domingo, 16 de julho de 2006

Info: Não sabe onde foi parar todo o espaço livre do seu HD?

Olá pessoal,
Como está sendo o domingo? O meu está bem... bem parado, rsrs... Comecei a assistir a F1, mas acabei pegando no sono pois dormi tarde... Já sei que o alemão venceu, como Alonso em segundo... coitado do Schumi.. desse jeito ele não vai conseguir virar esse campeonato não... Ontem fiz a gravação de mais um DVD de dados.. nos próximos posts eu comento sobre isso.

Como eu estou com uma íncrivel e insistente falta de espaço no meu disco rígido, tive de começar a fazer umas exclusões, desinstalações, e verificar o que tanto estava ocupando espaço no meu HD. Hoje eu fui testar um programa chamado DSM ou Disk Size Manager. Esse programa consegue fazer uma varredura completa do HD e nos dizer onde exatamente está cada MB ocupado deste. Foi uma mão na roda, pois com ele pude finalmente saber onde é que estão os meus bytes... rsrs

Após alguns minutos, quase uma hora varrendo o meu quase lotado disco rígido, ele me passou o relatório. Tamanha não foi a minha surpresa quando percebi que a minha maior pasta era Documents and settings. Como o programa permite analisar cada pasta do HD, verifiquei na seguinte pasta:

C:\Documents and Settings\Usuário\Configurações locais\Dados de aplicativos\Microsoft\

Indicando um uso de 16.5 Gb. Eu sinceramente não entendi, afinal, eu nem uso o Outlook, e era este, que ocupava grande parte do HD com seus DBX de mensagens. Aí minha surpresa ainda maior a pasta que estava com a quase totalidade do espaço gasto na pasta Microsoft, era a pasta MSN Messenger.



Essa pasta no endereço:
C:\Documents and Settings\Usuário\Configurações locais\Dados de
aplicativos\Microsoft\MSN Messenger\XXXXXXXXXXXXX\SharingMetadata\Working

Possuía um único arquivo com 8 Gb. Você não leu errado... O MSN Messenger gerou um arquivo de 8 Gb. O Nome do arquivo é SimilarityTable_2 que eu não faço a mínima idéia de pra que serve, mas como não é alterado há mais de 6 meses, e eu entro no msn quase todos os dias.. então deduzi que ele não está sendo mais usado e o exclui. Fiz isso também com seu irmão gêmeo que estava na mesma pasta do MSN só que em uma outra pasta com numeração diferente.

Eu que estava reclamando de falta de espaço liberei 16 Gb, só apagando logs de um mensageiro instantâneo. Tinha que ser essa praga do MSN Messenger da Microsoft. É nessas horas que me dá uma saudade do ICQ...

Mas voltando ao tema. Eu só descobri isso, pois usei o Disk Size Manager para fazer uma análise completa do HD. O programa é versão trial. Você pode analisar o HD, ver a hierarquia de pastas (assim como no Windows Explorer) com o espaço utilizado por cada além de ver um gráfico analisando cada pasta. Basta clicar no nome da pasta e o gráfico é exibido. Este gráfico pode ser exibido em diversos padrões: pizza, barras.. etc... Você também pode analisar a unidade de disquete e drives de cds, dvds, etc... O programa ainda dá a opção de salvar um log do que foi encontrado para análise futura, além de conseguir exportar para formatos txt, e até html. A exportação demora um pouco dependendo de quanto do HD está ocupado.



Se você não sabe onde foi parar todo o espaço livre que tinha no seu HD, use esse programa, com ele com certeza você vai encontrar.

Disk Size Manager: http://www.spadixbd.com/dsm/index.htm

Abraços

3 comentários:

Anônimo disse...

Here are some links that I believe will be interested

Anônimo disse...

Great site loved it alot, will come back and visit again.
»

Anônimo disse...

Great site loved it alot, will come back and visit again.
»

Postagens populares