quinta-feira, 25 de maio de 2006

Internet: Conheça o UOL Messenger

Olá amigos,
Vocês não leram errado, a UOL está sim criando um novo Messenger. Como eu já havia citado em outro post, trata-se de um programa multiprotocolo, que consegue acessar diversas redes. As principais usadas no Brasil pelo menos. O programa está em fase de testes, o famoso BETA, que ficou célebre graças ao Google e atualmente é adotado por todas as grandes companhias.

As redes:
O UOL Messenger consegue acessar as redes do: MSN, ICQ, Yahoo e Jabber (A mesma usada pelo Google Talk).

A interface
A aparência do programa é muito agradável e foi claramente inspirada no MSN Messenger (Mais popular do país).


Funcionalidades:
- Operabililidade multiplataforma: ICQ, MSN, Yahoo, Google Talk
- Gerenciamento da lista similar ao MSN
- Envio simples de arquivos
- Conversas seguras (criptografadas)
- Bloqueio de contatos
- Consulta de perfis
- Emoticons
- Ferramentas do UOL (Principais serviços do Universo Online)

A Mascote
Nesse ponto o UOL Messenger ganha de goleada, afinal, a vaquinha que é mascote do programa é muito louca! Ponto para o desenhista!


Geral
O programa é bastante intuitivo, podendo ser facilmente configurado em poucos passos, bastando para isso você possui um email UOL ou BOL. No programa é dito que você consegue se conectar usando um email de qualquer provedor, porém, nos testes que eu fiz. Só consegui me conectar usando um email do BOL (Eu não sou assinante UOL!). O programa possui as principais funções de organização das lista de contatos. Já possui a funcionalidade ficar invisível, também no MSN Messenger. O programa não possui propagandas, é bastante leve (nem tanto quanto o Talk). È bastante funcional, embora ainda possuia alguns erros, se vocês, usam mais de uma rede, é uma ótima saída. O ponto negativo, é que por se tratar de um serviço UOL, caso se torne popular, pode há qualquer momento virar uma exclusividade dos assinantes.

O programa pesa 6 MB e pode ser baixado em http://messenger.uol.com.br/

Abraços

2 comentários:

Felipe Sanches disse...

O UOL Messenger é software livre licenciado sob a GPL. Portanto, não existe a possibilidade de ele se tornar exclusividade dos assinantes pois o código dele está disponível e qualquer pessoa pode modificá-lo (desde que saiba programar).

Mais uma coisa: O UOL Messenger não foi 100% desenvolvido pelo UOL. Na verdade, a maior parte do código do UOL Messenger é derivada do Gaim (gaim.sf.net), outro software livre. A diz que "optou" por liberar o UOL Messenger como software livre, mas, na verdade, ela é obrigada a fazer isso, pois se assim não fizesse poderia ser (com razão) processada pelos desenvolvedores do Gaim por desobedecer às condições de uso descritas pela licença de software livre GNU-GPL, sob a qual o Gaim (e também cerca de 70% dos softwares livres existentes) é licenciado.

Locke disse...

Tens razão havia me esquecido que era GPL, obrigado por me lembrar e também por completar, vou acrescentar um novo post com essas informações! Valeu!

Postagens populares