sábado, 16 de dezembro de 2006

Info - Mergulhando de cabeça no Linux - Parte I

Calma, calma rsrs.. não é um mergulho perigoso, estou estudando cuidadosamente o rio onde eu vou pular para evitar encontrar uma pedra me esperando lá em baixo, rsrs.. analogias nada a ver de lado, o fato é que estou cada dia mais interessado nesse universo Linux, o universo do open-source, do software livre, e não necessariamente gratuito.

Minha primeira impressão com o Linux foi com a versão 5 do Red Hat Linux, trazida pra mim por uma parceria deles com a Conectiva e a revista Geek. Essa versão trazia muitos recursos interessantes, e olha que ela é de 1998, só que na época, embora já fosse muito mais estável que o meu Windows 98, eu não consegui instalá-la, aliás pelo motivo que eu até hoje não consigo instalá-la corretamente. Afinal, sem vídeo (x), sem som e sem internet, o que dá para se fazer em um sistema operacional, ou como dizem nossos patrícios portugueses, sistema operativo. Apenas aprender a mexer nele em modo texto, e nisso, essa versão ainda é útil.

Minha primeira experiência na instalação foi em 2001, mas a tentativa fracassou. Depois disso eu migrei para o XP (2003) e não me preocupei mais com travamentos, só trava raramente e geralmente por causas externas a ele. Com a instalação da net a radio (2006), pude, mesmo que com uma velocidade não muito veloz, baixar as isos de algumas versões.

Baixei então, esse ano, há uns 2 meses eu acho, a versão 6.1 do Kurumin, distribuição nacional, mantida pelo técnico em hardware e programador do Guia do Hardware, Carlos Morimoto. E da qual me atraiu pelo principal motivo de poder rodar do cd, o que é chamado de Live CD e que está muito na moda atualmente. Graças a isso, conheci o VMware, que tem sido uma mão na roda por permitir o uso de outros sistemas operacionais, mesmo estando no Windows (ainda meu porto seguro*) .

Do Kurumin, percebi uma distribuição estável, com ótimo reconhecimento de hardware e boa seleção de utilitários, contudo, com alguns erros de script, o principal ponto que notei foi a falta de verificação de erros. Os scripts mesmo recebendo informações erradas seguem toda a vida sem que seja notado que algo está errado. O que muitas vezes exige que se refaça todos os passos para corrigir.

Graças a habilidade LiveCD, o Kurumin já me quebrou o galho para fazer backup de dados do meu Windows XP, em dia que eu achei que tudo estava perdido.. mas por sorte, era só a falta de um chkdsk /r. Eu considero o Kurumin, uma distro canivete suiço, completa, compactada e eficiente, que traz ferramentas uteis para qualquer hora, recomendada até mesmo para os mais aficionados pelo Windows como segunda opção.

Não posso me adiantar muito, pois ainda não instalei o Kurumin pra valer no Hd, mais pela impossibilidade configurar a net a radio que no meu caso ainda não funciona, falha de segmentação nos scripts de configuração. Como manualmente eu não sei fazer, então, por hora não rola!

Nenhum comentário:

Postagens populares