domingo, 17 de agosto de 2008

Review: Conferindo hashs MD5, SHA-1 e CRC32 usando o HashTab

Quem está acostumado a baixar distros Linux,  já está acostumado também a verificar a hash MD5 dos arquivos para garantir que o arquivo está íntegro, ou seja, exatamente, idêntico ao que foi feito. Por um motivo que eu desconheço, quando se baixa pela Internet, esse arquivo pode vir inteiro, ter uma aparência completamente normal, inclusive o mesmo tamanho, porém, ter vindo diferente do original.

Em distros Linux, a integridade  pode significar: funcionar ou não.

Porém, em tempos de arquivos de muitos gigas, não são só distros que precisam verificar por integridade, qualquer arquivo pode sofrer esse processo, e para garantirmos que estamos com o arquivo correto, é necessário verificar a hash dele.

Mais comumente, os sites junto com o download costumam já distribuir também a hash md5 do arquivo, alguns preferem a hash sha-1. O CRC-32 normalmente é usado por programas verificadores de arquivos duplicados, como o CloneSpy, para garantir que um arquivo é diferente do outro.

No linux, já vem programas para verificar todos via linha de comando, já no Windows costuma-se usar o MD5Summer para md5 e o sha-1 (via linha de comando). Porém, pesquisando esses dias descobri um programa (extensão para Windows) que já verifica os três ao mesmo tempo!

Estou falando do HashTab. É um programa leve para windows que adiciona uma aba, dentro das propriedades do arquivo, gerando automaticamente os hashs, md5, sha-1 e crc-32 do arquivo. Se você necessitar comparar com um outro, basta clicar em comparar e procurar o arquivo de texto contendo o md5/sha-1/crc-32 do arquivo original.

É uma maneira extremamente simples e nativa de fazer isso. O programa possui idioma em português e não atrapalha em nada o desempenho da máquina, parece mais que já veio no Windows. Recomendo!

 Download (32bits)

 Download (64bits)

[]s

Nenhum comentário:

Postagens populares