segunda-feira, 2 de novembro de 2009

[DICA] Recuperando arquivos e partições excluídos por acidente

Galera,
o domingo foi puxado pra mim, tava indo tudo tranquilo, até a hora de ver o jogo do meu glorioso Galo e passar aquele "perrengue" , por sorte vencemos. Depois, coincidiu o momento que o Cruzeiro derrotava o Flu por 2 a 0 e dando passeio, com o momento que por acidente, exclui uma partição extendida. #panico

O que aconteceu foi que eu tava com uma partição com Linux que não estava sendo lida nem pelo Linux nem pelo Windows com ext2ifs. (Lendo sistema Ext2/Ext3 no Windows) Aí sempre quando clicava nela aparecia que a partição não havia sido formatada, eu então, ao invés de formatá-la fui ver se excluia e recriava outra maior. Porém....

Aviso aos encaltos: Muita atenção quando for manipular partições, e se não houver necessidade, não mexa nelas, a não ser que tenha feito backup de tudo que lhe importa no seu hdd.

Eu nunca pensei que com tanto tempo de experiência e nenhuma perda fosse fazer uma cagada dessas a essa altura. O fato é que ao manipular pelo diskpart do Windows XP, eu estava desatento e ao selecionar pelo gráfico qual partição eu queria excluir, sem querer eu não percebi que o que estava selecionado era toda a partição extendida e não apenas a partição lógica que eu queria excluir. Aí confirmei, babau...


Imaginem o pânico que eu fiquei a hora que eu percebi o tamanho do erro que eu tinha cometido? Tinha excluido a partição extendida onde estavam todos os meus arquivos pessoais dos ultimos 5 anos o.O
Logo corri para o Google. E já vou avisando, os primeiros resultados quando se procura sobre recuperar partição excluida, não são animadores. A maioria, incluindo um artigo técnico da Microsoft, falam que não é possível recuperar partições excluídas.

Por sorte, o Fluzão empatou em bh, e eu me acalmei por aqui, daí achei um comentário no fórum oficial do Ubuntu, e me lembrei do TestDisk. Ahaaa! Eu usei esse programa alguns tempos atrás quando meu hdd não estava reconhecendo as partições, na realidade a MFT tinha sido corrompida.

Procurei um tutorial antigo que eu tinha visto no GdH, mas ele foi pro tirado para ser incluído no Livro do grande Morimoto. Enfim, procurei, procurei, procurei. Mas o dia não era para o meu pc, primeiro foi isso, depois ao ler o disco do Kurumin 7, meu gravador de cd (de 2001) dá seu último suspiro. Tento imprimir um help do TestDisk, acaba a tinta da impressora... #ehfoda

O TestDisk vem dentro do Kurumin 7 e também em discos de ajuda como GParted ou UltimateBoot CD. Descobri até uma versão Windows dele, mas preferi usar a do Linux que já conhecia. Porém, o Fluzão virou em bh, e aí eu consegui recuperar os arquivos através do TestDisk. Na realidade como eu exclui a partição estendida por acidente, acabei evitando que pudesse sobreescrever os dados por acidente.

*É porque na realidade, você só perde os arquivos no hdd, quando eles são sobreescritos. Quando você exclui um arquivo, para aumentar a velocidade, o sistema apenas apaga os dados na MFT e coloca um til antes do nome do arquivo, o que indica ao sistema que é um arquivo excluído. Ao ler o hdd, o sistema ignora esses arquivos e considera espaço em branco, podendo reescreve-los. Existem formas de recuperar arquivos sobreescritos, mas aí "buraco é bem mais embaixo" e as chances de que os arquivos estejam corrompidos enormes. Por isso recomenda-se em caso de exclusão por acidente, não usar o hdd afetado como sistema e sim como secundário para que se possa efetuar uma varredura ou recuperação sem que haja sobreescrição de nenhum arquivo por uso normal do sistema.


