domingo, 21 de janeiro de 2007

Dicas - Será o fim do problema de organização?

Organizar as coisas, nem sempre é uma tarefa das mais faceis. E é obvio, que quanto mais itens, mais complexa se torna uma organização. Diante disso, muitas vezes ficamos contra a parede sem saber o que fazer. Daí a necessidade do processamente de dados e todo o poder da informática em gerenciar e organizar informação para que ela seja recuperada o mais depressa possível.

A tendência rumo a isso é tão evidente, que pode facilmente ser notada em dias que a web 2.0 é o nome principal. Basicamente a web 2.0 revoluciona a maneira como as informações são organizadas, tornando resultados muito mais relevantes, por serem estes, classificados por humanos. Mais uma vez as tags...

Bom, este não é o tema principal deste post. O fato é que muitos sofrem com dilemas de organização bem mais simples, como por exemplo, catalogar uma coleção de revistas, de cds, de artigos... Para cada um é possível encontrar soluções na web, as vezes até mesmo gratuitas, porém de qualidade. E é de uma dessas soluções que eu venho falar.

Cathy - Solução simples e eficiente

Estou falando do Cathy. Um programa com míseros 58 KB de tamanho, e que nem ao menos requer instalação. Confesso que enquanto pesquisava por um programa catalogador de cds no SuperDownloads.com.br um dos que menos me pareciam atraentes, era exatamente esse. Por que? Bom, o programa não requer instalação, o que já poderia sugerir falta de solidez com o sistema (preconceito bobo, existem programas excelentes que funcionam sem instalação, bem como também existem programas horríveis, mas não existem regras para julgá-los, deve-se testar), sem falar no tamanho, já me apeguei que programas extremamente pequenos têm grandes chances de serem vírus, e isso não deixa de ser uma regra em tratando-se de p2p, mas estamos falando de um site conceituado de downloads, o que já diminui bastante as possibilidades.

Testei uma outra opção, que não me foi funcional por só adicionar discos inteiros e sem opções. E fui para o Cathy. Descompactei o programa, um arquivo apenas. O executável, abri, cliquei em catalog, buscar pastas, selecionei a unidade de cd e clique em add. Em menos de 5 segundos ele adicionou todas as informações relevantes de um cd com mais de 1000 arquivos, e ejetou o disco. Com um único clique em Search, tenho a opção de buscar no disco adicionado, ou então com um clique duplo no disco, vejo a listagem de diretórios como se o cd estivesse no drive.
Simples não?

Ficha:

Cathy é uma ferramenta para catalogar discos, você pode usar o programa para indexar arquivos armazenados em mídias removíveis (CD-ROMs, discos ZIP e JAZ, ou até disquetes) e criar catálogos onde podem ser realizadas buscas mesmo que a mídia removível não esteja conectada. O usuário pode fazer buscas pelo nome do arquivo, data, tamanho e possui um suporte especial para arquivos MP3. O programa também oferece opções de filtros e procura de arquivos duplicados. Cathy não precisa ser instalado.

Roda em Windows 98, Windows NT, Windows 2000, Windows Millenium, Windows XP, Windows 2003

O Cathy é um bom exemplo de que nunca devemos julgar absolutamente nada apenas pela aparência. Testando o programa, comprovei em poucos minutos, que além dele ser o mais prático (não requer instalação), o mais leve (58 KB), ele é rápido e completo no que se propõe, em conclusão: simples e eficiente, além de ser gratuito!

Link para baixar o Cathy


Um grande abraço

Nenhum comentário:

Postagens populares