quarta-feira, 20 de julho de 2011

Google Plus - Entendendo os círculos

Uma das grandes novidades da nova rede social do Google lançada há algumas semanas são os círculos. Os círculos são um novo conceito, mas basicamente funcionam como grupos, onde podemos separar os usuários da nossa lista de amigos. Porém, o funcionamento deles é bem mais simples e intuitivo.

*esse post tem como objetivo apenas mostrar um caminho para alguns usuários que se sintam perdidos no serviço do Google, exatamente por ele não seguir padrões atuais das redes sociais. Tudo está numa linguagem simples e passos considerados comuns para alguns estão detalhados.

Para começo de conversa, quando adicionamos alguém ou somos adicionados, não existe uma solicitação de amizade como acontece na maioria das redes sociais. Qualquer um pode nos adicionar aos seus círculos, já que o Google determinou que todos os perfis do Google Plus serão públicos, ou seja, não é que todo mundo vai ver tudo que colocarmos lá, porém, todo mundo vai saber da existência dos nossos perfis, podendo até mesmo encontrá-lo fazendo uma busca no Google.

Assim como acontece na realidade, onde temos círculos sociais que nós determinamos, como amigos próximos ou familiares, pessoal do trabalho ou chefe, por exemplo. Nos círculos do Google também é possível fazer isso de forma transparente aos outros usuários, assim como acontece na realidade.

Podemos saber se estamos ou não em um círculo de um determinado contato, porém não sabemos exatamente em qual estamos. Com isso, temos a possibilidade de selecionarmos sem dificuldade, com quem queremos compartilhar determinada informação, escolhendo o círculo correspondente. Sem constrangimentos de forma geral.

Algumas características: 

  • O único que sabe quantos e quais sao os círculos, é apenas o dono do perfil
  • Quando adicionamos alguem a um circulo e a pessoa não nos adiciona, temos uma relação semelhante ao que acontece no Twitter, nesse caso nós passamos a seguir a pessoa e ver as informações públicas que ela compartilha.
  • Uma pessoa pode estar em mais de um círculo ao mesmo tempo. 
  • Você pode criar quantos círculos forem necessários.
  • É a base da privacidade do Plus.
Os círculos podem ser acessados clicando-se no quarto botão (da esquerda para direita). Ao clicarmos ali, vamos para a página dos contatos. Na parte de cima, temos vários contatos, que podem ser importados, adicionados ou encontrados com a busca. Na parte inferior temos os círculos.


Por padrão, podemos filtrar os contatos em: Pessoas em seus círculos, Pessoas que adicionaram você e Encontrar + convidar.
Pessoas em seus círculos, como o próprio nome diz, sãs as pessoas que você adicionou. 
Pessoas que adicionaram você, são pessoas que te adicionaram há algum círculo delas.
Encontrar+ convidar, permite ver os emails da base de contatos da Conta do Google, a mesma usada no Gmail e o Orkut. Podemos também, importar contatos de outros serviços.

Para criar um círculo
Arraste um contato para o primeiro círculo (da esquerda para direita)
ou então passe o mouse sobre ele, e será exibida a opção Criar Círculo.
Essa ação irá abrir uma nova tela, no primeiro campo, escolhemos o nome do círculo, ele por padrão já vem com sugestões, basta começar a digitar que aparecerá uma lista com sugestões, assim como acontece na busca do Google.
Abaixo temos a opção adicionar pessoas, clicando nela, aparece um campo para digitarmos o nome ou email da pessoa, também com auto-completar, basta começar a digitar que o Plus já exibirá uma lista com sugestões.
Podemos também, apenas criar um círculo vazio para adicionarmos pessoas posteriormente, para isso basta dar um nome ao círculo no primeiro campo e clicar em Criar círculo vazio.

Os círculos ficam abaixo, são círculos azuis. O número no centro deles determina quantas pessoas existem em cada um deles. Clicando sobre um círculo, abre-se uma tela, onde vemos os usuários que fazem parte desse círculo, podemos efetuar uma busca por usuários no círculo, útil para quem tem muitas pessoas em um determinado círculo.  Além de podermos classificar os resultados.

Abaixo podemos clicar para ver o Stream do círculo. Um stream basicamente é um feed com todas as atualizações dos usuários de um determinado círculo. Clicando na opção Ver círculo na guia, abriremos o círculo para tela cheia, o que nos permitirá adicionar e retirar pessoas do círculo apenas arrastando para dentro e fora do círculo.

 

 Convidando alguém para o Google+

 Podemos convidar alguém para o Google mais, arrastando os contatos para um círculo. Em baixo, aparecerá uma barra preta, com um botão verde, indicando quais dos contatos adicionados não possuem o plus e se você deseja convidá-los.

Podemos adicionar também, clicando sobre um email ou nome de usuário duas vezes, o que abrirá uma tela, bastando clicar em convidar e marcar um círculo para o usuário.

No próximo post, comentarei sobre Streams.
C'ya


3 comentários:

Augusto Namitala disse...

No início até pensei que fosse a mesma coisa dos Grupos do Orkut. Mas foram bem alem.
Muito bem elaborado os Círculos.

Augusto Namitala disse...

No início até pensei que fosse a mesma coisa dos Grupos do Orkut. Mas foram bem alem.
Muito bem elaborado os Círculos.

Ramone disse...

Concordo.

Postagens populares