Aí foi só usar o TestDisk e recuperar a MFT. Porém, ao fazer isso eu perdi acesso a minha partição primária com o Windows XP, daí com a ajuda do Ubuntu 9.10 Karmic Koala que eu baixei ontem, e que vou comentar sobre ele em breve, eu passei os arquivos essenciais para um pendrive e apaguei a partição (agora de forma correta), refazendo o caminho e reinstalando o Windows XP. Infelizmente, não consigo acessar as instalações Linux que faço em minha máquina por um problema de reconhecimento da placa e do hdd que sempre gera erro 18 no grub e nem com partição de boot no começo do hdd consegui resolver, mas isso já é outra história.


Guia rápido para uso do TestDisk para recuperar partições primárias, estendidas ou lógicas, ou arquivos excluídas por acidentes


1 - Baixe o TestDisk, ou use distros que o incluem, ou cds de salvação como UltimateBootCD (links acima).
Você também pode baixar a versão para Windows ou instalar no Linux (debian based) via apt.
sudo apt-get install testdisk
2 - Na janela de terminal do Linux, como root. Você pode se tornar root usando sudo su, na maioria das distros.
3 - Digite testdisk
4 - Na primeira tela, selecione o HDD a ser analizado. Plataforma Intel (maioria).
5 - Escolha a opção Analyze e depois Proceed.
6 - Serão listadas as partições atuais, efetuando o QuickSearch, ele buscará de forma rápida (levou menos de 2 minutos num hdd de 160 GB). Caso a partição desejada não tenha sido encontrada, use a opção Deeper Search (Bem mais demorada para buscar)
7 - As partições encontradas são listadas em verde, e tem os simbolos que as identificam.
* -> Boot | P -> Primária | L -> Lógica | D -> Deletada
Você pode alterar o tipo de cada uma usando seta esq./seta dir. Ou ainda acessar as partições para ver se os arquivos realmente estão lá, apertando a tecla p para entrar nos níveis de pastas e q para voltar.
8 - Estando tudo certo, você seguro de que sua estrutura de partições é a correta, selecione a opção Write para salvar no hdd e reinicie para ver as alterações.


No meu caso, eu consegui recuperar duas partições de forma intacta sem perder nem corromper um único byte sequer. Eu perdi a terceira partição porque ela já esta numa área muito longe do hdd, além dos 137.5 GiB reconhecidos pela placa mãe m810lr 7.1a.

Bom é isso aí. agora não precisa ter pânico, excluiu partição por acidente (não que você deva transformar isso num habito, porque um belo dia você pode não conseguir recuperá-la), você terá como recuperá-la usando o excelente TestDisk. Grande Abraço, e fiquem com Deus.

domingo, 20 de setembro de 2009

[m810/ATI Radeon 9600 Pro] Lista de jogos antigos que rodam

Demos PC

Rally Championship (Max)
Monaco GP2 (?)
Grim Fandango
Shadows Empire (Max)
PES 5 (Max)
Demolition (60 fps/agp 1x)
Unreal Tournament (Max)
Gabriel Knight 3 (Max)
KQ8 (?)
Slave Zero (40 fps/1024x768)
Swat 3 (25 fps at Max)
Tachyon (Max)
BugsBunny Lost In Time (Max)
NFS 6 Porsche (?)
MGS (25 fps at Max, travou)
Twister (Max)
TD6 (Max at agp 1x, 2x trava)
Mars Maniacs (60 fps, grafico distorcido)
MechWarriors 3 (40 fps at agp 1x)
NFS HP 2 (60 fps at 1280x768)
Age of Mythology (Max)
GTA 3 (30 fps at Max)

Emuladores

3DO [32 bits]
24~27 fps at Minimum (Som muito lento)

DreamCast [128 bits]
10~12 fps at Minimum (Som muito lento)

Atualizado em: 20/09/2009 13:31

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

[recomendo] Virtual CloneDrive


Durante muitos anos, eu usei o software Daemon Tools para montar unidades virtuais de ISOs, MDFs e afins. Mas nas últimas versões, o Daemon Tools adicionou propaganda adware, que não é muito legal. Mas mesmo assim continuei usando o software pois tem muita qualidade, e é sempre minha primeira opção.

Porém, ontem, precisei montar uma imagem e não tinha o programa a mão. Resolvi procurar na internet uma solução leve "quebra galho". Vi um freeware da Slysoft: Virtual CloneDrive.

