domingo, 17 de dezembro de 2006

Internet: Abrindo no Firefox, páginas que só abriam no Internet Explorer

Não tem coisa que incomode mais um usuário do Firefox do que entrar em um site no qual o webmaster colocou aviso dizendo que a página só pode ser visualizada usando-se o navegador Internet Explorer. Único motivo que os faz abrir o Internet Explorer. Aliás, a relação entre o Windows e o Internet Explorer é muito interessante, em algum lugar, eu vi uma analogia interessante. Você desinstalar o Internet Explorer do Windows, é como quando você tira um rim, a pessoa consegue viver sem ele (apenas com um), mas não é bom não! risos

Brincadeiras a parte, o fato é que certos webmasters insistem em ignorar o crescente aumento de mercado do navegador da Fundação Mozilla, que é considerado e comprovado por revistas conceituadas como PC World, como navegador mais rápido e mais seguro do mercado.

Mas deixando os méritos do Firefox de lado, que não é o tema principal desse artigo. A salvação para nós usuários Firefox não precisarmos mesmo de abrir o IE, é usar a extensão IETab. Uma extensão para o Firefox que permite renderizar páginas nele usando o engine do Internet Explorer, o que garante total compatibilidade com aqueles sites "caolhos" que existem por aí. Dentre eles o hotmail da Microsoft, pelo menos em versão Windows Live Mail Beta (caixa de entrada) e Terra.com.br (alguns recursos de vídeo e música).

Basta instalar a extensão e reiniciar o Firefox. Para mudar o Engine para IE ou voltar para Firefox basta clicar no ícone com o símbolo dos navegadores localizado na barra de status do navegador, bem a direita. Ou então, clicar em Tools (Ferramentas) > IE Tab Options, digitar o endereço do site que você quer sempre abrir usando o Engine do IE e clicar em ADD. Pronto, toda vez que você entrar num site IE-Only (Internet Explorer Somente), o Firefox automaticamente vai usar o engine do IE instalado no seu Windows.

Além dessa extensão ser útil para usuários comuns que só querem manter compatibilidade do navegador com todas as webpages, também é muito útil para webmasters, pois com um único clique você pode ver como a página fica em um ou em outro navegador, e pode corrigir, detalhes para permitir uma visualização mais equilibrada entre elas.

IETab, esse add-on do Firefox é uma boa pedida!

Requisitos: Firefox 1.5 ou mais novo; Internet Explorer (algo que não é desafio nenhum, já que ele já vem instalado por padrão no Windows, e tirá-lo não é das missões mais confortáveis.)

Abraços

Nenhum comentário:

Postagens populares