domingo, 17 de julho de 2011

Nova Aparencia do Blogger

Sem alarde, o Google atualizou o layout do Blogger. A aparência da rede de criação de blogs que já tinha sido remodelada com o uso do draft (rascunho) que implementava novos recursos ao serviço. Agora ganhou novas formas, pessoalmente, considerei a mudança excelente e direi o porquê.

O novo design do Blogger que eu descobri por acaso ao verificar quais serviços do Google já haviam sido atualizados para o design do Plus. Não é exatamente semelhante ao Plus, que tem um tendência mais preto, vermelho e branco. Porém é igualmente simples e intuitivo. Aliás, o lado intuitivo da interface foi muito bem pensado nessa nova versão do Blogger.

Fig1. - Nova aparência do Blogger é simples e intuitiva


Criar um novo blog ficou muito mais simples, basta um clique, escolhe um nome, um layout entre os modelos prontos e "voila". 
Fig2 - Criar um novo blog ficou muito simples





















Controlar e editar os posts também ficou muito mais simples. O Design Clean ou seja limpo, faz com que todas as ferramentas sejam facilmente acessadas. Permite controlar comentários, numero de acessos aos posts, filtrar os posts, procurar, criar um novo.

Fig3 - Facilidade no controle das postagens

Nova página de edição está mais rápida, intuitiva e simples de usar. Uma olhada por alto e encontramos acesso a todas as ferramentas necessárias. A antiga versão era lenta e não muito prática, essa nova veio revigorada.
Na parte superior podemos escolher o título da postagem, logo abaixo temos as ferramentas de edição, bem como a opção entre ver a página de forma similar ao Word ou ver o código HTML que corre embaixo dela.
Ponto negativo: o único ponto negativo que eu encontrei até agora, foi o fato da barra de rolagem do texto ser inexistente. Conforme vamos adicionando conteúdo, a barra de rolagem simplesmente não aparece e temos de rolar usando o mouse ou as setas do teclado.
ATUALIZAÇÃO 21/07/2011 - Utilizando o Firefox 5 a barra de rolagem é exibida internamente, agora ficou show!

Fig4 - Interface ficou simples, rápida e intuitiva

Fig5 - Configurações de postagem tem fácil acesso com o meu a direita da folha

Fig6 - Ferramenta de Geolocalização tem fácil acesso e uso

Concluindo
De forma geral, o novo design do Blogger me agradou muito. Tornou a edição mais rápida, intuitiva, simples mesmo. A aparência menos poluída nos permite achar o que procuramos com facilidade, bem como controlarmos o conteúdo do blog e o que está atraindo atenção dos visitantes. Não sei se esse layout está disponível para todos, mas se para você não está, experimente habilitar a opção draft ou rascunho.

C'ya





Nenhum comentário:

Postagens populares