Fui testá-lo já que só precisava montar uma imagem mdf. Porém, grata minha surpresa, o programa leve, com apenas 1.5 mb. E leve também rodando no sistema. Tem capacidade de montar todo o tipo de imagem, sendo igual ou bem próximo ao daemon tools. Sem falar na capacidade de montar mais de dez imagens simultâneamente.

Ele também se integra ao desktop, permitindo que se abra uma imagem como um arquivo. Assim ao tentar abrir um iso por exemplo, esse iso já é montado na unidade virtual e aberto como um cd em autorun.

Muito bom, estou usando há apenas algumas horas e já virei fã! A Slysoft (en), é a famosa criadora do CloneCD e do CloneDVD. Esse primeiro muito conhecido por ter sido o primeiro programa realmente capaz de efetuar cópias funcionais de jogos de PSOne.

C ya!

domingo, 6 de setembro de 2009

[desafio] Radeon 9600 Pro numa PCChips m810 lr


Adquiri recentemente uma gpu usada, ATI Radeon 9600 Pro. Com a ingrata missão de rodar na minha mobo, uma clássica pcchips m810lr com slot agp de 4x.

A mobo em questão se popularizou na época dos AMD Duron/Athlon XP por ser uma placa de baixo custo. Porém, é considerada uma das piores placas de todos os tempos, campeã em problemas e travamentos inexplicáveis. E eu, convivo com ela há 4 anos.. ahuah

Pode-se dizer que é gostar de sofrer, mas enfim ainda não comprei um pc novo, então me viro com o que tenho. Antes de adquirir a placa já sabia que a agp 4x da mobo era uma das partes mais instáveis. Já que ao inserir uma placa que não seja ainda mais pré-histórica, a chance dela ter um comportamento estranho era enorme. Nesse comportamento, inclui-se gráficos estranhos, sistema gráfico reiniciando toda hora, computador reiniciando sozinho, travamentos, monitor desligando sozinho, etc...

Comecei os testes recentemente, e vou trazer os resultados aqui. Para que outros encaltos assim como eu, possam aproveitar-se da experiência que estou adquirindo com o problema.

Minha configuração atual é:
PC CHIPS m810 lr
AMD Duron 1.1 Ghz
ram generica 768mb (512+256) não compartilhados
som creative soundblaster pci
gpu agp 8x AMD ATI Radeon 9600 Pro 400 Mhz/256mb/128 bits rodando a agp 2x padrao.
hdd IDE maxtor 160 GB

Nos próximos posts, trago mais info sobre isso..

C ya!

[resolvido] Conexão caindo insistentemente z-connect, x-connect...


Hoje instalei muitos jogos no meu Windows XP SP3, e como estou sem antivirus para poupar recursos acabou surgindo um problema. Algo que derruba minha conexão após alguns minutos. Observando as conexões vi surgir uma outra conexão chamada z-connect.

Nem tentei exclui-la, já que imaginei que ela voltaria. Reconectei, a net tornou a cair, após uns 2 ou 3 minutos.
Procurei na net info sobre, e por enquanto nada que me atenda agora. Achei uma solução do Linha Defensiva, mas ainda não posso executa-la.

A solução mais simples que pensei foi a seguinte. Apaguei a z-connect, e renomeei a minha conexão normal para o mesmo nome. Conectei, e to conectado até agora (já faz uma meia hora). Imaginei que o programa que recria a conexão não a recriaria se ela já existisse. A outra solução seria alterar o z-connect original com as configurações da minha conexão normal. Mas daí era mais demorado.

É um quebra galho, já que o malware que cria a conexão ta a solta no pc, mas funciona!

See ya!

domingo, 30 de agosto de 2009

Monte seu próprio Keyboard Cat

O blog TubbyPaws mostrou como se fazer um Keyboard Cat em papercraft. Para quem não conhece o Keyboard Cat é um gato que sempre aparece tocando teclado quando alguém se dá mal, em milhares de vídeos do Youtube, intitulados com o nome Keyboard cat.

Papercraft é uma técnica de montagem de imagens em 3d, com base em imagens impressas. Muitos semelhantes aquelas que crianças fazem.

