terça-feira, 4 de novembro de 2008

Windows: Consumo exagerado de memória RAM no ZoneAlarm

Alguns dias atrás, adquiri mais 512 mb de ram para meu pc. Ele já estava no gargalo da memória e estava tendo de recorrer muito a Swap ou no Windows, arquivo de paginação. E como o desempenho do hd também está péssimo, devido ao desgaste físico e danos físicos (leia-se aqui: bad blocks), cada vez que ele tinha de fazer isso, o pc simplesmente travava (ficava congelado até que a tarefa fosse feita).

Após ter colocado mais memória, mesmo com o baixo desempenho do hd, esses travamentos sumiram já que as tarefas de Swap se tornaram menos frequentes e o cache do sistema aumentou, na prática dobrou. Porém, fui percebendo que existia um "comedor" de RAM no meu pc. O que antes estava fazendo sobrar cerca de 200 MB de RAM livre, agora fazia sobrar 60 ou 70 mb. Ao verificar notei que o ZoneAlarm, que antes de eu formatar o pc consumia 35 a 70 mb, agora estava consumindo incriveis 260 MB o.O

Fui pesquisar no oráculo para ver se conseguia encontrar registros a respeito disso e não encontrei nada. Pensei então na segunda hipotese, eu estava usando uma versão antiga do ZoneAlarm, a versão 5.x... Então decidi atualizar o programa para a versão 7.x e não é que isso solucionou o problema? Pois é, o gasto do VSMON, caiu de 260 mb para 42 mb, e está sobrando cerca de 250 mb de RAM para os programas do meu pc. ^^



Esse é um exemplo claro de quando mais RAM é útil. Meu pc se tornou mais rápido, porque ao adicionar mais memória ram, ele precisou fazer menos SWAP (paginação), acessando menos o hd (que é bem mais lento que a RAM), dando maior velocidade e estabilidade no geral. Porém, testei um jogo, Winning Eleven 7, bem antigo, mas... e a velocidade deste não se alterou, já que ele consumia menos recursos que eu já tinha antes, ou seja, ele nunca atingia o gargalo do pc, e a RAM não melhorou seu desempenho. O desempenho de programas como Firefox (famoso comedor de memória), Photoshop, e até mesmo do Audacity também melhorou, pelo mesmo motivo que citei antes, com mais RAM, eles precisam fazer menos SWAP. Mas caso seu pc ainda não atinja o "gargalo" de memória, o desempenho pode não melhorar. De qualquer forma, RAM é o upgrade mais simples, barato e normalmente traz bons resultados, então quase sempre é uma boa pedida.

Abraços

Nenhum comentário:

Postagens populares