segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Info: Linux Kurumin rc3

Olá pessoal, espero que todos estejam bem!
Bom, no dia 28, além da festança que eu comentei, eu também baixei a versão de teste release candidate 3 do Kurumin 7.0.

Nos testes que eu fiz em LiveCD, os resultados foram ótimos. Ao contrário do Kurumin 6.1 que dava erro de segmentação em qualquer script de configuração, nesse os scripts funcionam muito bem. Em poucos segundos eu consegui configurar minha internet Wireless, ainda mais agora que o provedor tá oferecendo conexões por DHCP.

Deixei ele conectado durante mais de 8 horas, e isso em livecd, acessei os sites normalmente usando a versão personalizada do Firefox para o debian, o iceweasel. Embora tenha tido alguns problemas em sites tableless, funcionou muito bem no geral. Outro ponto positivo foi o reconhecimento automático de todos os componentes ligados ao pc. Isso sem necessidade de instalação de drivers auxiliares. Tudo funcionou tranquilamente, incluindo o desligamento que antes dava erros após se tentar configurar a wireless e agora é rapidinho e seguro, mesmo em LiveCD.

O ponto negativo foi que eu não consegui assistir ao dvd: Piratas do Caribe 2 - O baú da morte.
Tanto o Kaffeine quanto gmplayer deram erros, e acabaram fechando sozinhos. Eu tentei montar a unidade de dvd em outro lugar, diferente do padrão mas o resultado foi o mesmo.
Minha opinião geral sobre essa nova versão do Kurumin é que ela está ficando show! Quer dizer, ficando não, ela já está show, tanto que eu acho que nem me preocuparei com quando vai sair a versão final, que não deve demorar.

Esse novo Kurumin, me causou uma grande dúvida, rs... ele é tão bom, que me fez até duvidar se instalo o Ubuntu ou ele. O Kurumin é mais completo, mais preparado para iniciantes, pois já vem com scripts para fazer as principais necessidades de configuração, bem como um misto de drivers livres e proprietários (ex.: ogg e mp3). No desempenho o Kurumin aparenta ser mais leve que o Ubuntu, mas nesse caso pode se contar que o Ubuntu usa GNOME e o Kurumin usa KDE.

Essa alegria com o Kurumin veio logo depois de eu descobrir que os meus três cds do Conectiva Linux 10 estão corrompidos. Descobri isso criando a ISO dos cds e checando o md5, com os que eu tinha anotado. Infelizmente na época que eu estava baixando esse linux, a conexão estava muito ruim via ftp, e demorou semanas para eu conseguir tudo. Como ainda não tinha intimidade com o md5, acabei gravando os discos sem conferir. Bem como aconteceu com o Kurumin 6.1, mas esse último a verificação da iso gerada deu o código exato que eu tinha anotado, e eu não entendo o porquê dela não funcionar direito.

Estou ansioso para testar tantos Linux, já tenho: Kurumin 7 rc3, Ubuntu 6.10, Fedora 6, Big Linux 3, Gentoo 2006.1 e Conectiva Linux 10.

[]s

Nenhum comentário:

Postagens populares