não entenderam os benefícios do Windows Vista ou não o consideraram tão bom quanto a versão anterior, o Windows XP".

Isto fez com que os usuários se negassem, por um lado, a pagar o preço elevado do Vista e, por outro, a ter que se familiarizar com um sistema diferente.

Uma pesquisa realizada pela mesma consultora Gartner em 2006 mostrava que cerca de 9% das empresas que utilizavam Windows fariam a migração para a versão Vista. Entretanto, um ano depois, os resultados foram muito diferentes: apenas 1% dessas empresas fez a troca.

fonte: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI2747043-EI4801,00.html

[Windows] Tradutor e dicionário Babylon incorpora Aurélio

A VM Tecnologia, que distribui no Brasil o software de tradução e dicionário Babylon, informou que incluiu, na versão 7.0 do Babylon, o Dicionário Aurélio 5.0. Segundo a empresa, com isso o programa vai ganhar mais 435 mil verbetes, definições, frases e significados, além das funções tradicionais.

fonte: http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2008/04/16/tradutor_dicionario_babylon_incorpora_aurelio-426870804.asp

[Cotidiano] Depois do divórcio, mulher se vinga em vídeo na web

A ex-atriz norte-americana Tricia Walsh-Smith vem ganhando audiência na web depois de publicar um vídeo em que, após o divórcio, se vinga contando detalhes da vida do casal e humilhando o ex-marido.

O vídeo tem pouco mais de seis minutos e, segundo Tricia, foi motivado pela injusta divisão de bens no processo de divórcio. O ex-marido, Phillip Smith, é um executivo de sucesso no show business de Nova York. Tricia também reclama da falta de sexo no casamento e critica a família de Smith.

Há cinco dias disponível na Internet, o vídeo já foi visto por quase 300 mil internautas. O ex-marido não quis comentar o caso, conforme informações da agência Associated Press.

fonte: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI2747127-EI4802,00.html

[Internet] Namoro virtual exige cautela; conheça dicas de segurança

Seja por criminosos que procuram um "alvo fácil" para seus golpes ou por paixões possessivas mal compreendidas, as relações amorosas na internet podem se transformar em pesadelo.

O namoro que começa em redes sociais, salas de bate-papo e programas de mensagens instantâneas exige cuidados para que o usuário não tenha sua integridade ameaçada.

Para evitar que a relação que o caso de amor se transforme em caso de polícia, as autoridades recomendam que o internauta proceda com bastante cautela e desconfie das informações na rede.

Confira as dicas para preservar sua privacidade:

- ao marcar encontros, dê preferência a locais públicos, ou vá sempre acompanhado;

- não divulgue informações pessoais como número de telefone e endereço;

- só compartilhe fotos pessoais com os amigos mais próximos (nunca se sabe quando uma imagem pode "vazar" para canais indesejados);

- procure o máximo de informações sobre o possível "amor virtual";

- ao receber convite para conversar com desconhecidos, procure assegurar se existem amigos em comum.

fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL400373-6174,00.html

[Video] Vídeo mostra coletânea de diversos clássicos dos videogames

Confiança faz internauta abrir mão de privacidade, diz estudo

Quanto mais confiam na organização que solicita informações on-line, mais os internautas estão dispostos a fornecer esses dados. Essa é a conclusão de um estudo financiado pelo Conselho de Pesquisa Econômica e Social, do Reino Unido, que encomendou a pesquisa por conta da preocupação dos usuários em relação às fraudes.


“Mesmo aqueles que haviam demonstrado previamente grande cautela com a privacidade on-line aceitaram divulgar informações, caso confiassem na organização que solicitava os dados”, afirmou Adam Joinson, líder do estudo.

As descobertas, diz a pesquisa, são muito importantes para aqueles que planejam criar serviços on-line considerados uma ameaça à privacidade. Por outro lado, o estudo também indica que os piratas estão no caminho certo quando utilizam marcas famosas em e-mails fraudulentos para convencer os internautas a fornecerem seus dados pessoais.

“Pela primeira vez, temos uma pesquisa que realmente analisa o que as pessoas fazem on-line, em vez de considerar o que elas dizem fazer on-line”, afirmou Joinson, ao explicar que usou métodos rigorosos em seu estudo para identificar o comportamento dos internautas.

Preocupação

Cerca de 56% dos usuários de tecnologia analisados afirmaram se preocupar com a privacidade quando estão na internet. A questão central desse problema, diz o estudo, é conseguir identificar se os sites são realmente confiáveis, pois essa impressão tem impacto no comportamento dos usuários.

Quando navegam por uma página que consideram confiáveis, as pessoas aceitam violações em sua privacidade. Mas os mesmos pedidos feitos por sites suspeitos fazem com que os internautas tenham um comportamento mais defensivo.

Segundo os pesquisadores, isso indica que o sucesso de um serviço on-line está ligado ao nível de confiança criado pelo site. Além da aparência da página, que pode ser usada para criar essa impressão, a organização responsável pelo site também é um fator muito importante.


fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL188426-6174,00.html

[Internet] Casal processa Google por quebra de privacidade em fotos

Rua e casa onde moram aparece em fotos do serviço 'Street View'.
O casal pede uma indenização de US$ 25 mil, além da retirada das imagens do site.

Um casal de Pittsburgh, nos Estados Unidos, processou o site de buscas e de conteúdo para internet Google por "se intrometer" em sua vida particular, já que o serviço Street View permite que qualquer internauta veja fotos da casa onde moram Aaron e Christine Boring.

Eles acusam o Google de "invasão proposital" de sua privacidade, pois a rua onde vivem está marcada com uma placa indicando que trata-se de uma área particular.

