domingo, 21 de maio de 2006

Internet: Vírus e Cavalos de tróia no orkut

Agora virou moda! Assim como antes acontecia no email, o mural de recados do orkut (www.orkut.com), o Scrapbook, virou um local livre para espertinhos tentarem disseminar vírus. E o mais impressionante é a facilidade com que esses vírus se espalham movidos pela curiosidade do usuários do Orkut.com.

Mensagens desse tipo:
Dá uma olhada nas fotos da nossa festa, ficaram ótimas. http://z07.zupload.com/file.php?filepath=6166

São muito fáceis de ser encontradas no orkut. Os vírus funcionam da seguinte forma, utilizando-se da curiosidade do internauta através de textos comuns, como o do exemplo que fala de fotos, leva os usuários a clicarem no link, o que executa um vírus no pc do usuário e já se auto-reenvia para toda a lista de contatos com um recado semelhante a esse. Como o recado também em maioria vem de pessoas conhecidas, aumenta ainda mais a possibilidade do usuário clicar.

A dica para evitar esse tipo de vírus é simples, passe o mouse em cima do link e verifique se a extensão do arquivo é de um arquivo de imagem (*.jpg, *.gif, *.png). Se não for, não clique! Extensões do tipo (*.exe, *.cmd, *.dll) não cliquem nem pensar!!! Caso vocês achem que o link pode ser verdadeiro pergunte a quem enviou se ele lhe enviou isso, antes de clicar no link.

Com essas simples atitudes de prevensão você evita que o seu pc seja contaminado com mais uma praga ladra de senhas.

Abraços

Nenhum comentário:

Postagens populares