Eu já fiz o meu keyboard cat em papercraft, e vocês?

Divirtam-se! ;)

domingo, 23 de agosto de 2009

Atualização: Google Notebook para Firefox 3.5.*


Olá pessoal,
como usuário do Google Notas (Google Notebook) e carente de atualizações do serviço, fui obrigado a fazer uma alteração na versão 1.0.22 da extensão para firefox disponível para que ela fosse aceita na nova versão do Firefox, a versão 3.5.2. Não é nada demais, apenas alterei a versão máxima do xpi para 3.5.* e empacotei.

http://rapidshare.com/files/270697690/google-notebook.xpi.html

Att

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Multifuncional HP C4480, uma Impressora Impressionante!



Pela primeira vez no blog, vou fazer uma review de uma impressora. Nunca foi um equipamento que me causasse interesse, mas tendo de trabalhar na área, acabei aprendendo a apressiar.

Esse é o modelo que eu conheci recentemente, vendida em duas cores: branca e black piano. Em terras brasucas, o modelo mais comum é o black piano. É uma impressora multifuncional, compacta, com um ótimo custo benefício.

Possui um scanner com resolução de 1200x2400 dpi bastante eficiente. Uma qualidade de impressão máxima de 1200x1200 dpi color e 4800x1200 dpi preto.

Imprimi até 30 ppm em preto e 23 ppm em colorido.

Utiliza os consagrados cartuchos 74 e 75, dos mais modernos da hp, com uma qualidade excepcional. Além dos opcionais XL, com capacidade de tinta expandida para quem faz impressões de grande volume e também o cartucho fotográfico 99 para quem imprime fotos, e quer mais brilho e realismo as suas fotos.

Junto com a impressora a HP, manda uma amostra do melhor papel fotográfico que ela fabrica, e que eu testei e realmente a qualidade de impressão de foto dos cartuchos originais 74 e 75 com o papel especial, é espetacular!

Esteticamente, a impressora é belissima, preta fosca em sua maioria com detalhes como a tampa a porta e o painel em black piano, que dá aquele charme.

O painel principal, é um destaque a parte com a simplicidade das funções e seu visor lcd de 1,5", que permite a escolha das fotos que você deseja imprimir sem a necessidade de uso do pc, basta inserir o cartão XD/SD/MMC e escolher a foto a ser impressa de forma rápida e intuitiva. As opções aparecem no LCD a frente dos respectivos botões.

A Multifuncional HP c4480, como de praxe, não vem com o cabo usb que deve ser adquirido separadamente.

Para quem procura uma impressora compacta, com uma ótima relação custo/benefício, facilidade de encontrar insumos (cartuchos), excelente qualidade de impressão, além das funções multifuncionais (scanner e copiadora), a HP c4480 é uma ótima escolha!

Testada e aprovada pelo Blogecko! ;)

Abaixo características técnicas da mesma:

  • Impressora: Sim

  • Copiadora: Sim

  • Scanner: Sim

  • Tecnologia de impressão: Tinta

  • Resolução de impressão: 1200x1200dpi: Preto; 4800x1200dpi: Cores

  • Resolução do scanner: 1200x2400dpi

  • Velocidade de impressão (Preto): 30ppm

  • Velocidade de impressão (Cores): 23 ppm

  • Leitor de cartões de memória: Sim

  • Pictbridge: Não

  • Visor LCD: 1,5 polegada

  • Bandeja: 1

  • Capacidade de folhas Bandeja(s) Normal(is): 100

  • Conexão: USB 2.0

  • Ciclo de trabalho mensal: Até 1.000 páginas

  • Acompanha cabo USB: Não

  • Sistemas Operacionais Compatíveis: Windows e Mac

  • Conteúdo da Embalagem: Impressora, Cartuchos de tinta, cabo e adaptador de alimentação, manuais e guias, CD instalação

  • Dimensões (LxAxP): 43,4 x 16,2 x 58,7 cm

  • Peso: 5,06 Kg

  • Garantia: 1 Ano

  • Voltagem: Bivolt


  • sexta-feira, 10 de abril de 2009

    Retorno do blog

    Olá, meus caros visitantes =)
    se é que ainda existem kkk.. bem sempre tem alguém que cai de para-quedas através do Google.
    Não costumo falar sobre vida pessoal aqui, já que é um blog mais tecnológico, mas para tanto tempo sem posts, algum motivo há...

