domingo, 6 de setembro de 2009

[desafio] Radeon 9600 Pro numa PCChips m810 lr


Adquiri recentemente uma gpu usada, ATI Radeon 9600 Pro. Com a ingrata missão de rodar na minha mobo, uma clássica pcchips m810lr com slot agp de 4x.

A mobo em questão se popularizou na época dos AMD Duron/Athlon XP por ser uma placa de baixo custo. Porém, é considerada uma das piores placas de todos os tempos, campeã em problemas e travamentos inexplicáveis. E eu, convivo com ela há 4 anos.. ahuah

Pode-se dizer que é gostar de sofrer, mas enfim ainda não comprei um pc novo, então me viro com o que tenho. Antes de adquirir a placa já sabia que a agp 4x da mobo era uma das partes mais instáveis. Já que ao inserir uma placa que não seja ainda mais pré-histórica, a chance dela ter um comportamento estranho era enorme. Nesse comportamento, inclui-se gráficos estranhos, sistema gráfico reiniciando toda hora, computador reiniciando sozinho, travamentos, monitor desligando sozinho, etc...

Comecei os testes recentemente, e vou trazer os resultados aqui. Para que outros encaltos assim como eu, possam aproveitar-se da experiência que estou adquirindo com o problema.

Minha configuração atual é:
PC CHIPS m810 lr
AMD Duron 1.1 Ghz
ram generica 768mb (512+256) não compartilhados
som creative soundblaster pci
gpu agp 8x AMD ATI Radeon 9600 Pro 400 Mhz/256mb/128 bits rodando a agp 2x padrao.
hdd IDE maxtor 160 GB

Nos próximos posts, trago mais info sobre isso..

C ya!

2 comentários:

Anônimo disse...

Companheiro:

Instalei a mesma radeon num pecê com a mesma placa-mãe e o mesmo processador e descobri um fato interessante: essa placa aquece muito, e o dissipador de calor que tem não dá conta. Então, instalei um cooler por dentro na lateral do pc, jogando todo o ar nela. Desapareceram os travamentos, reinicializações e a placa funciona muito bem. Experimentei também o cooler embaixo da placa, fixado na base, e funcionou do mesmo modo, porque não chega ao limite de aquecimento. Espero que para você resolva também. Botei um giga de memória (dois pentes de 512) e o pecê até que está bom, com o Mandriva
2009 gnome instalado e funcionando muito bem.

Heleno

Ramone disse...

Amigo, e qual a sua fonte? eu notei que uma parte dos travamentos vem da minha fonte genérica que não consegue suprir a necessidade da placa de vídeo. A hora que ela mais precisa, o pc fica instável e super aquece a fonte. Mas essa dica foi muito boa, vou testar aqui.. Você está usando há muito tempo, porque fico preocupado com o problema de oxidação dela.

abraçao

Postagens populares