domingo, 9 de outubro de 2011

Conhecendo o Linux Educacional 4.0

Conhecendo o Linux educacional



Estou testando o Linux Educacional, mas o que é Linux Educacional? Abaixo uma breve explicação da Wikipédia:
Linux Educacional é uma distribuição Linux desenvolvida pelo Centro de Experimentação em Tecnologia Educacional (CETE) do Ministério da Educação (MEC). Para a versão 4.0, o MEC realizou um convênio com o Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL), que é um grupo de pesquisa do Departamento de Informática da Universidade Federal do Paraná (UFPR),
Eu estou testando em uma máquina virtual (VirtualBox) a versão 4.0 do LE. Este é baseado no Kubuntu 10.04, para quem não sabe o Kubuntu é a distribuição do Ubuntu que vem com o gerenciador gráfico do KDE por padrão.

Como navegador padrão temos o Mozilla Firefox 3.6.16, que logo é automaticamente atualizado para 3.6.23 se você tiver acesso a internet. Além do Firefox temos o Konqueror, que é o mesmo gerenciador de pastas usado no Kde, só que no caso dessa versão ele usa o Dolphin. E temos também o aMSN para quem quiser se conectar ao comunicador instantâneo mais usado do mundo.

Entre as ferramentas de escritório, temos a suíte livre BrOffice.org, com o Base (Access), Calc (Excel), Writer (Word), Draw (CorelDraw), Impress (Powerpoint), Okular (Adobe Reader), Planner (Project), Xournal (OneNote).



Para manipulação de imagens temos o completo GIMP, para desenhos vetoriais temos o Inkscape; o digicam para gerenciamento de fotos; o muan para criação de animações; Gwenview para visualização de imagens; Ksnapshot para captura de tela; KolourPaint a versão do Paint do Windows para o KDE e um editor de PDF (criação de formatos de arquivo que podem ser exibidos da mesma independentes do computador).


Ele já vem com o Wine instalado e configurado para instalações básicas de programas Windows no Linux.


Vem com o Kalavaro e o Ktouch duas ferramentas para melhoria da técnica de digitação, além do Xsane para quem necessitar do uso de scanners.


Entre as ferramentas de mídia, as opções são bem completas: 3 editores de vídeo: Avidemux, Kdenlive e Kino; além do editor de áudio Audacity; dos players de música Amarok e de vídeo VCL Player, além de programa para uso de TV em pcs com placa de TV. Possui também o Acid Rip para ripagem de DVD, K3b para gravação de cds, dvds (Nero) e o Multimedia converter (Um conversor de mídias).



Para quem quiser saber mais, o MEC está com um site ativo com um mini-curso de Linux Educacional.


Continua...

Um comentário:

charles Santana disse...

Parabéns pelo seu seu post , vou citar ele em meu blog, meu blog fala só sobre linux educacional se quiser visitar :
prof-charles-santana.blogspot.com

Postagens populares