Com as aquisições das maiores fornecedoras de Disco rígido do Mercado, um novo e interessante panorama aparece.
Desde a aquisição da Maxtor pela Seagate, o mundo não via uma reviravolta tão grande entre os fabricantes de disco rígido. Com a crise que assolou a Tailândia esse ano, o fornecimento de HDs foi prejudicado para o mundo todo, por um prazo mínimo de 1 ano, que é o tempo que as fabricantes acreditam, que irão levar para contornar essa situação e voltar a fabricar a quantidade habitual de discos rígidos.
Atualmente, com a escassez no mercado, de discos rígidos, os preços que antes eram extremamente convidativos, agora dispararam, influenciando as decisões de compras dos usuários. O aumento é alguns casos ultrapassa 300%.
Em março desse ano, a japonesa Hitachi vendeu sua divisão de armazenamento de dados para a americana Western Digital pela bagatela de 4.3 bilhões de dólares. Agora, em dezembro, o acordo iniciado em abril entre Seagate, e pasmem, Samsung, também saiu. Com o acordo efetuado por 1.4 bilhão de dólares, a Seagate assume o controle da divisão de discos rígidos da Samsung, que passará a utilizar equipamentos Seagate em seus produtos, enquanto a Seagate utilizará, a tecnologia flash da Samsung em produtos híbridos da marca.
Com o acordo a Seagate, expandirá sua atuação na China e sudeste asiático, Brasil, Alemanha e Rússia. E a Samsung passará a ter 9.6 % de ações da Seagate. Segundo as empresas a mudança não será brusca e a Seagate continuará vendendo discos rígidos com a marca Samsung por até 12 meses.
Antes tinhamos Maxtor, Seagate, Samsung, Hitachi e Western Digital na liderança do seguimento, agora temos apenas Seagate e Western Digital, já que Maxtor e Samsung foram assimiladas pela primeira e a Hitachi pela segunda. Normalmente com o decréscimo da concorrência há aumento dos preços, diminuição dos investimentos em pesquisa, mas talvez, não seja o caso, e o fortalecimento e ambas, culmine numa disputa acirrada entre elas. Vamos ver no que dá.
C'ya
Nenhum comentário:
Postar um comentário