terça-feira, 7 de outubro de 2008

Problemas PC: Disk Error, Arquivos corrompidos, Sistema RAW [e a Solução]

Retornei esses dias de São Paulo, onde estava a procura de emprego e também para resolver umas pendências. Quando liguei meu pc em casa, eis que ele deu um erro: disk error, e não deixou mais funcionar. Como meu pc já está em fim de carreira, principalmente o hd, fiquei preocupado, pois não tinha feito backup de alguns dados, cerca de 300 MB.

Usei um livecd do linux e entrei, verifiquei que estava tudo lá. Parti então para tentar uma solução mais tradicional para o problema, o famoso fixboot, fixmbr. E para terminar executei um chkdsk /pr para verificar o hdd. Porém, ao reiniciar um novo erro apareceu, NTLDR is missing.

Sem a net para consultar uma possível solução para o problema, decidi tentar efetuar backup pelo Linux, usando o Ubuntu, porém, ao tentar abrir a partição pelo Ubuntu notei que a partição onde estava o meu Windows 98, formatada em FAT32, tinha "virado pó", não sobrou nada. E a partição onde estava instalado meu Windows XP, em NTFS, estava inacessível. Por sorte as outras partições, em NTFS, permaneciam intactas.

Decidi já que não tinha mais a partição do Windows 98, e já que nela não havia nenhum dado sensível. Reinstalar o Windows XP a partir dela, uma partição de cerca de 2.5 GB, para tentar recuperar os dados mais importantes da partição do Windows XP. Porém, reinstalado o Sistema e efetuado um chkdsk na partição automaticamente, o Windows já a marcou como sendo uma partição com Sistema de arquivos RAW e inacessível a ele. Como sugestão ele me indica formatar a partição. O que eu não posso fazer já que ainda existem dados importantes nela.

Pesquisando na net sobre o problema descobri uma forma de resolver o "NTLDR is missing", copiando do cd do windows os arquivos ausentes.

NTLDR é arquivo do windows.... pode estar corrompido... ou pode ser problema de mau contato da memória ram...( neste caso é só retirar a memória e limpar os pinos de contato com uma borracha..(usado na escola)..... se naõ resolver, é problema de arquivo do windows corrompido.... ( pode ser uma simples corrupção do arquivo ou problema do HD ( HD com bad block)... no caso de bad block o mais aconselhável é formatar e reinstalar o windows... se o HD estiver condenado (muitos bad block ) o windows nem irá instalar....

outra solução seria recuperar o arquivo corrompido...

1.Dê boot com o CD do Xp2
2. Quando aprecer a tela de "Boas Vindas", pressione "R" para iniciar o Console de Recuperação
3.Escolha a partição a ser recuperada
4. Digite a senha do Administrador. Se não tiver colocado senha, basta apertar ENTER
5.Digite os seguinte comandos
COPY X:i386\NTLDR C:
COPY X:i386\NTDETECT.COM C:
[onde X = CD ROM Drive]

6. Digite EXIT e dê um novo boot

mas neste caso ele não corrige o bad block ....e com o tempo de uso a tendencia é aumentar os bad blocks....( se formatar ele não disponibiliza este setor danificado ou corrige.... )


Porém, no meu caso isso não era mais suficiente, pois eu já tinha formatado uma partição e a questão era conseguir acessar os arquivos que estavam em RAW da partição do Windows XP.

Procurando na net encontrei alguns programas que foram recomendados para essa tarefa:

  • Data Doctor Recovery NTFS (Demo)
  • Active@Undelete
  • Easy Recovery

Tentei com o primeiro da lista e não obtive tanto sucesso, ele acha os arquivos e me deixou esperançoso, pois encontrou tudo lá, mas não me permite salvar. Fui então tentar o Active@Undelete, que na versão de demonstração só permite salvar arquivos compactados, mas de posse da versão completa, eu consegui recuperar tudo com facilidade.

Bem, não recuperei tudo, alguns arquivos vieram corrompidos, principalmetne imagens que agora não abrem mais, e estão danificadas, mas de forma geral, o resutlado foi bastante positivo pois recuperei tudo que precisava. =)

Agora após fazer backup de tudo que foi recuperado, eu vou formatar essa partição e aplicar um novo esquema de particionamento.

Fiquem com Deus, ;)

Nenhum comentário:

Postagens populares