    Faz muito tempo desde o último post, esses últimos meses, seis para ser mais exato foram de grande mudança pra mim, consegui um emprego de carteira assinada, coloquei em segundo plano meus bicos de freelancer, além das mudanças na vida pessoal, como o tempo que fiquei longe da minha "namorada" kkk..

    Tá melhor mudar de assunto... tentarei estabelecer uma rotina que permita cuidar do blog. Tudo é questão de gerenciamento de tempo no final das contas. Alguns anos atrás, em 2007 para ser mais exato eu fiz um curso no CVT (instituição estadual do Governo de Minas Gerais, que visa qualificar qualquer pessoa com cursos online), sobre esse tema, e confesso que nem sei do que se trata. Não que não tenha aprendido, mas mais porque não cheguei a aplicá-lo. Administração de tempo é algo que todos deveriam valorizar já que o tempo que temos na Terra é contado, e devemos aproveitá-lo da melhor maneira possível dentro do que consideramos importante.

    Então inicialmente, trarei recomendações de alguns programas que eu descobri recentemente bem como dicas, que podem ser úteis.

    um grande abraço e fiquem com Deus

    domingo, 15 de março de 2009

    Dica: Salvando videos do YouTube

    Essa dica aqui é para os usuários do excelente Mozilla Firefox.

    A maneira mais simples que eu conheço para salvar um vídeo do youtube, principalmente sem a necessidade de baixá-lo de novo, é usando o próprio cache do navegador. O que acontece é que enquanto você espera o vídeo carregar para assisti-lo, ele esta sendo baixado para a pasta de cache do Firefox (isso acontece em todos os navegadores). O que eu recomendo é simplesmente ao achar um vídeo legal no youtube e quiser salvá-lo, é abrir a pasta de cache. Se voce não sabe o caminho, não tema, abra uma aba, e digite na barra de endereços:

    about: cache

    Vai abrir uma página contendo o endereço do cache no seu computador e do seu perfil. Basta copiar o endereço.. No Windows algo do tipo c:\Documents and settings... e no linux.. \home alguma coisa...

    E colocar na barra de endereço do Explorer. No Windows pressione WinKey (tecla com logo do Windows + r), isso irá abrir a janela executar, aí é só colar o caminho que você acabou de copiar e apertar enter. No Linux, cole na barra de endereço do Konqueror ou Nautilus ou seu gerenciador favorito.

    A pasta irá abrir e conterá vários arquivos pequenos. O truque é organizar os arquivos por data de modificação, já que o vídeo está entre os mais recentes, pois você o está vendo. Normalmente os arquivos de vídeos são relativamente maiores do que os outros, enquanto há varios arquivos menores que 150kb, os de vídeo normalmente tem 2mb para cima.

    Daí é só copiar os arquivos para outro lugar, antes que eles sejam apagados do cache. Recomendo fazer isso antes de fechar a página do vídeo ao qual você quer salvar. Pois normalmente ao sair da página onde está o vídeo, ele é apagado, daí tu ter de carregá-lo novamente mesmo que volte imediatamente.

    Depois de copiado, renomeio para a extensão .flv no final e abra no seu Flv Player favorito, eu recomendo o Media Player Classic. Espere o vídeo carregar totalmente no player do YouTube e depois o copie do cache. Isso é possível para qualquer vídeo do YouTube e até de outros sites de vídeos.

    Por que eu considero mais simples do que usar uma extensão por exemplo do tipo VDownloader
    ou DownloaderHelper, ou um programa do tipo aTube Catcher? Porque quando você começa a assistir o vídeo ele já é iniciado o download para o seu hd, e nesses outros programas, você teria de reiniciar o download de novo. Antigamente o DownloaderHelper tinha a opçao de salvar do cache, mas não verifiquei se ainda existe nessa versão.

    Abraço

    Postagens populares