sábado, 22 de março de 2008

[Importante] Dia Mundial da Água (Parte II)

Dia Mundial da Água


A instituição do Dia Mundial da Água ocorreu no Rio de Janeiro, com a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, mais conhecida como Eco 92. Neste evento foi discutida e aprovada a Agenda 21 - programa a ser colocado em prática, durante o século XXI, pelos governos, instituições da sociedade civil e por instituições multilaterais e nacionais de fomento ao desenvolvimento sócio-econômico; com o apoio da Organização das Nações Unidas - ONU.

Em 22 de dezembro de 1992, a Assembléia Geral da ONU, por meio da Resolução nº 47/193, declarou que no dia 22 de março de cada ano, a partir de 93, seria celebrado o Dia Mundial da Água. A decisão do organismo internacional baseou-se nas recomendações contidas no capítulo 18 da Agenda 21, referentes a recursos hídricos.

Com a instituição do Dia Mundial da Água, os países foram convidados a se dedicar à data, aderir às recomendações da ONU relativas aos recursos hídricos e concretizar atividades apropriadas ao contexto de cada país.


Dia Nacional da Água

Por meio da Lei nº 10.670, de 14 de maio de 2003, o Congresso Nacional instituiu o Dia Nacional da Água, que também passou a ser comemorado no dia 22 de março de cada ano, simultaneamente à data mundial.

Nenhum comentário:

Postagens populares