sábado, 22 de março de 2008

[Importante] Dia Mundial da Água (Parte I)

Quanta água há na Terra?

Há um bocado de água na Terra! Algo em torno de 1.260.000.000.000.000.000.000 de litros (quero ver você dizer esse número) de água podem ser encontradas na Terra. Esse volume de água está em um ciclo constante: evapora no oceano, viaja pelo ar, cai no solo como chuva e então volta aos oceanos pelos rios.

Os oceanos são imensos. Cerca de 70% do planeta é coberto por oceanos e a média de profundidade deles é de cerca de mil metros. 98% da água do planeta está nos oceanos, que devido a sua quantidade de sal, não é potável. Cerca de 2% da água do planeta é potável, mas a maior parte (1,6% da água total do planeta) está presa no gelo polar e em geleiras. Outros 0,36% são encontrados no subsolo, em aqüíferos e poços. Apenas cerca de 0,036% do total do suprimento de água do planeta é encontrado em lagos e rios. Ainda é muita água, mas muito pouco se comparado com toda a água existente.

O resto da água do planeta está flutuando no ar na forma de nuvens e vapor d'água, ou dentro do corpo de plantas e animais (65% do seu corpo é composto por água, o que significa que, se pesa 100 kg, 65 deles são água pura). Além disso tudo, ainda há os refrigerantes, leite e sucos de laranja que encontramos nas lojas e nas nossas geladeiras. Deve haver alguns bilhões de litros de água nas prateleiras de todas as lojas do mundo!


fonte: http://ciencia.hsw.uol.com.br/questao157.htm

2 comentários:

Clarissa disse...

Bacana ver o HowStuffWorks [como tudo funciona] por aqui! Sou a Clarissa e atendo o site aqui na Edelman, agência de relações públicas. Cheguei até aqui por uma pesquisa no technorati pra ver algum blog que tenha mencionado o HowStuffWorks. Gostei do blog! Abraços! Clarissa

Locke disse...

obrigado clarissa =)
O HowStuffWorks é daqueles sites que a gente quer que dure para sempre, pois aparenta ter um conteúdo ilimitado e sempre útil =)
Valeu, bjo pra ti

Postagens populares