sábado, 25 de novembro de 2006

O que tem me mantido ocupado: MS-Dos 6.22 e Windows 3.11

Olá amigos,
vocês não irão acreditar no que tem me mantido ocupado por esses últimos dias: SISTEMAS OPERACIONAIS! No começo da semana eu estava testando o Kurumin e finalmente consegui entrar em rede com o Windows XP através do VMWare (máquina virtual). O lance foi criar uma conta no XP e logar no Kurumin através dela. Criei pastas e tudo, acessei normalmente. Meu próximo passo é o caminho inverso, mas agora eu já estou ocupado com outra tarefa.

No dia seguinte, comecei a testar uma nova máquina virtual no VMWare, dessa vez configurada para o Windows 3.11. O motivo para esses testes é que eu nunca mexi nessa versão, e pelo tanto que falam dela (mal!) rsrs, eu quero conferir. O fato é que descobri coisas interessantes. A maioria dos usuários mais experientes, na certa conhecem o 3.1 muito bem, mas para mim que comecei em 2000, já no Windows 98, a coisa é diferente.

O Windows 3.1 na realidade é uma interface gráfica para o MS-Dos. Tudo roda no Dos em background. Criei uma máquina virtual com hd de 300 MB, 16 MB de RAM, conectado por Brigde e com disquete e cd. A instalação é normal, contudo é necessário um disco de boot do MS-Dos 6.22, que eu encontrei no site www.bootdisk.com. Depois de montado o disco de boot, eu reinicio a máquina virtual, dou o boot e uso o fdisk para criar a partição, no caso FAT (única suportada pelo Win 3.1), e ativo a partição. Depois de outro boot, uso o Format e formato a única C.

Para instalar o Dos, precisei primeiro encontrar o programa. Procurei no Google até dizer que chega, mas finalmente encontrei as imagens em um site russo. Montei elas através de uma opção das configurações da máquina virtual no VMware Server. E dei outro boot, a instalação iniciou, conforme ela ia pedindo novos discos, eu trocava a imagem que estava montada. Em pouco tempo, o MS-Dos 6.22 estava instalado. E é a versão completa, não aquele prompt que vemos no Windows XP atualmente.

Outro motivo que me levou a querer instalar o 3.1, foi que eu o encontrei em um cd antigo e resolvi testar. Contudo a versão que eu tenho não vem com o setup.exe, e agora? Bom, peguei a ajuda da minha mulinha (eMule) e baixei o MS-Dos 6.22 e o Windows 3.1 juntos! Ainda não consegui testar. O impasse é ter que passar tudo para um disquete antes de usar na máquina virtual, ainda não consegui resolver isso.

Abaixo alguns screens que eu capturei dos testes de hoje. Em um próximo post eu coloco alguns da rede Linux-Win pelo Kurumin. Além de alguns endereços de sites com bons acervos de Dos, e alguns screens que eu capturei de jogos rodando dentro da máquina virtual do DOS.

1-instalação do dos terminada com sucesso


2- site www.bestoldgames.net, com excelente acervo de jogos para Dos


[]'s

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa tarde,
Onde você conseguiu as imagens de instalação do MSDOS? estou tentando fazer algo parecido, mas não consigo as imagens que sejam bootavel

Postagens populares