terça-feira, 2 de maio de 2006

Feriadão acabou / Análise do Plano Internet Sem Limites da Telemar

Olá amigos,
Cá estou eu, rsrs Guitarra no colo, ouvindo Sum 41 e ainda prestando atenção no programa do Jô, hahaha ao mesmo tempo que aproveito para ler os meus feeds... será? Pelo menos tentando.
Vantagens de quem tem uma super conexão discada. Usuários de banda larga não tem o privilégio de poder fazer diversas coisas enquanto esperam uma mísera página do orkut, por exemplo, abrir.

Hoje vou falar de um plano novo lançado pela Telemar, empresa responsável pela telefonia fixa em todo o sudeste, Nordeste e Norte do pais, exceto São Paulo . Esse plano se chama Internet Sem Limites. Basicamente ele funciona igual ao plano da Telefônica em São Paulo, lançado há mais de um ano atrás. Esse plano permite o acesso discado sem tarifação extra em conta, havendo somente o pagamento de uma taxa fixa por mês, atualmente na casa dos R$ 29,90 mensais.

Algo que sinceramente me deixa encucado, já que com uma simples conta você pode constar quanto a Telemar e a Telefônica ganhariam cobrando pulsos normais. Segundo informações que eu tenho, esse sistema além de ser mais uma opção ao consumidor seria uma maneira de desaluviar o sistema telefônico nos horários de tarifa reduzida (um pulso por chamada).

A meu ver não parecem argumentos suficientes. Uma coisa eu tenho certeza, as empresas nunca jogam para perder, principalmente empresas de telefônia grandes que além de tudo ainda contam com o apoio irrestrito da Anatel.

Eu assinei o serviço a cerca de uma semana, e já pude observar coisas interessantes. A partir do momento que eu fiz o cadastro no serviço, através do telefone, sem dificuldades, eu estava imediamente habilidado a usar o serviço. O serviço, segundo o atendente, não inclui fidelidade podendo ser cancelado a qualquer momento, além de permitir conexão sem tarifação a qualquer hora do dia, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Assim que desliguei o telefone, tentei me conectar, obviamente pelo provedor Oi. Consegui me conectar sem dificuldades, algo que eu não veria mais se repetir. A partir das conexões seguintes o que eu observei foi um padrão algo do tipo dificultar ao máximo que o usuário consiga se conectar, ao mesmo tempo que impede os que conseguirem de ficar muito tempo conectados.

Observei algo que nunca tinha me ocorrido: dificuldade de conexão durante o horário normal, com quedas sucessivas. Durante toda a semana o que veio foram conexões difíceis de se concluirem, e as concluídas, instáveis e lentas, raramente ultrapassando 1 hora e meia de conexão, em casos raros consegui ultrapassar esse limite, mas parece haver uma compensação já que nos dias que se seguiram a conexão se tornou ainda pior.

Observei que se eu discasse para o provedor MSN, provavelmente não associado a Telemar, a conexão era imediata e rápida dentro do horário normal, já se em seguida tentasse pelo provedor Oi, parecia que eu estava tentando me conectar sábado a tarde ou domingo entre 18 e 22 horas.

Conclusão:

Quem quiser economizar é uma boa saída, já que não há a cobrança de pulsos, somente a taxa de R$ 29,90 por mês cobrado em conta. O serviço é deficitário, por isso, não vá pensando que conseguirá uma conexão tão boa quanto tinha no horário normal antes. Em compensação não precisarás esperar horários de tarifa reduzida e nem precisará pagar pelos pulsos nas quedas de conexões. Se quiser realmente aproveitar a internet, vale mais a pena a assinar um serviço de banda larga.

Pontos positivos:
- Não tarifação extra por conexão no horário comercial
- serviço disponível durante todo o tempo
- cadastro pode ser feito por telefone, bastando somente documentos do dono da linha.
- serviço disponivel imediatamente após o cadastro.

Pontos negativos:
- dificuldade constante de conexão
- conexão instável e lenta
- períodos de conexão curtos
- necessidade de linha sem limitações.

[]'s

2 comentários:

Anônimo disse...

caramba estou extremamente chateada, pois quando fiz a assinatura do plano, não tinha o conhecimento de que o provedor deveria ser estipulado pela telemar, ou seja, que alguns provedores como o (pop) por exemplo não fazia parte da lista de possíveis provedores parceiros da telemar e que eu teria de pagar por fora, enfim minha conta veio 305,00 reais e estou desesperada pois este valor não estava nos meus planos como poderei pedir que eles avaliem meu caso?

Locke disse...

olá,
realmente a telemar só permite acesso "sem limites" para os provedores associados, creio que os que possuem prefixo 1500.

Quando assinei o plano, diretamente com a Oi, fui informado que poderia acessar por provedores associados, contudo, eles não me disseram quais seriam estes. Só descobri que eram os que usavam prefixo 1500, mais tarde, procurando na net. Mas, mesmo assim não me arrisquei, não confio na Telemar.

No seu caso, acho difícil que os atendentes da telemar te ajudem, já que as conexões foram geradas de provedores não associados. Você pode e deve tentar, mas acho que provavelmente não dará resultado.

Como saída, acho melhor você procurar um Procon, para tentar se informar melhor sobre o que fazer, alegando que não foi informada sobre este porém dos provedores no momento em que assinou o plano.

Desculpe não poder ajudar mais.

abraço

Postagens populares