quarta-feira, 20 de julho de 2011

Google Toolbar para Firefox nao sera mais atualizada

Com o fim, somente as versões até Firefox 4 serão suportadas
A equipe de desenvolvimento da Google Toolbar, um dos complementos mais comuns em browsers há anos, não será mais desenvolvida. O motivo alegado é que muitas das características e recursos adicionados pela barra de ferramentas do Google, já estão embutidos no navegador Firefox.

Pessoalmente, eu concordo com a afirmação, eu mesmo, já parei de usar a barra de tarefas do Google no Firefox há tempos, até a escondia para liberar uma tela maior. Muitos dos recursos dela exatamente como citado pelo desenvolvedores o Firefox incorporou.

Um pouco de história
As popups eram as grandes vilãs da web
alguns anos atrás
O grande impulso no uso das Toolbars, que iniciou com o Google e depois foi copiado por Microsoft e Yahoo! por exemplo, foram as popups. Nos tempos do Internet Explorer 6, alguns anos atrás. Navegar na web sem um bloqueador de popups ativo no navegador era um suplício, pois apareciam mais e mais janelas com propagandas de tudo quanto é tipo. Com o tempo os desenvolvedores dos navegadores, até do IE, que após anos parado na versão 6, recebeu a versão 7 já com esse recurso embutido.

Campo de busca foi incorporado aos
navegadores
Outro recurso que levava ao uso da barra era poder acessar o Google diretamente sem ter de entrar no site do buscador, pórém esse recurso também foi incorporado por todos os navegadores (em geral é um campo do lado direito da barra de endereços do navegador que pode ser acessado comumente pressionando ctrl+k), alguns como o Google Chrome nem mesmo o possuem, já que as buscas podem ser feitas diretamente da barra de endereços. Os recursos que não estiverem disponíveis built-in no navegador, mas poderão ser usados com extensões de terceiros.


Nenhum comentário:

Postagens populares