Os Boring acrescentaram na ação judicial, apresentada em 2 de abril, que a inclusão de uma foto de sua casa no Street View do Google lhes causou "sofrimento mental" e reduziu o valor do imóvel, comprado em 2006 por "uma soma considerável de dinheiro".

Eles disseram que seu desejo de privacidade "foi um fator importante em sua decisão de comprar a propriedade".

O site TheSmokingGun teve acesso a documentos públicos sobre a propriedade, e afirma que os Boring pagaram US$ 163 mil pelo imóvel. O casal pede uma indenização de US$ 25 mil, além da retirada das imagens do site.

O Street View é um serviço do Google integrado no Google Maps que oferece fotos panorâmicas das ruas de algumas das principais cidades dos EUA. O programa incluiu imagens de Pittsburgh em outubro de 2007.


fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL388625-6174,00.html

[Tecnologia] Blu-ray da Panasonic permite cartão SD


blu-ray_da1.jpg

A Panasonic colocou, esta semana, no mercado brasileiro o DMP-BD30PL-K um reprodutor de discos Blu-ray com resolução de 1080p com um sistema digital que permite o processamento de 15 bilhões de pixels por segundo.

Entre as principais características estão o Picture in Picture, a entrada para cartões de memória SD, o sistema Viera que permite a utilização de um só remoto entre produtos da marca e o sistema HD Networking que permite a entrada de imagens gravadas em câmeras digitais no formato AVCHD, através do cartão SD.

O produto está disponível nas principais lojas do país a um preço sugerido de R$ 3.199,00


fonte: http://planetech.uol.com.br/?p=1096

Console reúne Atari, Nintendo e Genesis

console_reune.jpg

O Projeto Super Genintari (um anagrama de Genesis, Nintendo e Atari) finalmente está pronto. Trata-se de um console que permite reproduzir cartuchos de games dos principais consoles das últimas décadas: O Atari 2600, o Nintendo, Super Nintendo e o Genesis.

Basta encaixar o cartucho de um dos sistemas no slot apropriado, selecionar o formato apertando o botão correspondente, e conectar o produto a um televisor através de um cabo AV. Os controles estão no próprio console.

O fabricante ainda não informou a data, o preço ou os mercados em que estará fazendo o lançamento. Um vídeo mostra, com humor, como foi desenvolvido o produto.


Fonte: http://planetech.uol.com.br/?p=1113

terça-feira, 15 de abril de 2008

[Campanha] Não ao bloqueio do Wordpress



Uma ordem judicial quer tirar do ar um blog do wordpress, sem ao menos informar qual blog e qual o motivo. Porém, por inviabilidade técnica, a única forma de retirar este blog do ar, é proibindo o acesso a todos os blogs do wordpress. Existem cerca de um milhão de blogs brasileiros hospedados no wordpress.

Mais uma vez a justiça tenta cercear a liberdade de expressão na internet, uma atitude perigosa, que em outro famoso e grande país é parte de um rigoroso esquema de censura e manipulação de informações. Não ao bloqueio do WordPress, Sim a liberdade!!


Fãs do Windows XP protestam na internet contra aposentadoria

SÃO FRANCISCO - Milhões de usuários do sistema operacional Windows XP estão usando a internet para protestar contra a retirada do sistema das prateleiras, prevista para junho deste ano. Em um dos movimentos, incentivado pela publicação internacional InfoWorld, fãs de XP coletaram online mais de 140.000 assinaturas contrárias à retirada do sistema das prateleiras.

A empresa espera estimular a adoção do sistema sucessor e mais novo, Windows Vista, versão lançada há mais de um ano e que, segundo analistas, não convence usuários em massa. A Microsoft vai oferecer suporte técnico aos usuários de XP até abril de 2009 e, a partir daí, prestará um nível mínimo de assistência.

Carlos Prado, um dos líderes do movimento da InfoWorld, afirma que "se (a Microsoft) o obriga a adotar o Windows Vista, me tornarei usuário do Linux", ameaça apoiada por diversos participantes. "Que Deus nos ajude e nos salve do Vista", afirmou outro usuário que participa do movimento. Um internauta, identificado apenas como Fritz opinou que "o Vista é uma vergonha para a engenharia americana". Além do movimento apoiado pela revista, dezenas de blogs e vídeos reúnem usuários contrários à retirada do sistema operacional Windows XP.


Fonte: http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2008/04/15/fas_do_windows_xp_protestam_na_internet_contra_aposentadoria-426861424.asp

[Tecnologia] Apple é a nova Microsoft

A Computer World publicou há algum tempo, um interessante artigo sobre a posição de domínio atual da Apple no ramo de mídia digital. Ele compara a atuação da empresa de Steve Jobs atualmente, com a postura tão criticada na Microsoft durante a década de 90, a postura monopolista e autoritária. Não em uma crítica negativa, mas sim em uma explicação do que a Apple faz atualmente e a Microsoft, são atitudes semelhantes, embora mais uma vez a Apple pareça mais inovadora até nessa área.

Dez anos atrás, a Microsoft era a companhia que todos amavam odiar. E os maiores adversários da MS vilipendiavam a companhia chamando-a de um valentão ambicioso que usava o seu sistema operacional copiado de outras soluções, com caráter monopolista e estranho, para forçar a adoção aos usuários de software e coergir os parceiros a aceitarem acordos injustos de licenciamento.

Não olhe agora, mas o papel do maior valentão da indústria está sendo – cada vez mais – interpretado pela Apple, não pela Microsoft. A seguir, uma análise que mostra como a Apple tomou da MS a reputação pior de monopolista, dada a copiar outras soluções e valentona.


Leia o artigo completo!

[]s

Postagens populares