domingo, 21 de janeiro de 2007

Censura na Wikipedia

Alguns dias atrás, resolvi pesquisar na Wikipedia sobre a banda Mega Driver. Não encontrando um artigo equivalente, decidi criar um. Pesquisei no Google, e montei um pequeno texto para apresentar a banda, bem com um link para o site oficial. Para minha surpresa no dia seguinte, fui lá pesquisar o artigo e ele já havia sido excluído. Fui então descobrir os motivos, lado bom da Wikipedia, eles registram tudo, inclusive versões anteriores das páginas para ficar fácil reversões em caso de vandalismos. E lá estava listado: lixo.

Confesso que fiquei indignado ao ver alguém qualificar como lixo um texto informativo, sobre uma banda independente, que tá fazendo um excelente trabalho no que se propõe e que tem fama entre os gamers. Não digo que seja tão popular quanto uma banda de renome como Calypso, rsrs.. Ok, peguei pesado... Mas é aí que está a diferença, a banda não é para as massas, é para os gamers. Se lá eles possuem artigos inuteis sobre características de Pokémons, porque não relatar o trabalho de uma banda, conhecida no meio, que faz versões de músicas de games, que não deixam absolutamente nada a trilhas oficiais desses jogos de última geração, embora tenham sido baseadas, algumas, em versões de mais de 10 anos atrás (Em tempos onde o som não era prioridade, mas marcava).

Após a poeira baixar, entendo até a atitude do editor voluntário. Imagino quantas bandas tentam se promover usando meios como a Wikipedia, bem como atrizes, cantores, escritores, etc... que não têm nada a mostrar ou não possuem uma história que mereça ser contada, ou pelo comentada. Acho injustiça que o trabalho do Mega Driver, deixo claro, reconhecido no meio dos gamers, não seja nem ao menos citado.

É isso, um abraço

Nenhum comentário:

Postagens populares