domingo, 3 de agosto de 2008

Review: Google Notas (Notebook) - Uma mão na roda em pesquisa web

Se tem um produto do Google, que não é muito divulgado, mas que é um espetáculo, é o Google Notas.
O Google notas é exatamente o que ele propõe, um bloco de notas, onde você vai adicionado informações que você acha relevante para consulta futura. O serviço já foi lançado há algum tempo, e eu até passei um tempo sem usar.

Porém, hoje, revisando os produtos do Google que eu uso (e são muitos hehehe), eu resolvi dar uma olhada nas minhas últimas anotações. O serviço melhorou, está mais rápido, mais simples. Com a extensão instalada então, aí o serviço voa. Como eu sou usuário do Firefox, instalei a extensão dele.

Ao contrário do que acontecia antigamente, quando as notas levavam tempos até abrirem, tempo da extensão carregar, até as notas carregarem, ou serem adicionadas novas notas, tudo ficou mais rápido. Depois que instalamos a extensão, aparece uma nova opção quando selecionamos um conteúdo de um site e clicamos com o botão direito: Anotar isto.

E é simples assim, ao se selecionar o que deseja anotar e clicar no com o botão direito e depois anotar isto. Essa nota vai direto para um bloco de notas (o último aberto ou um novo, fica a gosto de quem usa) com a informação do site, incluindo url do site onde você achou e a data da anotação. Isso dá uma base ótima para pesquisar, pois além de salvar as notas, salva também as referências que te permitirão, montar uma bibliografia de um trabalho por exemplo, ou comparar informações entre sites, de forma mais simples, através de uma comparação pelo Google Notas.

Você ainda pode criar notas em branco, bastando clicar no icone da extensão (no Firefox, ele aparece na barra de status a extrema direita) e abrir e digitar sua nova nota. O Google Notas têm uma barra de edição de texto rico, por isso você pode adicionar formatação, links, etc... a sua nota. Ela inclusive aparece com imagens e com a mesma formatação do site onde você anotou! =]

Você pode gerenciar as notas por blocos de notas, criando um para cada tipo de anotação. Por exemplo, receitas, letras de músicas, etc... E gerencia-las, com comentários ou adicionando a notas favoritas, tudo de forma muito simples, em um ou no máximo dois cliques.

Cada blogo de notas tem sua própria configuração de compartilhamento, para compartilhar é muito simples, basta ir em gerenciar blocos de notas, e clicar em compartilhar na frente do bloco correspondente e digitar o email de quem você quer compartilhar. Se for uma conta do Google, o acesso ao convidado é imediato.
Para compartilhar um bloco que você está editando, basta clicar em compartilhar na parte inferior e digitar o email do convidado. Ao se compartilhar um bloco ele muda de azul para laranja.

Ainda temos opções de exportação, podendo exportar para html ou ainda para o Google Docs. Outro excelente serviço do Google onde você tem um editor de texto, um editor de planilhas e um editor de apresentações, tudo online e de graça!

Para terminar, como não poderia faltar, todas as notas podem ser consultadas através de um simples campo de busca (ao estilo google) no topo da página. Chega de perder referências e não poder anotar de forma simples aquela informação que está na sua frente, use o Google Notas!

Abraço

Nenhum comentário:

Postagens populares