domingo, 15 de março de 2009

Dica: Salvando videos do YouTube

Essa dica aqui é para os usuários do excelente Mozilla Firefox.

A maneira mais simples que eu conheço para salvar um vídeo do youtube, principalmente sem a necessidade de baixá-lo de novo, é usando o próprio cache do navegador. O que acontece é que enquanto você espera o vídeo carregar para assisti-lo, ele esta sendo baixado para a pasta de cache do Firefox (isso acontece em todos os navegadores). O que eu recomendo é simplesmente ao achar um vídeo legal no youtube e quiser salvá-lo, é abrir a pasta de cache. Se voce não sabe o caminho, não tema, abra uma aba, e digite na barra de endereços:

about: cache

Vai abrir uma página contendo o endereço do cache no seu computador e do seu perfil. Basta copiar o endereço.. No Windows algo do tipo c:\Documents and settings... e no linux.. \home alguma coisa...

E colocar na barra de endereço do Explorer. No Windows pressione WinKey (tecla com logo do Windows + r), isso irá abrir a janela executar, aí é só colar o caminho que você acabou de copiar e apertar enter. No Linux, cole na barra de endereço do Konqueror ou Nautilus ou seu gerenciador favorito.

A pasta irá abrir e conterá vários arquivos pequenos. O truque é organizar os arquivos por data de modificação, já que o vídeo está entre os mais recentes, pois você o está vendo. Normalmente os arquivos de vídeos são relativamente maiores do que os outros, enquanto há varios arquivos menores que 150kb, os de vídeo normalmente tem 2mb para cima.

Daí é só copiar os arquivos para outro lugar, antes que eles sejam apagados do cache. Recomendo fazer isso antes de fechar a página do vídeo ao qual você quer salvar. Pois normalmente ao sair da página onde está o vídeo, ele é apagado, daí tu ter de carregá-lo novamente mesmo que volte imediatamente.

Depois de copiado, renomeio para a extensão .flv no final e abra no seu Flv Player favorito, eu recomendo o Media Player Classic. Espere o vídeo carregar totalmente no player do YouTube e depois o copie do cache. Isso é possível para qualquer vídeo do YouTube e até de outros sites de vídeos.

Por que eu considero mais simples do que usar uma extensão por exemplo do tipo VDownloader
ou DownloaderHelper, ou um programa do tipo aTube Catcher? Porque quando você começa a assistir o vídeo ele já é iniciado o download para o seu hd, e nesses outros programas, você teria de reiniciar o download de novo. Antigamente o DownloaderHelper tinha a opçao de salvar do cache, mas não verifiquei se ainda existe nessa versão.

Abraço

Nenhum comentário:

Postagens populares