domingo, 8 de outubro de 2006

Kurumin e Virtual Desktop Manager

Ae pessoal, tudo bom?
Estou bem. Hoje fui tentar configurar meu Kurumin 6.1 para acessar internet, infelizmente não consegui configurá-lo nem para radio, nem pra dial-up. No entanto, estava fazendo uns testes. O Kurumin é uma versão do Linux compacta que permite ser executada diretamente do CD. O disco rígido do Kurumin é criado dentro da mémoria RAM, e é chamado de RAMdisk. É para execuções temporárias já que ele não salva quando reinicia-se. Ele também permite instalar no HD, função que eu ainda não testei, assim como também fazer uma instalação normal, ou rodar diretamente da ISO.

Nos testes que eu realizei não me agradou muito, o sistema começa bem, mas em pouco tempo não funciona. Ainda não consegui salvar nada, pois os dados não suportam NTFS. Ele consegue ler, mas não consegue salvar. Ainda tenho de aprender a mexer para poder dar uma opinião mais concreta.

O interessante, foi que enquanto fuçava no Kurumin, vi um recurso chamado 3D Desktop. Imaginei que seria algo interessante mesmo. E descobri que é um recurso que permite se criar multiplos desktop na mesma conta de usuário. E ainda permite uma rotação entre eles em 3D, algo muito dinâmico e moderno.

Voltando para o XP, já que eu ainda estou limitado a ficar offline no linux, eu por acaso descobri observando a minha taskbar, uma opção chamada Desktop Manager. Que me dá um recurso semelhante a esse que eu citei anteriormente no Kurumin. Múltiplas áreas de trabalho, no máximo quatro, intercaladas por um simples toque de botão (1 a 4). Ou então no modo Preview onde pode ser ver uma exibição menor de cada uma e ao clique maximizá-la. Recurso bem legal.
Me lembrei que tinha instalado esse recurso, e ele se trata de um Powertoy. Um brinquedo que permite mais recursos ao XP, dentre uma lista dos oficiais existe esse.

Link do powertoy: Virtual Desktop Manager

Por hora, é só.

Abraços

Nenhum comentário:

Postagens populares