terça-feira, 19 de dezembro de 2006

Internet - Review: Opera 9

Após trazer a review dos dois navegadores mais populares, eu venho apresentar a vocês, o navegador que na minha opinião, é o melhor navegador built-in que existe! Estou falando do Opera!

O Opera é uma navegador antigo, mais antigo que o Firefox. Foi o primeiro navegador a trazer consigo a navegação por Abas, e isso bem antes dos concorrentes. O Opera é quase uma suíte de aplicativos como o Mozilla, contudo, de forma bem mais eficiente. O Opera combina diversos recursos, no navegador mais rápido e completo que existe.

Para começar, a velocidade, o Opera é o muito mais leve que o IE, ou que o Firefox. Ele abri o programa muito mais rápido, possui um gerenciador de sessões, que permite retornar sempre ao mesmo ponto (isso bem antes dos concorrentes pra variar) ou então iniciar uma nova navegação. Ele possui uma sidebar (hide), que possui todos os atalhaos para os recursos do programa. E essa sidebar pode ser facilmente ocultada.

O Opera tem gerenciador de emails, ele exerce a mesma função que o Outlook Express, mas dentro do navegador, e sem pesar em nada o desempenho geral. O Opera tem um excelente sistema de gerenciamento de bookmarks (favoritos), gerenciamento de notas (ele permite que você adicionar notas enquanto navega, com informações retiradas da página ou não, em poucos cliques. O Opera possui um gerenciador de downloads que dá show até mesmo no Firefox! Leitor de newsfeed, gerenciador de histórico, mais eficiente. Gerenciador de links (ele te mostra todos os links do site acessado em um clique); Informações (ele te dá todas as informações da página em um único clique); Opção de zoom, reconhecimento de comandos de voz (sim! Você fala, ele obedece!), além de muitos outros recursos que podem ser facilmente acessados.

Conclusão: O Opera é surpreendente por ser tão completo e ao mesmo tempo, ser o mais leve, e também o mais rápido browser do mercado. Combinação tão excepcional que espanta aos especialistas, como ele não pode ter uma penetração entre os usuários, possuindo menos de 1% do mercado mundial. O ponto fraco do Opera é só a compatibilidade, que é inferior a do Firefox, mas que tem melhorado muito nos últimos anos.


Link para baixar o Opera (Gratuito, 6.1 MB)

abraços

Nenhum comentário:

Postagens populares