terça-feira, 19 de dezembro de 2006

Internet - Review: Mozilla Firefox 2.0

O Mozilla Firefox 2 foi lançado bem antes da versão final do IE7, contudo, eu creio que não fiz uma review dele, e para efeito de comparação, achei justo, adicioná-la aqui também. A versão 2.0, traz poucas novidades em relação a versão 1.5, tirando melhoria na velocidade e principalmente no gerenciamento de memória, essa review é uma introdução geral ao Firefox.

O Firefox é a nova sensação da web, após anos de hegemonia do navegador Microsoft Internet Explorer. Atualmente o navegador da Fundação Mozilla detem cerca de 13% do mercado de browsers no mundo. Sendo essa porcentagem variavel, dependendo do continente. Um dos principais motivos de sucesso do Firefox é, por incrivel que pareça, a estagnação do concorrente líder de mercado, que ao que parece, por ser o líder, desistiu de inovar e como era de se imaginar, principalmente no mundo da informática, ficou ultrapassado.

A menina dos olhos do Firefox é a navegação por abas, que torna a navegação rápida e dinâmica, pois enquanto se está esperando carregar um site pode ser abrir uma outra aba (de forma muito mais rápida do que uma nova página (1/10 do tempo)). Outro recurso primoroso no Firefox é o layout que já inclui um campo de buscas, facilmente personalizável, com um clique. Por padrão, ele vem configurado no Google, algo que nem precisa se citar, já que estamos falando do mais eficiente sistema de busca que existe.

Um outro recurso do Firefox são suas extensões ou add-ons. Um recurso que permite adicionar novas funções ao navegador em pouco tempo e sem dificuldades. As extensões são gratuitas e são desenvolvidas por iniciativas de programadores para personalizar o navegador. No site oficial do firefox, existem uma seção com milhares de extensões com as mais variadas utilidades, além de temas para personalizar o navegador.

Outro quesito que o Firefox se destaca em meio aos concorrentes é a segurança, proteção a navegação do usuário pela ausência de brechas. Claro, todos os programas têm brechas, mas até nesse ponto o Firefox é superior ao concorrente principal, pois o tempo de resposta a descoberta de uma falha é mínimo e o update é automático. Diferente do IE, que em geral, é corrigido uma vez por mês. Detalhe aqui, é que os hackers adoram divulgar as falhas do IE no dia seguinte ao dia de atualizações mensais da Microsoft, o que deixa os usuários do IE reféns dessas brechas por quase um mês. A não ser em casos como o da máquina virtual que a falha foi tão explorada por hackers, que a Microsoft, mesmo a muito contragosto, distribuiu a correção antes do tempo.

Conclusão: O Firefox mesmo com a chegada do Internet Explorer 7.0, continua sendo a melhor opção para quem quer uma navegação rápida, total possibilidade de personalização e o principal: segurança! E esta opinião não é só minha, mas de muitos usuários, e também de grandes revistas especializadas como a PC World.


Link para baixar o Firefox 2 (Gratuito, 5 MB)

Abraços

Nenhum comentário:

Postagens populares