domingo, 13 de novembro de 2011

Novidades: Firefox 8 e Google Chrome

Novidades no Firefox
Firefox se mantém na briga pela liderança do mercado de navegadores
Dia 8 de Novembro foi lançada a versão 8 do navegador, ela automaticamente substuirá as versões 7 em todos os computadores que a utilizam. As novidades são poucas mas já podiam ser acompanhadas por quem usava a versão beta. Agora temos mais segurança no uso de complementos e um design um pouco mais apurado favorecendo o agrupamento de abas, entre outros.

As outras versões também foram atualizadas, como o Firefox trabalha com várias frentes por vez, com a promoção da versão 8, a versão estável, a versão 9 que era alpha (e estava no canal aurora), foi promovida a versão beta, e a versão 10 alpha (que estava no canal nightly) foi promovida a versão aurora, enquanto no canal nightly já surgiu os primeiros rabiscos da versão 11 alpha.

Breve explicação: no mercado de desenvolvimento de software normalmente os ciclos são alpha (a versão mais crua e cheia de bugs possível, altamente instável), beta (uma versão mais madura, pronta pra testes, mas com alguns erros), release candidate (versão quase pronta para lançamento, está apenas recebendo alguns retoques), e final (versão estável, mais testada e por isso mais confiável).

Dependendo, as fases tem vários sub-releases, até que se elevem para passarem para a próxima classe. Mesmo depois de alcançarem a versão final, as vezes é necessário a atualização por algo com versão final x.01..x.02..x.0n... Esse modelo porém, foi abandonado pelo Firefox, caso seja necessária uma atualização dessas, normalmente a Mozilla já libera a versão seguinte.

Quem acompanha os testes, vê que não há muitas diferenças entre as versões, apenas o quesito estabilidade vária muito e no geral, a Mozilla trabalha com dois ou tres novos recursos importantes por versão.

O Firefox decidiu se tornar mais agressivo em suas atualizações após a estagnação no crescimento de browser share e diante do crescimento acelerado do Google Chrome que tem ciclos curtos de atualização e quase imperceptíveis. O Google Chrome tem duas versões: a estável e a Canary, esta ultima já se encontra na versão 17.

Links:

C'ya

Nenhum comentário:

Postagens populares