segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

Last.fm

Já conhecem o Last.fm? O Last.fm é uma rede social totalmente voltada para música e que segue os padrões da web 2.0, prioridade na catalogação de informações através de um rico sistema de tags, além de padronização na informação. De qualquer forma, isso é transparente para o usuário.

Para nós, o Last.fm é uma rede social, com todos os recursos para total interação com os outros usuários e tendo como principal ponto em comum: a música!

O Last.fm funciona como as redes de relacionamento como MySpace ou Orkut, você se cadastra, cria o seu perfil e coloca suas informações, pode participar de comunidades, grupos, ter sua lista de amigos, criar seu blog, etc...

Só que o principal elo do Last.fm é a música, certo? Então, o site cataloga as músicas que você ouve criando um ranking com seu top list musical, com base nesse top list eles criam uma lista de vizinhos (100) no total, que muda à cada semana de acordo com os gostos musicais. Isso é feito através do tasty o-meter, no qual se compara as bandas que cada usuário ouviu para ver se há compatibilidade e é apresentado isso em uma escala, onde a maior compatibilidade é super e a menor é minima.

O site para isso, possui um programa cliente que deve ser instalado no seu pc. Esse programa possui versões para diversos sistemas operacionais, incluindo Linux! Esse programa, respeita a privacidade dos usuários, ele só cataloga dos players cadastrados no programa e a catalogação só é feita de músicas, vídeos não são incluidos, sem citar, que ela pode ser desabilitada a qualquer momento com um único clique.

A lista de músicas ouvidas são enviadas para internet imediatamente caso você esteja conectado, do contrário, são enviadas assim que você se conectar. Com base nisso o programa mantém uma top list geral das bandas, top list semanal das bandas e um top list geral das músicas, além de trazer as músicas mais recentes ouvidas, incluindo as que você acabou de ouvir!

Caso o programa tenha cadastrado uma música que você não gostaria que os outros soubessem que você ouviu, é só excluí-la da lista. Passo simples e intuitivo. O Last.fm atualmente tem versão em português, e você pode definir qual idioma prefere.

O site mantém uma página de perfil para cada banda, música e album, com permissão de tags, para categorização e comentários de qualquer usuário cadastrado. Você ainda pode criar reviews das músicas, sobre as bandas, que através das tags serão relacionadas ao conteúdo das bandas citadas, servindo de base para os usuários que queiram, por exemplo, saber como um cd foi aceito entre o público. (Já que como todos sabem, essa é a opinião que vale!)

Concluindo: O Last.fm é uma rede social incrivel, que merece a auto-intitulação de revolução social da música (Last.fm - The Social Music Revolution). É realmente uma das comunidades que melhor representa a web 2.o, e é o local ideal para os apaixonados por música!

Quer conhecer? Visitem Meu Last.fm!

Abraço

Nenhum comentário:

Postagens populares