sábado, 22 de março de 2008

[Importante] Dia Mundial da Água (Parte III) - Economizando água

Apesar de a maior parte do planeta ser coberta de água, menos de 3%
desse volume corresponde água doce. Segundo a ONU cada pessoa necessita
de 110 litros de água por dia para atender suas necessidades de consumo e
higiene. O brasileiro gasta, em média, quase o dobro: aproximadamente
200 litros/dia ou 73 mil litros/ano. Sendo que o americano gasta em média 300 litros/dia.

O relatório anual da ONU estima que em 2050, 45% da população mundial
não terá a quantidade mínima de água necessária para o dia-a-dia,
atualmente já existem mais de um bilhão de pessoas praticamente sem
acesso a água doce.

Economizando


Uso da mangueira durante 15 minutos para lavar a calçada toda semana
desperdiça cerca de 1.700 litros de água em um ano. Mangueira não é vassoura, use a vassoura e um balde com água.

O gasto para lavar um carro com a mangueira durante 20 minutos gera um
gasto de aproximadamente 144 litros de água. Com quatro baldes de dez
litros (dois para ensaboar e dois para enxaguar), é possível uma
lavagem completa e gera uma economia de 104 litros de água.
Em uma cidade com 2 milhões de proprietários de carro, essa economia
chegaria a 208 milhões de litros, quantidade que abasteceria uma cidade
como Florianópolis por quase cinco dias.

Molhar as plantas durante dez minutos gera um consumo que pode chegar a
186 litros. Por isso, troque a mangueira pelo regador. No verão, molhe as plantas logo pela manhã ou à noite, para que a perda de água pela evaporação seja menor. No inverno é possível regar as plantas dia sim, dia não. Com esses cuidados, pode-se economizar 96 litros de água por dia, ou mais de 35 mil litros por ano.

Uma piscina de tamanho médio perde aproximadamente 3785 litros de água devido a evaporação. Volume suficiente para suprir as necessidades de água para beber de uma família de quatro pessoas por um ano e meio. Se você colocar uma cobertura na piscina, a perda de água por evaporação pode ser reduzida em até 90%.

Ao lavar a louça, limpe os restos de comida dos pratos e panelas com esponja. Ensaboe todos os utensílios e só depois abra a torneira para enxaguá-los. Instale torneiras com aerador para diminuir a vazão de água na cozinha, na área de serviço e nos banheiros.

Lavar a louça durante 15 minutos com a torneira aberta gera um gasto de aproximadamente 240 litros de água, se você ensaboar a louça e abrir a torneira apenas para enxaguar, reduzindo o tempo para cinco minutos, vai economizar até 160 litros de água. Caso lave a louça três vezes ao dia, a economia chegará a 480 litros, ou 175 mil litros/ano.

A máquina de lavar louça com capacidade para 44 utensílios e 40 talheres gasta em média 40 litros. Portanto, ligue só quando estiver cheio.

Um banho de ducha (chuveiro a gás) de 15 minutos consome cerca de 243 litros de água, caso a torneira esteja aberta. Se você fechá-lo ao ensaboar e reduzir o tempo do banho para cinco minutos, o gasto cai para 81 litros. Em um ano a economia chegará a 59 mil litros.

Com o chuveiro elétrico, um banho diário de 15 minutos gera o consumo anual de aproximadamente 52,5 mil litros. Se você reduzir o tempo para cinco minutos, a economia é de 35 mil litros/ano. O que daria para suprir necessidade de água para 318 pessoas em um dia.

Se você espera a água esnquentar, deixe um balde embaixo do chuveiro e aproveite a água acumulada para lavar a louça ou quintal. Uma descarga de válvula acionada durante seis segundos gasta cerca de dez litros de água. Usar o vaso como lixeira provoca um gasto maior

ainda. Se a válvula estiver com defeito o gasto pode chegar a 30 litros. Prefira usar o sistema de bacia sanitária com caixa acoplada de acionamento seletivo, que gasta três ou seis litros conforme a necessidade do usuário.

Quando você escova os dentes durante cinco minutos com a torneira não muito aberta você gasta aproximadamente 12 litros de água. Se fechar enquanto escova e enxaguar com um copo de água, pode economizar 11,5 litros.

No tanque com a torneira aberta 15 minutos o gasto de água pode chegar a 279 litros. Já a lavadora de roupas com capacidade de cinco quilos consome 135 litros, por isso lembre-se de usá-la somente com capacidade total. Aproveitar água de enxague para lavar o quintal ou área de serviço.


fonte: uol.com.br

2 comentários:

Anônimo disse...

Legal o blog, valeu por visitar o meu.
Vou pegar umas widgets pra mim!!

Locke disse...

hehe, fique a vontade ;)

Postagens populares