sexta-feira, 27 de abril de 2007

Linux: Acessando Internet do Ubuntu 7.04 LiveCD

Ola' pessoal,
to acessando o blog de dentro do Ubuntu Feisty Fawn rodando em livecd. Ele e' mais pesado que o Kurumin 7, mas esteticamente e' show, sem falar que ele e' bem simples do ponto de vista do usuario, lembrando muito o comportamento do Windows. Como assim? Estou falando do comportamento de excluir o usua'rio de questo~es menores como saber determinadas configuracoes ou ter de alterar determinados arquivos. Tudo e' grafico, pronto pra usar.

O Ubuntu ainda mantem a mania de nao incluir certos codecs proprietarios o que o impede de ser uma distribuicao pronta para usar. Ele so abre aqueles arquivos livres, que pra dizer a verdade, quase ninguem usa... Nao que eu seja contrario a esse formato livre, acho a ideia muito boa, e ate faco algumas conversoes usando, mas o padrao e' proprietario. Estou falando mais especificamente de videos mpeg e arquivos mp3.

Parece que o tempo de boot do Ubuntu nao mudou muito em relacao a versao anterior, e o sistema carrega normalmente, a diferenca e que nessa versao logo ao iniciar ele ja esta rastreando a procura de interfaces de internet. Como aqui e wireless, ele indicava os pontos de acessos disponiveis. Porem n'ao conseguiu se conectar sozinho. Para que ele se conectasse (eu uso internet via radio), precisei colocar a interface wired wireless em roaming, e configurar a interface wireless com os parametros necessarios, bem como dns. Se o seu provedor utiliza dhcp, talvez ele ja funcione sem essa dica. Senao, vale a pena tentar.
O ruim e que como voce tem de fazer uma configuracao manual para isso, ele acaba nao indicando que voce esta conectando (aquele icone com o nivel de sinal). E voce acaba tendo de descobrir isso sozinho.

Mas o importante e que finalmente o Ubuntu conseguiu habilitar a opcao de internet sem que tivessemos de fazer grandes malabarismos, e muitas vezes sem sucesso, como foi o meu caso na ultima tentativa.

O Ubuntu ja vem com o openoffice.org 2.2. Ele demora mais pra carregar do que o vem na versao anterior, mas deve ser pela evolucao da distro mesmo.
Eu como usuario do Kurumin, notei uma diferenca basica entre as duas distribuicoes. O Kurumin e simples, automatizado, bonito. Mas faz as acoes de forma semi-transparente aos usuarios. Fato positivo quando essa acao resulta em erro, o que facilita na correcao. Ja o Ubuntu trabalha de forma transparente, fato que levou que eu o comparasse com o Windows, que e mestre nesse comportamente, que e ideal para a maioria dos usuarios.

O Ubuntu usa o GNOME, que pessoalmente eu acho capricha mais nas interfaces graficas do que o KDE, sendo assim mais bonito esteticamente. A sensacao quando vi o Ubuntu pela primeira vez, foi a mesma que tive quando vi o XP pela primeira vez, um sistema bonito. Mas como eu ao contrario de muitos, preso mais a eficiencia do que a beleza do sistema, muitas vezes para economizar recursos em pc mais fracos, deixei a interface grafica caprichada de lado e usei aquela aparencia do Windows 2000. No Ubuntu isso parece nao ser possivel, quer dizer, possivel deve ser, mas nao deve ser muito viavel mesmo.

Como ja devem ter percebido nessee post, meu teclado nao foi configurado automaticamente, mas tudo bem, o Ubuntu deu boot automatico e eu nao interferi em nenhuma opcao ate o sistema estar totalmente carregado. Sendo assim, a probabilidade de que isso seja concertado com uma simples selecao de idioma no boot.

Essas sao minhas primeiras impressoes do Feisty Fawn, o novo Ubuntu, o 7.04.
Nao o irei instalar dessa vez, nao tenho espaco no HD para mais sistemas alem dos Windows. Mas para o futuro essa distro pode ser uma opcao. Recomendo a quem quiser experimentar o Linux. Em proximos posts, trago mais impressoes.

Abraco

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, eu tive problema em configurar internet nessa versão do Ubuntu. A minha é wireless tbm.
O Ubuntu só reconhecer minhas placas de rede, mas não a placa wireless. Ela é reconhecida automaticamente pelo kurumin, mas no Ubuntu nao consegui configurá-la.
Eu uso RTL8180.
Sabe explicar o que devo fazer pra resolver isso? Obrigado.

Locke disse...

bom, primeiro acho que vc deve se certificar que ela foi detectada.. senão foi, aí entao, vc deve procurar o driver... eu fiz uma busca no google e achei essa pagina:

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=95879

http://ubuntuforums.org/showthread.php?p=2539572

no primeiro fala de usar drivers, parece que com o ndiswrapper.. e no segundo um truque com essid...

visita o http://www.guiadohardware.net/ com certeza sua duvida vai ser mais bem respondida la.. se ainda precisar de ajuda.. estamos ae..

abraço

Postagens populares